Como você já está ciente, a pandemia de COVID-19 afetou vários setores da economia, dificultando a entrega de vários serviços e produtos. Diante da situação, várias empresas precisaram adotar práticas mais condizentes com o cenário atual. Um exemplo disso é o crescimento do marketing digital na quarentena.

O marketing digital é uma prática bastante comum, e refere-se a investimentos em divulgação voltados para os meios virtuais. Isso inclui e-mail, blogposts, vídeos, redes sociais, entre outros. Como as pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo digital durante a quarentena, a importância desses canais têm aumentado. Porém, suas estratégias também precisam ser adaptadas ao período de crise.

Você pretende ampliar seus investimentos em marketing digital durante e após a pandemia, mas não sabe como prosseguir? Não se preocupe. Separamos 5 dicas e estratégias que você pode aplicar em seu próximo planejamento de marketing digital. Confira!

1.  Direcione seu marketing digital na quarentena para as redes sociais

De forma geral, o isolamento social afeta profundamente a rotina de todos os consumidores, assim como os tipos de serviços e produtos que eles buscam no dia a dia. Alguns segmentos são mais afetados que outros, mas todos precisam encontrar novas soluções para alcançar melhores resultados.

Como já mencionamos, o público está consumindo mais conteúdos online durante o período de isolamento social, tanto para se informar quanto para se entreter. Isso significa que, dentro desse meio, você terá a oportunidade de encontrar novos leads e fechar mais negócios, basta saber como se posicionar.

A princípio, a melhor opção é destinar seus esforços em seus perfis e suas páginas nas redes sociais. Via de regra, você deve aumentar sua produção e divulgação voltadas para o meio e o topo de funil, priorizando a maior aquisição de leads e conversão deles em potenciais clientes.

Criar um calendário de postagens vai ajudá-lo a manter o engajamento das pessoas. Além disso, vai direcioná-las para seus produtos ao longo do tempo e permitir que o interesse se mantenha mesmo após a pandemia.

2.  Crie conteúdo relevante para o período de pandemia

Uma das chaves para o sucesso de campanhas online é saber o que seu público está buscando no momento. Dessa forma, você pode criar postagens e conteúdos que gerem maior engajamento em suas páginas, tirem as dúvidas do seu público e tragam mais leads para seu negócio.

Naturalmente, o próprio coronavírus e outros temas relacionados à pandemia estão em alta nesse momento, pois as pessoas têm dúvidas sobre o que fazer ou como se prevenir. Por causa desse cenário, trazer dados concretos e informações confiáveis é muito relevante.

Para obter sucesso, invista um pouco do seu marketing digital na quarentena em conteúdos como dicas de especialistas e superação dos desafios surgidos com a pandemia. Assim, a empatia com o público fará a diferença.

3.  Ajuste sua linguagem para o momento

O tom de uma notícia ou artigo influencia no tipo de repercussão que ele tem, positiva ou negativamente. Agora, com as pessoas cada vez mais sensíveis a qualquer má notícia, você precisa ter um pouco mais de cuidado na hora de escolher suas palavras e imagens.

Em primeiro lugar, é importante não ser alarmista. Notícias muito chocantes, por exemplo, podem gerar pânico e piorar a situação. Lembre-se: dados concretos com fontes confiáveis são sempre a preferência.

Não se esqueça de ser positivo sem ingenuidade. No momento, o melhor a fazer é encontrar formas de cumprir suas tarefas e manter a persistência. É importante reconhecer e esclarecer o risco, mas sempre trazendo uma perspectiva positiva em relação ao futuro.

4.  Mude sua agenda de postagens de acordo com as novas rotinas

Além de ter ganhado forças, o marketing digital na quarentena também passou por algumas mudanças consideráveis. É por este motivo que algumas estratégias já estabelecidas podem não ter os mesmos resultados durante este período. Se você pretende manter-se relevante, vai precisar se adaptar.

Conforme deve constar em seus analytics, algumas redes sociais podem ter variações em seus horários de pico e em seus dias de maior engajamento do público-alvo. Logo, afeta diretamente sua taxa de conversão. Tendo isso em mente, pode ser necessário mudar um pouco o agendamento de suas postagens.

Outro ponto importante é que, com mais pessoas em casa acessando redes sociais e e-mails, você pode aproveitar seu tempo para fazer novos contatos e ampliar seu público.

5. Foque em como seu negócio pode ser útil

Por fim, lembre que, durante a pandemia, as pessoas tendem a priorizar coisas que as ajudem a lidar com a crise, tanto no lado emocional quanto no material. Arte, música e entretenimento ajudam a aliviar o estresse, enquanto comida e materiais de higiene mantêm o corpo saudável.

Pergunte-se como seus produtos e serviços podem contribuir com uma pessoa que está passando pela pandemia, seja trabalhando fora de casa ou em home office. Se você comunicar isso de forma clara aos seus leads online, terá chances bem melhores de fechar negócio.

Existem meios de adequar seus serviços de maneira estratégica. A empresa pode, por exemplo, começar a produzir vídeos que dialoguem com o público-alvo de modo dinâmico e informativo.

Essa é apenas uma das estratégias de marketing digital na quarentena que você pode passar a adotar. Adapte esses métodos ao contexto do seu negócio e da sua localidade. Se pensar nisso, os resultados serão ainda mais efetivos.

Quer ajuda profissional para seu marketing digital durante a pandemia? Entre em contato com a Gummy e veja como podemos auxiliar a sua estratégia.

Beatriz Almeida

CMO é da Gummy Conteúdo Digital. Especialista em Branding & Comunicação Estratégica, já atuou com estratégias de conteúdo de empresas como Engie, Vtex, Hostgator e LogmeIn.

marketingMarketing
Imobiliárias Gestão imobiliária: dicas para organizar seu negócio
Imobiliárias Personas para imobiliárias: como conhecer seu público