Você já deve ter percebido que o podcast está cada vez mais presente em estratégias digitais

No Brasil, a audiência desses programas aumentou 67% no ano passado, isso segundo uma pesquisa feita pela Deezer que analisou os dados das principais plataformas streaming de áudio. 

O formato de conteúdo mais popular de 2019 se provou um poderoso recurso de comunicação para aproximar empresas e pessoas. 

Isso acontece graças a um diferencial importante: em relação a outros formatos, o podcasts é livre de artificialidades, ou seja, permite uma abordagem mais natural e flexível, sem limitar a criatividade nem a espontaneidade de quem o produz ou o apresenta.

Para o consumidor, principal vantagem está na facilidade de consumir este tipo de material.

Afinal, o conteúdo em áudio permite ao usuário realizar múltiplas tarefas simultaneamente à escuta consequência, é mais simples e prático de ser consumido quando comparado a ebooks, whitepapers e até mesmo entrevistas e reportagens em texto.  

Isso faz toda a diferença. Ao contemplar pessoas que não têm o hábito ou o tempo disponível para ler materiais extensos, o podcast, literalmente, invadiu carros, academias, transportes públicos e restaurantes, e, hoje, faz parte da rotina de muitos brasileiros. Saber como aproveitar a facilidade de consumo dos podcasts em estratégias digitais é o mais novo desafio do mercado de produção de conteúdo e inbound marketing

Se você deseja entender mais sobre o uso do podcasts em estratégias de marketing, continue lendo este artigo! 

Por que usar podcast em estratégias de marketing digital?

Sabemos que, para se destacarem, empresas precisam apostar em diferentes formatos para diversificar sua produção de conteúdo. E motivos para inserir podcast em seu mix de conteúdo não faltam, veja alguns deles:

  • somente em 2019, foi percebido um aumento de 67% no consumo de podcasts;
  • na plataforma Deezer, o aumento do uso deste tipo de mídia se deu em 177%;
  • segundo o CEO do Spotify, a empresa espera que 20% do conteúdo consumido no aplicativo seja não-musical. E já anunciaram a aquisição de duas empresas importantíssimas no mercado de podcasts;
  • a adesão do Brasil ao podcast tem sido muito maior do que em países do exterior;
  • espera-se que a receita movimentada por esse tipo de estratégia seja de US$ 1 bilhão na próxima contagem, feita em 2020.

Como é possível perceber, a tendência é que os podcasts sejam consumidos cada vez mais em todo o mundo nos próximos anos, especialmente em território nacional. 

Para isso, é imprescindível começar, desde já, a compreender como utilizar conteúdos em áudio em estratégias de marketing digital. Falaremos sobre isso mais adiante.

Vantagens do uso estratégico de podcasts

Três grandes benefícios destacam o uso do podcast como ideal:

Prático

O podcast é considerado extremamente prático para quem deseja absorver um conteúdo em meio à correria do dia a dia.  

Ele pode ser ouvido em diversos dispositivos, mas segundo Rodrigo Tigre, presidente do Comitê de Áudio do IAB Brasil, 91% da audiência prefere acompanhar pelo celular. 

Ao contrário dos vídeos, os podcasts consomem menos dados de internet e permitem que o ouvinte realize outras tarefas enquanto se informa ou se diverte. 

Essa praticidade faz com que o formato tenha uma das maiores taxas de retenção de público dos conteúdos digitais. O podcast Mamilos, por exemplo, já alcançou a taxa de 98%, sendo que os episódios têm cerca duas horas de duração. 

Mensurável

Para quem pretende utilizar este tipo de conteúdo em suas ações de marketing, as notícias não poderiam ser melhores. 

Isso é dito uma vez que a eficiência da estratégia executada por meio do podcast pode ser facilmente mensurada apenas ao observar quantos “plays” foram executados pelo público. 

Em comparação a outros canais de comunicação, como blog posts e sites, a avaliação do alcance de seus tráfegos orgânicos, é mais prática. Uma vez que, muitos deles exigem o uso de ferramentas específicas para análises. 

Baixo custo

A produção de um podcast, em si, é menos custosa do que outros canais usados em estratégias de marketing — como, por exemplo, os vídeos. 

Enquanto a captação de vídeos exige locação, equipamentos e equipe especializada para filmagem e iluminação, áudios podem ser gravados facilmente apenas por meio de softwares, celulares ou microfones de qualidade.

Assim, não há a necessidade de contar com grandes investimentos para monetizar esse tipo de conteúdo, sendo possível alcançar bons resultados com a inserção de anúncios durante a reprodução.

Qual é o passo a passo para criar uma estratégia de conteúdo com podcasts?

Algumas dicas para você entrar na onda dos podcasts são:

Elaboração do tema

Após a escolha do tema, você deve fazer com que o seu programa seja conectado com as necessidades do seu público

A voz, a duração de cada episódio e a capacidade de utilizar técnicas de storytelling no roteiro são alguns exemplos do que deve ser analisado durante a idealização de um podcast para fazer essa conexão.

Crie um conteúdo relevante

Toda estratégia de inbound marketing, inclusive a que se utiliza de podcasts para chegar onde quer, deve ser relevante para seu público

Ao buscar manter sua atenção, é interessante ter em mente que os conteúdos em áudio tendem a ser absorvidos enquanto o espectador realiza outras tarefas. Por isso, qualquer fuga ao tema ou à solução buscada pelo consumidor do conteúdo pode prejudicar a estratégia. 

Foque-se em pesquisar por temas que ainda não foram falados e por diferentes formas de divulgação do material criado, ampliando, também, o seu alcance.

Utilize-o em suas estratégias regionais 

Uma boa forma de garantir sucesso ao seguir o item acima é a partir da utilização de dados locais. Durante a criação de estratégias de marketing regional, abordar questões locais fará toda a diferença e garantirá que atenda especificamente às demandas de um grupo próximo a você.

Por mais que o consumo de podcasts traga a ideia de abrangência mundial, ele pode ser perfeito para atingir aqueles que estão nas proximidades

Isso, por sua vez, comprova que esse tipo de estratégia é capaz de diversificar a produção de conteúdo e auxiliar as marcas a atingir seu target de maneiras novas e versáteis, independentemente de onde ele estiver.

_

O podcast é definitivamente um tipo de conteúdo a ser aplicado em novas estratégias de marketing digital para empresas. 

Além de dominar o Brasil e o mundo, ele ainda garante o acesso a uma série de vantagens. Isso porque, custa pouco para atingir e reter uma grande parte do público-alvo que está em busca de versatilidade e praticidade para solucionar seus problemas

Gostou de saber mais sobre o uso do podcast? Por que não investir nesta estratégia? Entre em contato com a Gummy, somos uma produtora de conteúdo especialista em marketing digital e pronta para transformar seus resultados em sucesso.

Beatriz Almeida

CMO é da Gummy Conteúdo Digital. Especialista em Branding & Comunicação Estratégica, já atuou com estratégias de conteúdo de empresas como Engie, Vtex, Hostgator e LogmeIn.

marketingMarketing
Imobiliárias Saiba como melhorar produtividade na imobiliária
Gestão Inovação Investimento Startups Transformação Digital Com aporte de R$ 5 milhões, TD anuncia expansão