O mercado B2B normalmente realiza feiras de negócios, conferências com usuários e muitas outras ferramentas para estreitar os laços entre o lado produtor e o consumidor. 

Por sua vez, o marketing em eventos B2B foi, entre todas as iniciativas em canais de vendas, o terceiro em termos de eficácia e engajamento e o primeiro quanto às conversões, conforme um estudo da Demand Gen Report de 2020. 

Todo esse desempenho é fruto inúmeras atividades presenciais e de networking. Contudo, a ocorrência da pandemia mudou este cenário tão favorável e adiantou uma tendência de migração para o ambiente digital

Agora a dúvida que resta é: como conseguir reproduzir o sucesso de um encontro presencial em um formato online? Se você precisa de novas estratégias para alavancar um evento online, continue a leitura e aprenda como melhorar o seu desempenho!

Como gerar engajamento com consumidores em eventos online B2B?

Existem 10 pontos essenciais que devem ser observados para construir e fomentar um relacionamento com os consumidores em eventos virtuais B2B. Eles são subdivididos em três grupos de ações que veremos a seguir.

Seja atraente em sua comunicação

Construir um diálogo focado nas dores do seu público-alvo e oferecer soluções por meio de conteúdo relevante pode levar as pessoas a depositarem parte de seu tempo para lhe ouvir. Por isso, aproveite essa oportunidade.

Ofereça eventos ao vivo e sob demanda

A transmissão de um evento ao vivo faz com que os participantes fiquem com a sensação de que estão fisicamente presentes com quem se apresenta. 

Assim, quando o evento se propõe a atender alguma demanda específica, o cliente se sente valorizado frente à empresa, que, desse modo, começa a construir um relacionamento com sua audiência. 

Crie um pocket evento gratuito

Criar um ambiente de entusiasmo e interação com o público antes de um grande evento B2B pode gerar bons frutos. 

Por exemplo, se pretende realizar uma live no Youtube, pode-se criar algumas chamadas para seus seguidores no Instagram. Isso aumenta o engajamento com as pessoas que possuem interesse no assunto e atrai mais participantes para o evento principal. 

Transmita os valores de sua marca por meio de um site

Quando se produz um evento B2B de qualidade, é natural que os espectadores se envolvam com a marca. Após isso, eles optam por conhecer um pouco mais sobre a empresa. 

Os motores de busca online são o principal meio de pesquisa. Logo, um site que sintetize todos os valores da marca, as soluções oferecidas e que seja um canal de comunicação eficiente faz com que o relacionamento com um cliente potencial tenha continuidade. 

Ofereça produtos inovadores

A diferenciação é o que permite a você cobrar acima da média em um determinado mercado. Isso não se refere apenas a produtos distintos. Um bom atendimento, por exemplo, é um importante ponto para se destacar frente à concorrência. 

Uma entrega com maior eficiência também é um meio de se sobressair. Não é preciso realizar uma grande criação para chamar a atenção em seu mercado. Portanto, apenas observe os pontos fortes de seu negócio e os torne muito melhores do que a concorrência. 

Compartilhe os melhores momentos nas redes sociais

Disponibilizar nas redes sociais os melhores momentos de seu evento permite aos que estavam presentes recapitular e revisar as informações. Ao mesmo tempo, quem não esteve presente pode ter a oportunidade de ver os pontos principais que foram abordados.

Além disso, deve-se sugerir o compartilhamento desse material nas mídias sociais para aumentar a prospecção e ampliar as chances de conversão. A produção de conteúdo deve ser orientada para esse fim, por intermédio de infográficos, textos e outras mídias digitais.

Saiba como gerar demanda para eventos B2B virtuais

Agora é importante focar nos canais de comunicação mais eficazes para sua audiência. Se sua empresa trabalha com um público mais jovem, você não fará anúncios de rádio para chegar a seus clientes.

