Utilizar a tecnologia de forma inteligente pode fazer com que sua empresa garanta seu espaço no mercado, se destacando perante os concorrentes e até mesmo se tornando líder no segmento. E conhecer alguns exemplos de aplicações Big Data pode fazer com que você perceba os segredos para o sucesso empresarial.

O Big Data funciona como uma bússola para que os administradores tomem a decisão correta sobre o rumo que sua empresa deve tomar. Ela aumenta a eficiência e agiliza o desenvolvimento de entidades de qualquer ramo e tamanho.

Se você duvida do potencial dessa tecnologia, traremos 12 exemplos de sua aplicabilidade em diferentes departamentos, ramos de negócios e até em pequenas empresas. Confira:

Exemplos de aplicações Big Data no RH

O propósito do Big Data no setor de recursos humanos é substituir presunções com certezas, maximizando a taxa de sucesso nas contratações.

Apesar desse departamento ser bastante subjetivo, computadores de ponta conseguem analisar e processar uma grande variedade de informações de forma muito mais precisa que o ser humano. A partir disso, ele consegue garantir os seguintes benefícios:

01. Reduzir más contratações

Mesmo com o apoio dos melhores profissionais da área, é possível que sejam contratados funcionários que não se encaixem no perfil da companhia. Além disso, ocorrem prejuízos nessa contratação, pois houve dispêndio de capital nas entrevistas, treinamentos, perda na produtividade etc.

É aqui que entra o Big Data, a tecnologia que conseguirá analisar rapidamente todos os dados dos candidatos, inclusive se suas ideologias e metas estão de acordo com os princípios da empresa, maximizando a probabilidade de contratar o funcionário ideal.

02. Aumentar a taxa de retenção

Após contratar o colaborador ideal, o objetivo do RH é mantê-lo na organização, afinal, são os funcionários que movem a empresa internamente, eles prestam o serviço ou produzem o produto. O algoritmo do Big Data estuda constantemente seu histórico, performance e satisfação.

Você conseguirá identificar precisamente se ele está satisfeito no trabalho, quais são seus problemas e solucioná-los. Ao fazê-lo, sua produtividade será potencializada tanto pela sua satisfação quanto pela eliminação de entraves às suas tarefas.

03. Prever performance

Predizer se determinado colaborador será capaz de se destacar perante os demais do setor, se possui ideias inovadoras para o negócio ou talento para outras atividades na empresa necessita de uma análise minuciosa e constante. As predileções incluem:

  • velocidade de aprendizado;
  • efetivação na organização;
  • compromisso com o trabalho; e
  • ociosidade e probabilidade de ocorrerem acidentes de trabalho.

Os dados agregados eletronicamente são atualizados de maneira automática e analisados em tempo real. Ao juntá-los com performance de empregos passados, permitirá uma antecipação de sua futura performance.

Nos comércios varejistas

O maior desafio para os varejistas é prever o comportamento e preferências de sua clientela, seja ela nova, seja já existente. Afinal, o gosto dos consumidores está em constante mutação com o surgimento de novas modas e tendências.

Mas esse obstáculo pode ser facilmente solucionado com a adoção do Big Data. Confira como a tecnologia auxilia nessa tarefa.

04. Gerar recomendações

Big data utiliza o histórico de compras e buscas do cliente pelo seu navegador para gerar uma lista de produtos que também possam ser de interesse. Com esse sistema, você poderá atrair a atenção até mesmo de novos clientes, pois o catálogo será baseado na busca do navegador e não somente no seu site.

Isso aumenta o tempo de permanência dos consumidores no seu site, as chances de compras e a popularidade de seu empreendimento de forma generalizada.

05. Conhecer sua clientela

A tecnologia é interligada às redes sociais e realiza inteligentes buscas sobre palavras-chave, tendências e acessos a outras páginas. Com isso, pode-se identificar quais produtos atraem cada tipo de cliente, quais fazem parte de apenas um nicho e quais são amplamente populares, maximizando as vendas de todos os produtos do site.

06. Realizar decisões estratégicas

Normalmente, aplicativos comuns informam a quantidade de produtos vendidos, com isso você saberá quais são os mais populares e geram mais receitas.

