O marketing digital chegou para ficar nas imobiliárias! 

Você se lembra dos antigos classificados em jornais e revistas? Isso ficou no passado e hoje para conseguir bons clientes de locação e venda é preciso ter sua presença no mundo online

Assim como diversos outros departamentos da empresa, trabalhar com marketing digital envolve a análise cuidadosa de métricas. Ao trabalhar neste meio, você terá uma infinidade de números à sua disposição. 

No entanto, se deve ter cautela caso contrário não conseguirá entender como eles podem ajudar no seu planejamento e em suas decisões. É necessário ter foco, conhecer as métricas e saber quais delas são mais relevantes para medir o sucesso do seu negócio

Esse assunto é muito técnico e exige um constantemente aprendizado sobre o assunto. Por isso, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre métricas de marketing digital no setor imobiliário. Acompanhe!

Por que a imobiliária precisa estar em um ambiente digital?

A resposta dessa pergunta ajuda a entender de que modo as transformações digitais impactam diretamente no dia a dia de uma imobiliária. 

O entendimento desse fato baseia-se na forma como enxergamos o mundo digital. Afinal, cada vez mais ele faz parte da nossa realidade e consome uma parcela significativa das nossas atividades diárias.

Uma pessoa que procura alugar ou comprar um imóvel recorre à internet para comparar preços e se comunicar com locatários, ou vendedores. A web virou uma verdadeira vitrine, que funciona 24 horas por dia durante 7 dias na semana. 

Ir na contramão desse panorama acaba por prejudicar o crescimento e, até mesmo, a sobrevivência das imobiliárias na atualidade.

Neste cenário, o marketing digital ganhou muita relevância nas estratégias. Entretanto, pelo fato de ter um conceito muito dinâmico e amplo, surgiram muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito ao alcance do sucesso desses procedimentos. 

Pensando nisso, e na importância de acompanhar as métricas de marketing digital no setor imobiliário preparamos este material para você entender como e quais utilizar para realizar essa análise. Veja!

Como utilizar as métricas de marketing digital no setor imobiliário?

Para entender a mensuração do alcance no ambiente digital, primeiramente, é necessário uma formatação personalizada e profissional das atividades. Ou seja, para que essas métricas sejam utilizadas e obtenham o resultado esperado, sua imobiliária deve ser preparada para o digital e investir nesse ambiente. 

Nesse sentido, ter um site bem elaborado e redes sociais ativas e com conteúdos relevantes auxiliam no desenvolvimento das estratégias. Além disso, apresentar no momento certo as oportunidades ao seu público consumidor aumenta muito as chances de conversão e sucesso da campanha.

Um exemplo é que muitas vezes as imobiliárias utilizam anúncios em portais do setor como principal estratégia em marketing digital. No entanto, quando elas verificam os resultados não entendem se o investimento está sendo benéfico, ou se é só uma quantidade alta de leads desqualificados. 

Por isso, existem muitas métricas no mercado online que precisam ser constantemente avaliadas. Na grande maioria das vezes, são reconhecidas por siglas, o que acaba dificultando o reconhecimento do significado por quem não tem experiência no assunto. 

Pensando nisso, separamos quais métricas você pode utilizar e como dominá-las com muita clareza para que sua imobiliária decole no digital!

Retorno sobre investimento (ROI)

Esse indicador é muito importante para atestar a saúde financeira da empresa.

Ele permite saber se a imobiliária está tendo lucro ou prejuízo com a sua campanha. Isso é vital para se entender qual o retorno financeiro está sendo obtido com a estratégia.

Os resultados do ROI variam muito com o tipo de persona, público-alvo, valor disponível por campanha e o nicho de mercado. Uma análise sistemática e efetiva do ROI permite que a imobiliária detecte quais as atividades de divulgação oferecem um retorno mais atrativo.

O seu cálculo é relativamente simples. Basta subtrair o valor que foi investido na receita obtida pela imobiliária em determinado período, e dividir o resultado pelo valor investido. Para ficar mais visível, sua fórmula é esta:

  • ROI = Receita – Custo/ Custo

Para colocar em prática, imagine que a sua imobiliária tenha um ganho de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Nessa perspectiva, temos:

  • ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
  • ROI = 9

Logo, o Retorno Sobre o Investimento da sua empresa foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem – neste caso, 900% de retorno.

