O papel do CIO na Transformação Digital

O papel do CIO na Transformação Digital

Com a transformação digital, a tecnologia é cada vez mais estratégica e ativa na proposta de valor de um negócio. O grande responsável por gerenciar toda a estrutura tecnológica de uma organização é o CIO, ou Chief Information Officer. Por essa razão, sempre existem muitos deveres e responsabilidades para o CIO na transformação digital da empresa.

Para auxiliar sua companhia a percorrer a jornada da transformação digital, o CIO deve assumir uma posição tática, aprofundando-se não apenas nas novas tecnologias, mas também na essência do negócio e da gestão, alinhando-se com os demais executivos do C-level e integrando sua equipe com os times operacionais.

Neste artigo, explicaremos melhor quais são as atribuições do CIO na transformação digital e como esse executivo pode assumir a frente desse processo tão importante para o futuro da companhia. Confira!

A metamorfose do CIO na transformação digital

Assim como as tecnologias digitais, as responsabilidades do CIO estão passando por um momento de metamorfose. No passado, esse executivo era enxergado apenas como uma liderança técnica, que precisava apenas garantir que todos os equipamentos e sistemas informatizados da empresa estivessem em pleno funcionamento.

Por essa razão, alguns diretores de tecnologia brincavam com a sigla CIO, que significaria também “career is over”, que pode ser traduzido livremente como “fim da carreira”, uma alusão ao fato de que esse era o cargo máximo para um especialista em tecnologia e que ele jamais seria promovido para CEO ou uma posição mais prestigiosa na organização.

Porém, isso mudou com a transformação digital. O CIO não é mais apenas o técnico que vai manter as luzes acesas na empresa, mas também o estrategista que vai introduzir tecnologias transformadoras que acarretaram em disrupções significativas no modelo de negócios da empresa e na forma que o trabalho é executado.

O CIO exerce um papel crucial na jornada de transformação digital, mas, para isso, ele precisa mudar seu escopo de trabalho e ir além da parte técnica, aprendendo mais sobre negócios, liderança, gestão e, principalmente, sobre como o valor é gerado na empresa.

Assumindo a liderança da transformação digital

Nem sempre o CIO será o protagonista da transformação digital na companhia. Segundo essa pesquisa de 2016, em apenas 19% das vezes ele lidera esse processo, enquanto o CEO é o responsável em 27% dos casos e o CMO em 34% das oportunidades.

Existem diversas razões para isso e vale a pena destacar as principais delas: em muitos cenários, tanto o CMO quanto o CEO já têm uma formação avançada em negócios e marketing e, mesmo sem compreender a parte técnica, enxergam como as novas tecnologias estão transformando seus mercados e percebem a necessidade de se adaptar antes.

Além disso, em muitas empresas tradicionais o CIO assume um papel totalmente responsivo, atendendo apenas as demandas dos demais setores e implementando as tecnologias que são requisitadas pelas equipes operacionais.

Por outro lado, se o CIO é um gestor completo, com uma boa compreensão da geração de valor da empresa e uma formação em negócios, ele pode ser muito mais que isso.

Com sua visão aprofundada de como a tecnologia funciona, o CIO moderno pode tomar a dianteira da transformação digital e operar como uma ponte entre o operacional e as oportunidades que são geradas pela inovação.

E mesmo quando a posição de líder da transformação digital já está nas mãos de outro executivo do C-level, o CIO deve aproveitar o momento para se adaptar e assumir novas responsabilidades.

Os deveres do CIO na transformação digital

O CIO é o maior responsável pela adoção de novas tecnologias na empresa. Mesmo quando a demanda de um novo software ou equipamento parte de outro setor, ainda é papel da equipe de TI realizar a implementação das novidades e deixá-las operacionais.

Entretanto, no contexto da transformação digital, os deveres do CIO vão muito além disso. Esse executivo também precisa se manter antenado às novas tendências do setor de atuação da empresa e estudar a fundo a proposta de valor do negócio, para identificar e adotar novidades antes dos concorrentes.

Para isso, esse executivo trabalha em parceria com os demais setores da empresa e mantém um diálogo constante com as equipes operacionais, o que requer habilidades de comunicação excepcionais.

Uma dica aqui é utilizar nessa conversa frameworks criados para aproximar o relacionamento entre a TI e os negócios, como o COBIT e o ITIL, além de métodos ágeis de desenvolvimento de software, que priorizam o valor da interação entre desenvolvedores e administradores.

Assim como outros diretores do C-level, a perspectiva do CIO sobre o negócio precisa ser holística, de forma que ele consiga também anteceder os impactos que serão gerados pelas tecnologias digitais e a maneira de minimizar qualquer atrito durante sua implementação. Dessa forma, o CIO participará da transformação dos principais processos e modelos que direcionam o negócio.

O compromisso do CIO com a inovação

Por fim, o CIO deve sempre ser um líder da inovação dentro de uma empresa. Para que o processo de transformação digital prospere em uma organização, é fundamental que a cultura da empresa abrace a novidade. E o CIO tem uma papel muito importante nisso.

Como o executivo de alto nível responsável pela tecnologia, o CIO precisa ter um compromisso com a inovação e transmitir isso ao seu time. Os colaboradores que encontram formas mais eficientes e competitivas de realizar o trabalho precisam ser recompensados. Toda a equipe deve ser treinada para pensar constantemente em novas ideias.

Nem sempre a inovação resulta em um sucesso imediato: muitas das propostas do time não serão adotadas. Porém, o erro não pode ser visto como algo negativo dentro da cultura organizacional, mas como mais um passo para o sucesso.

Dessa forma, as equipes não terão receios em explorar possibilidades curiosas das novas tecnologias e terão mais liberdade para desvendar suas utilidades. Cabe ao CIO gerenciar esses processos e garantir que os riscos adotados com eles poderão ser assumidos pela empresa.

No processo de transformação digital, o CIO tem tudo para ser o protagonista. Para isso, ele deve apenas ter a determinação para se mover além do papel operacional do seu cargo e assumir uma posição de liderança estratégica.

Gostou desse conteúdo sobre o papel do CIO na transformação digital? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber outros conteúdos como esse!

CEO na Introduce - Tecnologia para Crescer

Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceTI.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.