Entretanto, o Big Data vai além, demonstrando quais produtos estão ganhando ou perdendo popularidade, comparando preço com concorrentes entre outros indicadores. Tudo isso contribui para que o administrador arquitete estratégias mais eficazes, inclusive no varejo físico.

Na área da saúde

Os setores da saúde trabalham constantemente com urgências e emergências e esses eventos geram desordem em qualquer organização, fazendo com que determinados ambientes sofram com falta de funcionários enquanto outros possuam certa morosidade.

Por essa razão, é fundamental que haja o auxílio de um computador para controlar o tempo e quantidade de funcionários em cada área do estabelecimento, maximizando a produtividade e satisfazendo a clientela.

Leia também: Quais os benefícios de Big Data Analytics para empresas de saúde?

07. Criar fichas eletrônicas

Do inglês Eletronic Health Records – EHRs, o registro eletrônico de saúde é um cadastro de todo o histórico de doenças, alergias, teste e resultados de laboratório do paciente. Isso economiza tempo e dinheiro com repetição de testes ou entrevistas com o indivíduo.

Com a precariedade da saúde pública brasileira, não haverá o registro, porém você pode trazê-lo à sua organização e aproveitar de todos os benefícios por ela garantidos.

08. Receber alertas em tempo real

Outro exemplo da aplicabilidade do Big Data é a criação de alertas em tempo real. Por exemplo, se a pressão sanguínea do paciente aumentar significativamente, alertas serão enviados automaticamente ao médico para que ele tome providências necessárias.

É possível que essa função seja em nuvem, ou seja, o alerta se dará em qualquer localidade, não sendo necessário que o usuário esteja perto de um terminal de computador para recebê-lo. Dessa forma, o Big Data também surge como uma ferramenta fundamental para preservação da saúde de forma geral.

09. Prever necessidades

Pacientes com históricos hospitalares complexos ou que sofrem de múltiplas condições requerem uma atenção especial, ocupando muito tempo dos médicos. Dessa forma, o Big Data auxiliará na execução de um estudo instantâneo de sua condição, antecipando necessidades e auxiliando médicos em suas preparações.

Leia também: O que é análise preditiva e como ela ajuda na tomada de decisões?

Para pequenas empresas

O Big Data não deve ser ignorado por nenhuma empresa, inclusive as pequenas. É comum pensar que um negócio novo não precisa de um computador para processar informações, mas esse é um erro grave, porque suas aplicações vão muito além do armazenamento de dados.

10. Aproveitar melhor as redes sociais

A Big Data identifica menções feitas à companhia nas redes sociais, as plataformas de comunicação incluem Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat e outras que permitem troca de mensagens públicas.

A tecnologia diferenciará as postagens de experiências positivas ou negativas, os dados permitem que você conheça melhor seus clientes, encontre meios mais efetivos para conquistá-los e venda seu produto a eles.

11. Conhecer melhor seus consumidores

É possível coletar dados da experiência dos usuários com seus produtos através dos dispositivos que eles estiverem utilizando, como notebooks, computadores de mesa, smartphones entre outros.

Ao conhecer seus problemas e gostos, você saberá como deve atualizar seus produtos e serviços para melhor agradá-los e fidelizá-los.

12. Criar um marketing melhor

Manter uma constante análise de informações sobre seus clientes, como idade, gênero, etnia entre outros elementos, permitirá a criação de um marketing que melhor os atraia.

Esse estudo também é fundamental para manter uma boa imagem perante a sociedade, pois um marketing mal feito pode prejudicar a reputação permanentemente.

Com a leitura dos exemplos de aplicações Big Data, é inegável que essa tecnologia é o divisor de rios entre uma companhia comum e aquela que se sobressai no mercado. Ela permite a escolha dos colaboradores ideais, de uma análise de dados precisa e um melhor relacionamento com os clientes!

Se interessou pelo Big Data? Leia mais sobre o assunto! Confira nosso artigo que explica qual seu papel na transformação digital!

dadosDados
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Quando a Transformação Digital muda tudo, inclusive você!
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Dados Big Data Analytics: o que é e para que serve
ABOUT THE SPONSORS
Bowe

Somos uma consultoria de crescimento e previsibilidade de vendas com foco em B2B e franchising. Nosso objetivo maior é ajudar empresas a atingir resultados escaláveis com sustentabilidade de receita e crescimento.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]