Como é possível colocar a visão empresarial fora da sua bolha? O momento, mais do que nunca, demanda uma atenção especial. Diante da pandemia de COVID-19, é necessário reinventar-se, e o marketing oferece uma estratégia que permite alcançar novos mercados. Dessa forma, saber criar personas para imobiliárias é buscar atingir seu nicho específico.

Muitas vezes, esse termo acaba sendo confundido com público-alvo. Apesar de haver certas semelhanças e ambos estarem inclusos em campanhas de marketing, devemos desenhar uma pessoa que reflita quem o setor imobiliário busca atingir.

Além disso, é preciso entender quais são suas dores, vontades, seus canais de comunicação e hábitos de consumo. Ou seja, esses itens devem ser aprofundados e pensados antes de oferecer o produto e que devem ser definidos nessa etapa.

Se você quer descobrir como aprofundar formas de atingir a audiência, continue a leitura e entenda mais sobre a aplicação dessa estratégia no futuro do negócio!

Público-alvo x personas para imobiliária

Uma das principais premissas para atuar em qualquer área é conhecer bem o seu público-alvo. Preocupar-se com isso é uma atitude que deve ser levada em consideração em qualquer estágio, seja no planejamento para abertura de um negócio ou após anos de maturação.

Vários pontos precisam são avaliados, como:

  • Gêneros;
  • Faixas etárias; 
  • Classes socioeconômicas. 

Os itens acima são de extrema relevância para a construção das estratégias de marketing, bem como para a atuação.

Apesar da sua relevância, as informações podem ficar obsoletas e insuficientes à medida que a necessidade da atuação da imobiliária cresce. Para aprofundar a presença digital, é preciso entender muito mais que as referências obtidas com o público-alvo. É justamente nesse momento que entram as personas.

A partir da sua construção, define-se, detalhadamente, a audiência do seu grupo de atuação e o seu comportamento. Aqui, os caminhos a serem trilhados são muito mais direcionados e específicos para atingir as dores e oferecer as soluções ideais que o mercado demanda. 

Para exemplificar melhor essa diferença, confira um comparativo entre ambos:

  • Público-alvo: homens e mulheres, de 30 a 50 anos de idade, casados e que constituem um grupo familiar de duas ou mais pessoas. A renda mensal gira em torno de R$ 6.000,00;
  • Persona: Fernanda, 44 anos, casada há mais de uma década e trabalha como gerente comercial em uma empresa de pequeno porte. Ela tem uma filha de cinco anos de idade e pretende mudar-se para um apartamento maior e que possa garantir maior conforto para ela e sua família. Atualmente, vive de aluguel e busca ter seu imóvel próprio.

Por meio desse caso, podemos identificar que o segundo item refere-se a uma pessoa que está dentro do grupo esperado como público-alvo. Entretanto, criar personas para imobiliárias oferece muito mais insumos para o desenvolvimento das estratégias de alcance.

A evolução das personas 

Persona, ou buyer persona, foi um termo criado por Alan Cooper, em 1993, no intuito de otimizar a criação de um projeto. O objetivo era entender melhor as necessidades do seu cliente e desenvolver soluções que se adequassem precisamente a ele. 

Desde então, essa estratégia foi aprimorada e implantada como uma das peças principais para execução de campanhas de marketing e, consequentemente, alavancar vendas.

Com a era da inovação e a transformação digital, outros conceitos foram criados no intuito de otimizar o resultado dos negócios. Entre eles, destacam-se:

Essas são ações que necessitam a construção desse personagem. A partir delas, entenderemos não somente o perfil da pessoa que representa os seus potenciais compradores, mas suas demandas, seus desejos, hábitos de consumo e, em muitas ocasiões a história que influencia na tomada de decisão sobre a compra de um imóvel.

Sendo assim, criar uma persona para imobiliária depende de um conjunto de fatores que precisam ser considerados sob qualquer circunstância.

Como criar personas para imobiliárias

Entender como executar a construção da persona do seu negócio é um dos principais pontos para absorver essa estratégia. Não basta expressar parte da sua audiência, pois há certos critérios a serem avaliados.

Antes de qualquer coisa, deve haver uma pesquisa de mercado, contando com a participação de clientes internos e externos. Esse tipo de levantamento permite compreender o perfil dos seus consumidores e evita colocar desejos ou expectativas pessoais em torno da futura persona.

Além disso, podemos utilizar toda base de dados do marketing que já existe, seja na forma de informações no CRM, em redes sociais, inbound marketing, ações promocionais ou outros. Isso serve para analisar compradores já fidelizados ou leads que já foram atingidos.

Outro aspecto que devemos ponderar é que essa persona servirá para os objetivos da imobiliária a longo prazo. Questionamentos como “quem somos hoje?” e “o que desejamos ser futuramente?” devem ser avaliados. Considerando o valor da transformação digital, é imprescindível que seu personagem seja um reflexo dos dois cenários.

É possível criar mais de uma persona?

Para ampliar a comunicação de modo efetivo, a imobiliária pode ter mais de uma persona. Entretanto, cada uma delas terá suas especificações, e a maneira como serão trabalhadas pode — ou não — seguir com canais e ferramentas diferentes. 

Uma delas pode ser como a do exemplo utilizado anteriormente: alguém buscando um imóvel para sua família. A outra, por sua vez, pode ser um jovem que não se preocupa com as mesmas demandas, além de estar incluída em outros tipos de canais.

Neste momento, o negócio deve pensar em como pode atingir as duas personas sem que as estratégias afetem negativamente uma delas. Isso será fundamental para a elaboração do planejamento de campanhas. Assim, os resultados dos indicadores de marketing, comerciais e até de inovação podem ser alavancados.

Hoje, a transformação digital é considerada como coeficiente de diferenciação, não somente um impulsionador de resultados. Portanto, saber como criar personas para imobiliárias faz parte desse conceito e da construção de ideias, tecnologias e novas ações, que também visam promover a inovação para atingir lugares ainda não explorados.

Agora que você já sabe como criar personas para imobiliárias e qual a importância de utilizá-las corretamente, conheça nossos serviços e continue aumentando o sucesso de seu negócio!

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Marketing Marketing digital na quarentena: 5 estratégias para colocar em prática
Futuro do Trabalho Imobiliárias Inovação Tecnologia Transformação Digital Imobiliária moderna: como realizar essa transformação
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.