Extrapolando essa lógica para a prática do seu negócio, não se deve atuar de modo fraco e disperso em redes sociais. Logo, escolha apenas uma delas. Foque na que melhor se adequa ao seu público, e se dedique a produzir conteúdo para esse canal de comunicação. 

Movimente suas redes sociais

A interação antes, durante e depois de qualquer evento faz com que seu conteúdo atinja um número maior de pessoas, clientes conheçam novos produtos e a marca ganhe mais credibilidade e engajamento. 

Dentro da estratégia de mensuração, avaliar a eficácia do assunto é imprescindível. Verificar quais temas possuem melhor desempenho durante o evento indica qual a aposta ideal para uma mídia paga, por exemplo, atingir públicos semelhantes. 

Aposte em parcerias com produtos complementares aos seus

Essa estratégia de marketing cruzado já se provou excelente para impulsionar a participação de grandes compradores B2B. Uma alternativa para a redução de custos é combinar os esforços entre diferentes grupos de negócios. 

Para o caso de empresas que possuem uma série de produtos, essas ações podem ampliar o interesse do público-alvo na diversidade de soluções disponíveis. 

Ofereça cadastro simples e antecipado

Sabia que a mudança para registro de e-mails com um clique em eventos virtuais pode gerar resultados até 50% melhores? Parte do processo de atrair novos clientes é simplificar ao máximo a sua experiência, desde a inscrição para um evento até a finalização de alguma compra.

Outro ponto importante é quanto ao incentivo de inscrições antecipadas, cabendo inclusive a possibilidade de oferecer descontos para esses casos. Isso pode ajudar a controlar a projeção da audiência, estabelecer um público mínimo esperado e definir as estratégias de marketing para quem ainda não se inscreveu.

Aprenda como criar experiências diferenciadas

Para construir uma boa relação com seu público, é importante tomar alguns cuidados. Alguns deles são: estabelecer um tom de voz adequado, fazer ofertas honestas, além de disponibilizar conteúdo relevante.

Crie eventos modulares

Ao invés de mover os eventos B2B presenciais para o digital, considere as sessões individuais como opção e elemento importante. 

Elas podem ser combinadas a outros formatos para atingir objetivos específicos, oferecendo trilhas modulares de eventos, como:

  • Mesas redondas;
  • Assuntos verticais;
  • Treinamentos de capacitação, que podem ser reutilizados com várias configurações e múltiplos usos. 

Ofereça experiências táteis aos consumidores

Uma grande ideia para otimizar a vivência da sua audiência é enviar kits de conferências com brindes, lanches, receitas de coquetéis, entre outros presentes. Esse ponto de contato com os convidados pode gerar novas oportunidades de negócios

Por exemplo, se sua empresa produz algum bem de consumo, é válido enviar amostras desse material para os participantes.

Como monetizar eventos B2B?

 Além dos ganhos de networking e de visibilidade para a sua marcaque esse tipo de encontro oferece, também é possível monetizar com venda de tickets, vendas para a base de leads de participantes, espaço para patrocinadores, co realizações, carrinho de compras do evento, venda de info produtos, sobreposições de marca, entre diversos outros. Muitos eventos virtuais B2B são ofertados de modo gratuito ou com desconto. Para cobrar por uma experiência online, você precisa fazer valer a pena para o seu público. Mas graças à transformação digital isso é mais do que possível.

Ao aplicar todas, ou, até mesmo, algumas das estratégias descritas anteriormente, os profissionais de marketing de eventos B2B podem se aprimorar para a construção de encontros virtuais e determinar quais os mecanismos mais eficientes

O uso dos insights ajudará você a alcançar maior economia e engajamento, mesmo num ambiente fora do contexto da pandemia. 

Gostou deste artigo sobre estratégias para eventos B2B? Então se aprofunde mais no assunto!

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Evolução dos CMOs e como se adaptar a era da transformação digital?
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 4 aprendizados sobre eventos corporativos online na pandemia
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]