Uma dica para facilitar o dia a dia, é trabalhar com uma planilha com a fórmula. Desse modo, economiza tempo e você precisa apenas substituir os valores de cada período.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Já essa métrica é muito importante para o crescimento de um negócio. Afinal, os clientes são os maiores ativos que um empreendimento pode ter. 

Conquistar novos clientes é fundamental para se ter uma boa recorrência de receita e um fluxo de caixa saudável.

Esse dado é muito importante para que seja verificado quais as campanhas de marketing estão oferecendo um retorno financeiro atrativo para a empresa

O cálculo baseia-se na contagem de todo o capital que é investido para a captação de novos usuários. Após isso, é realizada a divisão do montante pelo número de clientes conquistados no período. Esse processo pode ser feito em diferentes momentos: mensalmente, bimestralmente, semestralmente ou anualmente.

Simplificando, a fórmula fica assim:

  • CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos

É preciso mensurar bem essa métrica para que haja otimização de orçamento e um melhor aproveitamento dos recursos

Exemplificando, podemos avaliar que, em um trimestre, sua imobiliária investiu 5 mil reais na área de marketing e conquistou 10 clientes novos. Assim, seu Custo de Aquisição de Clientes é de R$ 500.

Em uma imobiliária, o CAC pode ser medido, por exemplo, nas campanhas em mídias sociais e na rede de busca do Google. As artes e divulgações objetivam angariar possíveis interessados nos imóveis constantes no estoque da empresa.

Comportamento dos visitantes no site ou blog

Essa métrica diz respeito à análise da permanência, acesso e constatações realizadas pelos visitantes do blog ou site da imobiliária. Eles são leads (clientes em potencial para um negócio) muito importantes.

É muito fácil de ser mensurada, sendo possível acompanhá-la em tempo real. Ela fornece informações sobre o alcance obtido com os conteúdos e materiais produzidos nas plataformas digitais da empresa. 

Outro dado interessante é a análise da taxa de rejeição, que demonstra quantos visitantes abandonaram a sua página. Isso pode revelar que existem problemas de layout ou funcionamento operacional do seu site. Assim, estratégias podem ser adotadas para reverter os problemas detectados.

Mapa de calor

Um mapa de calor, ou heatmap, é um recurso que gera um relatório desenvolvido a partir de ferramentas automáticas e softwares. Ele utiliza as cores como referência para facilitar o entendimento das informações obtidas.

Em outras palavras, ele observa e escaneia o comportamento dos usuários em sua página de conversão. 

Analisando o relatório criado, no qual é gerado uma representação gráfica, você pode perceber exatamente quais são os locais pelos quais o usuário passa o mouse. Ou seja, uma grande vantagem estratégica que gera muitas possibilidades para melhoria de desempenho em páginas da web.

Pensando em marketing, essa métrica se torna essencial para empresas que visam à otimização de conversões.

SLA de Atendimento

O SLA (Service Level Agreement) na tradução significa: Acordo de Nível de Serviço

Essa métrica é um acordo firmado entre o prestador de serviços e o cliente. Ele é muito importante, pois define qual será o tempo gasto para que o cliente tenha sua dúvida ou problema solucionado.

Um exemplo disso é no caso de 60% dos leads serem atendidos em até 24h. Com isso, 75% das vendas são fechadas com aqueles que realizaram o contato durante esse período. Ele revela que quanto menor o tempo de resposta oferecido, maiores serão as chances de que a negociação seja efetivada e gere retorno financeiro para a imobiliária.

O acompanhamento das métricas pode ser facilitado pelo uso de softwares e sites especializados nesse segmento. O próprio Google oferece o serviço de Analytics, em que é possível verificar diversas métricas do seu site. 

Assim, possibilita uma gestão mais efetiva e profissional dos dados, diminuindo as chances de negligência ou resultados duvidosos.

As métricas de marketing digital no setor imobiliário são muito importantes para quem pretende aproveitar as oportunidades desse novo espaço de negócios. É necessária muita atenção para não perder dinheiro e realizar gastos com verbas além da possibilidade financeira da empresa. 

Curtiu o conteúdo que foi comentado neste artigo? Então acompanhe em nossas redes sociais — Medium e LinkedIn — e fique por dentro das novidades acerca da transformação digital. 

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Educação Transformação Digital TD Web Conference anuncia abertura de inscrições
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Transformação Digital TD lança plataforma exclusiva para profissionais de RH
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]