Você busca melhorar a produtividade da sua imobiliária? Produzir com mais rendimento é um dos objetivos o qual toda empresa que almeja destacar-se no mercado tem. 

No entanto, você sabe como realizar isso de forma efetiva? Essa dúvida é muito frequente entre diretores e empresários do setor imobiliário, que pretendem elevar seus lucros e crescer ainda mais.

Visto que, quando o negócio é mais produtivo consegue melhorar a performance consumindo menos recursos.

Ainda sim, esse processo nem sempre é fácil, e exige a implementação de boas práticas para que o resultado obtido seja satisfatório. É essencial elaborar um ambiente de trabalho em que os funcionários consigam executar suas tarefas com qualidade e se mantenham motivados. 

Existem muitos mitos acerca do assunto, que acabam dificultando o alcance de resultados reais e duradouros. Pensando nisso, elaboramos este passo a passo com algumas as informações para você melhorar a produtividade na imobiliária. Vamos descobrir?

O que é a produtividade?

Antes de entrarmos de fato nas dicas, primeiro iremos explicar brevemente o que é produtividade. 

Esse tema é muito complexo pela própria origem do processo. Já que ele envolve muito mais a adoção de posturas e mudanças de hábito, do que a execução de tarefas burocráticas.

A simplificação é a palavra-chave para quem pretende alcançar um bom nível de produtividade. 

Os processos de gestão e administração precisam estar muito bem alinhados para que um bom resultado seja obtido. Já ouviu aquele velho ditado que diz que menos é mais? Nessa análise, ele se encaixa perfeitamente bem.

Como uma primeira dica para ser colocada em ação é: foque na praticidade

Um erro muito comum nesse momento é acreditar que o simples e o simplório são exatamente a mesma coisa. Isso não é verdade, pois existem diferenças significativas entre os dois pontos.

Em primeiro lugar, o simples pode ser definido como todos os processos que ocorrem de forma prática, mas, ao mesmo tempo, bem produtiva.

A simplificação nos processos traz mais agilidade na tomada de decisões e acelera as tarefas internas. 

Outro detalhe muito importante é que a produtividade não está diretamente relacionada com a quantidade, mas, sim, com a qualidade.

Isso pode ser exemplificado nos casos de altas taxas de trabalho durante o dia, mas que não torna a pessoa mais ou menos produtiva.

É preciso ter uma atenção especial a alguns pilares, para o alcance de uma boa produtividade: saber o que fazer, como e quando

Trabalhar de maneira correta é imprescindível para quem pretende avançar nas mais diversas áreas da sua profissão.

De que modo você pode melhorar a produtividade na imobiliária?

Aumentar a produtividade da sua imobiliária não precisa ser uma tarefa complicada. Ao invés de buscar por mudanças transformadoras no ambiente de trabalho, é possível realizar algumas melhorias pontuais em diversos aspectos da rotina.

 

Você já pôde compreender que a simplificação é um ponto-chave para o alcance de uma boa taxa de produtividade. 

Mas é preciso ter uma boa habilidade profissional para quem pretende desempenhar uma determinada tarefa com bom comprometimento, competência e direcionamento. 

Para isso, acompanhe a seguir algumas dicas que preparamos de como melhorar a produtividade na imobiliária. Veja!

Localizar falhas

Em primeiro lugar, você precisa localizar as falhas e os problemas internos. 

Afinal, toda empresa possui diversos setores e profissionais envolvidos em áreas interligadas. O mesmo vale para uma imobiliária, pois os setores de vendas, aluguel, e administrativo são comunicantes e ligados.

A presença de um líder é importantíssima para guiar o alcance de uma boa produtividade

Ele é o responsável por identificar as potencialidades e as fraquezas dentro de um negócio. Podem existir problemas, como falta de comprometimento da equipe e desvio do objetivo principal.

É preciso entender que há diversos fatores que acabam dificultando o alcance da produtividade. Isso não quer dizer que é o famoso “corpo mole”, mas sim alguns problemas que as pessoas possuem em dar continuidade aos projetos implantados.

Os líderes são vitais para certificar que haja uma garantia da manutenção do foco inicial do projeto, do engajamento da equipe para o alcance de todos os planos propostos e da aplicação de ferramentas. 

Investir no ambiente de trabalho

Outra dica muito válida para quem pretende ter bons níveis de produtividade na imobiliária é investir no ambiente de trabalho. Um espaço voltado para o alcance de metas, focado no crescimento pessoal e que seja harmônico.

Uma estratégia muito adotada por empresas de tecnologia, é montar escritórios com diversos atrativos para seus funcionários. Mesas de jogos, games, café e bar no próprio espaço corporativo são algumas das modificações introduzidas por esses empresários. 

Isso decorre do fato de que o espaço se torna mais atrativo e descontraído. O objetivo de tudo isso é tornar os colaboradores mais próximos dos ideais e das metas da empresa.

Estabelecer metas

Outra forma de melhorar produtividade na imobiliária, é por meio do estabelecimento de metas pessoais e da equipe. Vamos demonstrar um exemplo para facilitar como é possível alcançar esse objetivo.

Imagine que uma imobiliária tenha um time de vendas próprio. Com a implementação de novas estratégias de produtividade, essa equipe é escalada para alcançar uma meta de crescimento de 50% nas vendas. Por si só, esse objetivo é bastante ambicioso e exige uma plena dedicação para que seja alcançado.

Para isso, as metas devem ser bem claras e com graus de avanço constantes, a fim de que sejam esclarecidas e demonstradas a todos os envolvidos. 

Deixar os vendedores cientes sobre como cada um deve dedicar-se ao projeto é muito importante. Assim como, incentivar os colaboradores para que tenham metas individuais que auxiliem no crescimento profissional e da própria empresa. Isso faz com que ele trabalhe mais motivado e aumente a sua produtividade.

Saber ouvir e receber feedbacks dos trabalhadores também é algo muito significativo para que mudanças de rota possam ser estabelecidas, sem gerar prejuízo ao negócio e aos envolvidos.

Como especialistas podem ajudar na produtividade na imobiliária?

Contar com o apoio profissional é algo recomendável para qualquer tipo de negócio. Todo empreendedor deve estar ciente de que aprender com uma pessoa que é referência no mercado da sua área de atuação reduz significativamente as chances de erros durante o processo.

Por isso, é interessante contar com a ajuda de consultores especializados para orientação sobre quais são as melhores práticas para seu negócio. Ou seja, nem sempre o que é válido para uma grande empresa pode ter o mesmo resultado para uma pequena imobiliária familiar.

Ao longo do texto, foi possível conhecer um pouco mais sobre como a produtividade é um fator benéfico para as imobiliárias. Fazer mais com menos reduz custos e acelera o crescimento de forma orgânica. 

E para se manter atualizado sobre o mercado imobiliário e não perder mais nenhum conteúdo, nos acompanhe no LinkedIn. Conheça um pouco mais sobre o Bloco, acessando também o nosso site.

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Saúde Tecnologia Realidade virtual e morte: quais os limites éticos da tecnologia?
Marketing Podcast: por que e como usar em sua estratégia de Marketing Digital
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.