Com a transformação do comportamento do consumidor 4.0 e a revolução do contato com o cliente no meio digital, é necessário se adaptar e buscar por inovação para se destacar no mercado. E uma das técnicas de Inbound Marketing realizadas por muitos profissionais do setor é o e-mail marketing para vender imóveis.
Apesar de parecer ser algo inalcançável, a estratégia de e-mail marketing é um dos métodos mais eficazes para construir um relacionamento com o cliente, entregar uma oferta de um produto ou serviço e educar os seus leads quanto aos materiais produzidos pela empresa.
Para saber mais sobre como vender imóveis com e-mail marketing, confira abaixo a importância de se adaptar a essa estratégia e como desenvolver um e-mail de alta conversão.
A importância da estratégia de e-mail marketing para vender imóveis
Ainda que as redes sociais venham ficando cada vez mais relevantes nos últimos anos, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia muito eficaz. Com ele, é possível armazenar uma base de contatos e interagir com o público para ganhar autoridade e relevância entre os consumidores.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários ativos em e-mails. Com a tendência e valorização do público que consome o e-mail, esse número pode alcançar até 3 bilhões em 2020. Ou seja, o e-mail marketing vem ganhando autoridade no mercado digital promovendo relevância e entregando diversos conteúdos significativos para o consumidor.
Vender imóveis com e-mail marketing é difícil, mas não impossível. Conhecer seu público, segmentar os leads e organizar o mailing são tarefas que trazem retorno aos interessados na sua marca e principalmente no seu produto ou serviço.
A seguir, veja como desenvolver ações de marketing por meio do e-mail para transformar leads em grandes oportunidades de conversão para clientes.
Campanhas de e-mail marketing para imobiliárias
Para realizar um e-mail de alta conversão, são necessários muitos aspectos que possibilitem a interação e o engajamento do público com o material disponibilizado. Portanto, numeramos alguns pontos fundamentais para serem analisados e verificados antes de efetuar o disparo do e-mail.
Confira algumas dicas e requisitos de como vender imóveis com e-mail marketing!
1. Entenda o público e construa uma base de clientes
Você já deve ter pensado na possibilidade de comprar uma lista de mailings pensando que seria uma boa estratégia. Mas é aí que você se engana!
A verdade é que uma base de dados aleatória maximiza as chances de as pessoas não se envolverem no conteúdo ou oferta. Isso pode gerar, consequentemente, maior índice de SPAM e descadastros da sua base de contatos. Além disso, o seu domínio pode parar na blacklist, impedindo que qualquer outro e-mail seja disparado.
Ter uma base de contatos é imprescindível para a realização das vendas por e-mail marketing. Por isso, trace estratégias de atração, ou Inbound Marketing, que possibilitem o aumento de contato da sua lista, e mantenha-a sempre atualizada. Uma boa prática para gerar mais leads e capturar seus dados é produzir landing pages de alta conversão para melhorar a performance das suas campanhas.
2. Crie um relacionamento sólido e duradouro com o seu cliente
Se você tem uma base grande de clientes, mas não a atualiza há algum tempo, então pense em enviar um texto que passe a mensagem de interesse em saber como a pessoa está, em primeiro lugar. Neste caso, uma dica relevante é criar uma landing page para que os usuários atualizem os seus cadastros e indiquem o seu verdadeiro interesse.
Dessa maneira, vender imóveis com e-mail marketing requer muito cuidado e pesquisa para entender o que o consumidor quer de fato adquirir para a vida dele. Como se trata de um assunto delicado e que requer um alto investimento, aproveite esse momento para criar um relacionamento com os seus contatos para que eles se sintam confortáveis e seguros em contratar a sua empresa.
3. Produza conteúdos relevantes
Embora o foco de uma imobiliária seja vender os imóveis de lançamentos, oferecer revendas ou ofertar uma locação, é preciso produzir conteúdos relevantes e que agreguem valor para a sua marca, despertando confiança e seriedade na mensagem que é passada.
Para isso, existem alguns recursos que possibilitam a criação desses conteúdos para deixar seu e-mail mais interessante, tais como:
- direcional para acompanhar um blog post;
- newsletter;
- vídeos;
- infográficos;
- entre outras opções.
Para aplicar cada material, é necessário estudar o público-alvo para entender quais são as suas necessidades. Dessa forma, é possível produzir conteúdos que solucionem as dores do seu público, possibilitando a conversão dos leads em potenciais clientes para a sua imobiliária.
4. Preocupe-se com o layout do seu e-mail
Você provavelmente já recebeu um e-mail do qual não sentiu que despertou nenhum interesse em continuar lendo e, muito menos, ameaçou clicar em um link interno para entender melhor do que se tratava. Este fato se diz muito pela falta de planejamento de um bom layout e copy para atrair a atenção do usuário.
Portanto, além de caprichar no texto para fazer o cliente ler o seu e-mail, atente-se aos detalhes da produção do layout, como:
- usar a identidade visual da marca;
- criar CTA (chamada para ação);
- imagens ou vídeos com boa qualidade;
- se for utilizar fotos, é necessário se atentar a bons ângulos e uma boa iluminação.
5. Faça teste A/B
Vamos supor que você tem uma lista de contatos que não atualiza há muito tempo, e não sabe de fato quais são os interessados em comprar na sua imobiliária. Para desvendar esse mistério, experimente fazer teste A/B de newsletter com diferentes textos e assuntos em horários distintos. Dessa forma, é possível analisar métricas que diagnosticam o melhor horário e qual tipo de conteúdo e de comunicação convertem mais.
Como dito anteriormente, o disparo de e-mail marketing abre um leque de oportunidades de negócios e promove o engajamento dos seus clientes com a sua marca. Portanto, para melhorar a performance das suas campanhas de e-mail, tenha atenção aos mínimos detalhes e dicas citadas neste artigo, transformando-se em uma imobiliária digital de sucesso!
Você gostou das dicas e sente que esse é o momento para aumentar a eficiência na aquisição e negociação da sua imobiliária? Então entre em contato com o Bloco e faça um diagnóstico. Faça parte da inovação do mercado imobiliário!