Precisamos falar sobre os impactos do Blockchain no Marketing!

Entenda os reais impactos do Blockchain no Marketing, assim como seus benefícios

Você com certeza já ouviu falar de Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas, afinal elas são um dos assuntos mais falados da atualidade. Porém, a utilização do Blockchain não é feita apenas no universo da criptocorrência: ele também pode ser utilizado no marketing!

O blockchain, tecnologia por trás dessas moedas, possui uma infinidade de utilidades: ele expandiu as formas de coleta, análise e apresentação de dados, além de ter impactado positivamente a relação de confiança entre as empresas e clientes. Fora isso, também mudou a forma como muitos gestores tomam suas decisões.

Mas você sabe quais foram as alterações no marketing causadas por essa inovação e como utilizá-las a seu favor?

Os impactos do Blockchain no marketing

Atualmente, através do Big Data, as companhias estão coletando mais dados do que nunca. Elas obtêm informações de seus sites e páginas das redes sociais, bem como acumulam dados pessoais sobre seus consumidores e o comportamento deles na internet.

Essa inovação concede várias vantagens para as organizações. Os benefícios são conhecidos como os quatro V’s do Big Data:

  • volume: melhoria na tomada de decisões em vários aspectos;
  • velocidade: tratamento de dados mais ágil;
  • variedade: inclusão de inúmeras mídias, como imagens, textos e vídeos;
  • veracidade: confiabilidade dos dados.

Entretanto, o aspecto “veracidade” não é completamente garantido. Nos últimos anos, uma das maiores dores de cabeça dos empreendedores, quando se trata de publicidade e marketing, é a falta de transparência em relação ao retorno sobre investimento em anúncios.

Cerca de 79% dos operadores de anúncios — aqueles que investem em publicidade paga — se preocupam com o nível de transparência em Mídia Programática (comumente conhecida como programmatic advertising), mas apenas 14% afirmam que sabem se seus investimentos alcançaram os seus clientes.

Além disso, 90% desses indivíduos estão revendo seus contratos em busca de mais transparência e controle sobre seus anúncios pagos.

Eis que o Blockchain surge como uma solução para o problema apresentado. Essa tecnologia garante maior confiabilidade à análise e confirmação de dados, tornando-a íntegra e transparente, já que as informações se tornam “blocos” (dentro do Blockchain) que nunca poderão ser alterados.

Ou seja, as informações se tornam concretas e transparentes, sem o perigo de serem alteradas ou mesmo se perderem no meio de tantas outras.

Outros problemas também são solucionados com a inovação, que explicaremos nos tópicos seguintes.

Benefícios do Blockchain para o Marketing

As vantagens se resumem no maior controle sobre as ações de marketing, permitindo que sejam desenvolvidas soluções tanto para aumentar a confiabilidade quanto para angariar novos consumidores.

Problemas de privacidade podem ser resolvidos

O Blockchain poderá conceder aos usuários mais controle sobre as suas informações, sendo possível optar por quantos dados eles desejam revelar à companhia. Esse é um importante fator para melhorar a relação entre consumidores e empresas.

A descentralização removerá intermediários

Startups de marketing e publicidade que utilizam Blockchain estão ganhando cada vez mais popularidade. Isso ocorre devido ao fato de que a tecnologia retira a necessidade de ter um intermediário (servidor) que opere as mídias utilizadas.

Um dos ponto-chave do Blockchain é a sua descentralização, isso significa que não há um servidor que controla todos os dados da rede. As informações são mantidas e compartilhadas entre os usuários, o que garante maior segurança, transparência e economia para todos os envolvidos.

Marketing se tornará mais transparente

Profissionais de marketing adoram estudar seus casos, coletar informações, analisá-las, separá-las e aproveitar cada detalhe extraído. Afinal, tudo pode ser utilizado a favor da empresa.

Porém, o que eles também querem saber é o quanto desse trabalho e investimento alcançou os consumidores e qual foi o retorno obtido. Como os dados dos Blockchain estarão armazenados e acessíveis (não há necessidade de um intermediário) se torna perfeitamente viável estudar a veracidade dos resultados.

A transparência é ampliada, e você será capaz de extrair todos os dados que quiser. Portanto, é viável renegociar contratos e exigir acesso aos dados.

Desafios do Blockchain

Os entraves e desafios surgidos em razão da popularidade do Blockchain e das criptomoedas, basicamente, se resumem ao aumento do número de anúncios maliciosos. Várias iniciativas de criptomoedas são puramente fraudes, configurando esquemas para conseguir dinheiro de investidores.

Outro problema é a existência de vários indivíduos de má-fé que aproveitam da falta de informação dos usuários e disponibilizam servidores para minerar moedas digitais, porém apenas utilizam o poder de processamento dos visitantes para gerar as moedas para eles mesmos.

Trata-se de um campo que requer mais conhecimento, porém, também é uma oportunidade para ganhar a confiança de seus clientes. Os empreendedores que desenvolverem novos métodos de segurança adquirirão a confiança do público e se destacarão no mercado.

Oportunidades do Blockchain para o Marketing

Como se trata de uma tecnologia inovadora, dificilmente será possível extrair seu potencial em um primeiro momento. Portanto, é necessário realizar experimentos, ajustes, novas programações e buscar ainda mais inovações.

Esse potencial pode ser alcançado rapidamente ou demorar vários anos. Trata-se de uma oportunidade genuína: aqueles que conseguirem inovar em um mercado já inovador, fatalmente se tornarão referência.

Indústria contra fraudes crescerá

Publicidade online pode ser bastante complicada quando se trata de receber exatamente aquilo pelo que você pagou. No entanto, o Blockchain consegue evidenciar esses dados. Ao utilizar essa ferramenta, a quantidade de projetos contra fraudes crescerá exponencialmente.

A tecnologia permite que o gestor saiba como e onde o anúncio está operando, portanto, pode ser usada para impedir bots fraudulentos ou suspeitos que subtraiam indevidamente o investimento das empresas.

Forma de entrega e relatórios

No ano de 2017, um conteúdo em vídeo foi entregue utilizando o Blockchain. A rede funciona de uma forma bastante diferente do comum. Nela, os dados são enviados e podem ser monitorados livremente em tempo real.

Dessa forma, os relatórios obtidos sobre a publicidade também são diferenciados, porém de maneira positiva. É possível, facilmente, verificar se o conteúdo foi recebido ou acessado, por exemplo.

Permite conexões personalizadas

Devido à forma de compartilhamento de dados, toda a publicidade e histórico sobre os produtos estarão disponíveis na rede. Isso significa que os consumidores terão acesso a esses dados.

Entretanto, não é viável bombardear o público com todas essas informações, uma vez que será possível personalizar os conteúdos para cada indivíduo. Isso fará com que as marcas alcancem um nível de intimidade com os consumidores que é inimaginável hoje. As conexões personalizadas permitirão experiências únicas para cada cliente.

A implementação do Blockchain no marketing traz várias inovações benéficas, como também cria oportunidades que podem garantir o destaque de sua marca no mercado.

Agora, você sabe exatamente como funciona essa tecnologia? Entenda aqui, desde o início, o que é Blockchain e como ele funciona!

CEO na upLexis

Engenheiro de software formado pela POLI-USP com pós em Administração pela FGV-SP. É Sócio e CEO da upLexis Tecnologia com perfil empreendedor, visionário, responsável pela definição e execução estratégica da empresa, investimentos e inovações em produtos e serviços, e estudioso do tema Big Data, Inteligência Artificial e Data Driven Companies.