O papel do CMO na transformação digital é central. O marketing está sofrendo uma brusca metamorfose com a chegada das novas tecnologias e técnicas da área e, por isso, esse executivo muitas vezes precisa assumir as rédeas do processo de mudança, tomando a dianteira ante o CEO e o CIO.

Na verdade, em 34% das vezes é o CMO quem assume o papel de líder da transformação digital dentro de uma empresa, e, segundo pesquisa de 2016, mais que em qualquer outro gestor do C-Level. Em 27% das organizações, essa responsabilidade cabe ao CEO e o CIO fica em terceiro lugar, assumindo o protagonismo desse processo 19% das vezes.

Neste artigo, vamos explorar as razões pelas quais o CMO é tão importante para a transformação digital em uma empresa e quais são as responsabilidades desse executivo no processo. Boa leitura!

A liderança do CMO na transformação digital

É fácil entender a relação próxima entre o CMO e a transformação digital em uma empresa. Nos últimos anos, o marketing mudou bastante com a chegada das novas tecnologias e dos canais de comunicação digitais entre companhias e clientes.

A principal responsabilidade do marketing de uma empresa é entender o seu público e garantir que os produtos e serviços da organização entreguem valor para esses clientes. Essa missão continua a mesma, mas a forma de realizar o trabalho se transformou drasticamente nos últimos anos.

As mudanças tecnológicas impactam diretamente a chamada jornada do consumidor, que é o caminho percorrido pelo cliente desde a sua atração até a conversão final. Quando o marketing tem à disposição dados e ferramentas para segmentar e montar um roteiro personalizado para cada potencial comprador, a eficiência desse processo é incomparavelmente maior.

Enquanto no marketing tradicional é preciso investir recursos significativos em pesquisas para entender os clientes e em espaços de divulgação na mídia, no marketing digital, é possível estabelecer um trabalho imensamente mais preciso com a coleta de dados, tecnologias de automação e verificação de resultados.

Para medir a eficiência de uma campanha feita em jornais e revistas, por exemplo, o marketing precisa encomendar uma pesquisa que retornará resultados aproximados após alguns dias. No marketing digital, esses resultados são tão imediatos que é possível executar testes A/B para afiar o conteúdo da comunicação até chegar no máximo do seu potencial.

As oportunidades das novas tecnologias são muitas e, se algum CMO perder o passo nessa evolução, ficará muito atrás dos seus concorrentes. Por isso, é comum que esse executivo não espere o CEO ou o CIO e assuma a frente da transformação digital.

Além disso, o grande catalisador da transformação digital em qualquer organização sempre será o cliente. As novas tecnologias proporcionam experiências novas, mudam as demandas do público e a forma que o valor gerado pela empresa é entregue a eles. Como CMO é o executivo responsável por entender esse público, é natural que ele precise antecipar a transformação digital e reagir antes de outros diretores.

As responsabilidades do CMO na transformação digital

Mesmo se não for o líder da transformação digital na empresa, o CMO deve assumir algumas responsabilidades essenciais nesse processo. A principal delas é na compreensão de quais são as tecnologias que precisam ser adotadas para atrair e reter novos clientes.

Como o CMO é quem domina o público da organização, ele é o executivo que vai enxergar quais as novas formas de divulgação em canais digitais que precisam ser feitas para alcançar o consumidor potencial e quais são as tecnologias que se encaixam às demandas de seu público.

Muitas vezes, o produto da empresa não é diretamente modificado pela transformação digital, mas sim a forma com que ele é distribuído e apresentado. Um exemplo clássico disso é enxergado na ascensão de aplicativos de transporte como o Uber.

O produto, ou no caso serviço, em si continua muito próximo ao táxi convencional, mas a forma que ele atinge o consumidor mudou e, além de ser uma distribuição mais cômoda para cliente, empresa e motorista, a estrutura enxuta permite uma competitividade disruptiva.

Uma outra responsabilidade fundamental do CMO na transformação digital é trabalhar com os demais executivos do C-Level para garantir que todos estejam alinhados em relação aos objetivos tecnológicos da organização, especialmente o CEO e o CIO.

A importância da parceria entre CMO e CIO na transformação digital

Independentemente de quem assumirá o papel de líder da transformação digital dentro da organização, é muito importante que o CMO e CIO trabalhem juntos alinhando marketing e TI durante esse processo.

Da mesma forma que o papel do CMO mudou com a chegada das novas tecnologias, as responsabilidades do CIO também se transformaram. Antes era comum que o CIO fosse apenas um técnico que precisava, acima de tudo, garantir a estabilidade da estrutura tecnológica da organização.

Mas como a tecnologia é cada vez mais importante para a proposta de valor e a operação de uma empresa, o CIO precisou se transformar em um executivo completo, que além da parte técnica também deve desenvolver habilidades na área de negócios.

Nessa parceria, cada um tem o seu papel. O CIO deve ser uma força facilitadora da inovação e transformação digital da empresa, enquanto cabe ao CMO compreender como as novas tecnologias vão se aplicar às necessidades do cliente e compartilhar essa visão com o restante da empresa.

Já existem diversos cenários em que o marketing e a TI precisam trabalhar lado a lado para garantir resultados efetivos, como a implementação de um CRM, a automatização do mail marketing e a criação de experiências de consumidor engajadoras e efetivas.

O amadurecimento dessa relação é um indicativo de que a empresa está avançando em seu processo de transformação digital, mas, para que isso aconteça, é fundamental que CMO e CIO complementem um ou ao outro e intensifiquem a colaboração entre os setores.

E, como o maior responsável pelo relacionamento e compreensão do cliente, o CMO deve estar aberto ao aprendizado das novas tecnologias e preparado para introduzir a transformação digital na empresa com uma abordagem centrada no consumidor.

Continue acompanhando o TD para entender o papel de cada líder empresarial na era da Transformação Digital!

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Mercado O que é ICO e como ele pode ajudar a arrecadar fundos para sua empresa?
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Realidade Virtual e Aumentada: quais as diferenças e onde se aplicam cada uma
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]