Os eventos online durante a pandemia se tornaram comuns. De um dia para o outro, qualquer profissional que estava acostumado a trabalhar com esse tipo de serviço, precisou se reinventar

Evidentemente, esse é um grande desafio, especialmente considerando a importância dos eventos corporativos.

São nesses eventos que os profissionais conseguem agregar mais conhecimento, além de todo o networking feito ao encontrar profissionais e o entretenimento. Portanto, o desafio é fazer isso de forma online, promovendo todos os benefícios acima com o máximo possível de segurança.

Então, se você também tem esse objetivo, continue lendo o post. Entenda 4 aprendizados de grandes players do mercado sobre eventos online durante a pandemia.

Os aprendizados sobre eventos online durante a pandemia

Para muitos profissionais, os eventos corporativos são esperados durante todo o ano. Como mencionado acima, eles oferecem conhecimento, networking e entretenimento. 

Para as empresas, o grande desafio é trazer essa experiência para o ambiente online, da forma mais autêntica possível. Se esse também é o seu caso, continue acompanhando e confira 4 aprendizados sobre eventos online durante a pandemia!

1. Oportunidade de inovação

Sempre existe uma relação de dualidade com os momentos de crise. É claro que eles apresentam desafios, mas também uma oportunidade de inovar. A TM1 aprendeu isso e aplicou no seu modelo de negócios. Assim como grande parte das organizações, o business da empresa mudou da noite para o dia.

Por isso, a oportunidade de trazer eventos online durante a pandemia resultou na entrega de conteúdo de qualidade e resultados muito positivos. Hoje, a empresa conseguiu novos clientes e, no futuro, poderá oferecer dois produtos diferentes quando os eventos presenciais voltarem.

Mais um exemplo de inovação nesse cenário é o alcance do evento. A ideia é trazer pessoas do Brasil inteiro para participar dos eventos, com conteúdos e contato diário. 

Por isso, a primeira e maior lição é: mesmo durante uma crise existe espaço para inovar.

Eventos online durante a pandemia são, naturalmente, cercados de tecnologia. Afinal, sem ela eles não são possíveis. Portanto, é crucial escolher muito bem a plataforma usada. O que não faltam são opções para isso, logo, você precisa exercer um critério que faça sentido para o seu público.

Dependendo do tamanho do evento, pode ser que a plataforma não seja capaz de suportar o número de participantes. O resultado pode ser uma péssima experiência. Portanto, especialmente se você não tem o costume de fazer eventos online, é preciso avaliar a infraestrutura.

2. Eventos online demandam estratégias diferenciadas

Também é importante pensar em como inovar. Afinal, os eventos online durante a pandemia trazem uma experiência bem diferente, especialmente em relação ao contexto. Logo, as estratégias também precisam ser diferentes. 

A vantagem é que os eventos corporativos geralmente têm um objetivo muito claro. Seja branding, desafiar o mercado ou gerar leads. Assim, os objetivos devem andar em conjunto com a nova estratégia, de modo que o evento seja benéfico para a empresa.

Outro grande desafio é manter a atenção dos participantes. O ambiente online é, naturalmente, mais propenso à dispersão. A ideia foi trazer um conteúdo bem prático e direto. 

Assim, é possível se conectar rapidamente com a audiência e atrair sua atenção. O framework adotado pela empresa foi começar com uma mensagem motivacional, seguido de cases e tudo que acontece no dia a dia do mercado.

3. O futuro da curadoria para eventos

Quem trabalha com eventos sabe que a curadoria não acontece de uma hora para outra. Contudo, em um momento como o atual, é preciso ter ainda mais cuidado e sensibilidade nos conteúdos trazidos. 

Como sempre, o primeiro passo é atuar de acordo com a estratégia e o objetivo do evento. Só aí você pode pensar no palestrante que mais agrega valor.

Uma dica importantíssima percebida pelos profissionais da TM1 é a necessidade de entender como escolher o perfil do profissional para o meio em questão. O palestrante pode ser incrível no palco, mas tem uma certa dificuldade em lidar com o online. Afinal, não é todo mundo que está acostumado. 

O problema é que isso pode gerar um grande impacto na experiência do público. Esse fator afeta a fluidez e preparação do evento.

4. Garantindo o networking e a geração de negócios

Um dos maiores desafios dos eventos online durante a pandemia é o estímulo ao networking e a geração de resultados. Afinal, no evento presencial isso é relativamente simples. Porém, os líderes da Resultados Digitais acreditam que o oposto é verdade. Para eles, o ambiente online apresenta ainda mais oportunidades.

Primeiramente, o alcance do evento online é exponencialmente maior do que o presencial. Além disso, ele naturalmente também traz mais informações em relação aos participantes, usando as redes sociais, por exemplo. 

Em um evento online, é preciso entender onde o público está, com quem ele quer se conectar, quais são seus problemas e encontrar as respostas para todas essas perguntas.

Outra vantagem é a longevidade do evento. No online, é possível realizar ações pré, pós e durante as atividades. Isso significa que é preciso pensar na cadeia de produção do evento de forma um pouco diferente. Se o objetivo da ação é gerar negócios, isso deve ser garantido desde o planejamento até a execução.

A importância de analisar o público do evento

Enquanto os 4 aprendizados acima são extremamente valiosos, nenhum deles é uma receita de bolo. Cada evento tem o seu formato, objetivos e público únicos. Portanto, uma quinta dica é analisar muito bem o público-alvo do evento para aprender o que é importante para eles.

Uma forma de fazer isso são com as pesquisas. Buscar saber o que é importante para o público, o que está faltando e o que ele espera. A partir daí, os organizadores podem recolher ideias e insights que façam sentido de acordo com a estratégia. 

Dificilmente os líderes pensam nisso de forma isolada, permitindo tomar ações relevantes, não somente em relação ao momento mas também às pessoas.

O pessoal da Resultados Digitais investe bastante tempo e recurso em benchmark e pesquisa. É uma forma não somente de aprender, mas também de se relacionar com o público e com pessoas envolvidas diretamente nos eventos. 

No futuro, seja ele totalmente online, totalmente físico ou híbrido, é esse aprendizado e pensamento que permite estar na melhor posição. Ou seja, a transformação digital em eventos chegou de vez!

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Eventos online B2B: conheça os ganhos para uma estratégia de crescimento
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Como aumentar o engajamento dos colaboradores em um treinamento online
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]