Você se considera inserido no mundo atual com todas as mudanças ocorridas ao longo dos tempos ou está perdido na era digital? Você se mantém atualizado e munido de fundamentos concretos para fortalecer seu negócio imobiliário e ser bem-sucedido? 

Pois bem, se está inseguro quanto a essas perguntas, a resposta está no aprendizado contínuo. 

Essa condição tem importância fundamental para garantir o sucesso profissional. Na qual, diz respeito a busca incessante de novos conhecimentos para se desenvolver no mercado e conquistar reconhecimento. 

No contexto atual da transformação digital, a necessidade de aprender deve ser observada com mais cuidado. No caso específico das imobiliárias, essa necessidade não envolve apenas a mudança extraordinária na forma como as pessoas pesquisam, são influenciadas e decidem por um imóvel. 

Para um corretor ou consultor de imóveis, por exemplo, a rotina é instável e conta com desafios que devem ser vencidos por meio da inovação e do compromisso com o constante estudo da tecnologia na área empresarial e no setor imobiliário.

Sentiu que precisa se atualizar sobre o assunto para garantir seu desenvolvimento? Então acompanhe este post e fique por dentro das principais considerações para dar ênfase ao seu negócio!

A importância do aprendizado contínuo para inovação

A inovação é um processo, não um acaso. De acordo com o grau de maturidade digital da imobiliária, essa ação pode ser aplicada de modo mais ou menos impactante, mas não sem um conhecimento prévio.

Logo, é preciso ter estudo e aprendizado, ou terá um efeito limitado.

Além disso, a inovação se caracteriza como “a aplicação bem-sucedida de uma nova ideia”, o que implica em um conhecimento profundo sobre o mercado e o consumidor.

Como esse conhecimento deve ser baseado em dados, o aprendizado sobre como coletar, tratar e utilizar o rico material disponível também têm papel determinante na capacidade da imobiliária de se reinventar e, desse modo, melhorar sua competitividade.

E para que possamos entrar a fundo no assunto e destacar mais da sua importância, acompanhe algumas dicas com mudanças de comportamento e necessidades que acontecem de maneira rápida, e que são essenciais para as empresas. 

A tecnologia no mercado imobiliário

Com o advento da tecnologia, o mundo passou por várias transformações, e no setor imobiliário não foi diferente. Basta ver a modernização dos seus processos como um todo, desde os projetos de construção até as inovações no modo de aquisição e venda dos imóveis.

Nesse cenário é que a questão do aprendizado contínuo ganha notoriedade. É necessário desenvolver e aprimorar novas técnicas para ter pleno êxito no negócio

Visto isso, o aprendizado contínuo envolve investir no crescimento profissional e pessoal de modo constante. 

Vale lembrar que essa não é uma tarefa só dos corretores ou consultores de imóveis, mas sim de toda a equipe que compõe a empresa.

A pressão por competitividade

No contexto atual, é muito difícil desenvolver um diferencial competitivo sem a inovação. Afinal, a maioria das imobiliárias já desenvolveu as capacidades necessárias para uma gestão eficiente e um serviço satisfatório.

Isso torna a oferta de valor das imobiliárias muito parecidas. Por consequência disso, acaba aumentando a pressão pela necessidade de construir outras formas de diferenciação. 

As ferramentas disponíveis

Atualmente, você conta com inúmeras ferramentas que tornam sua imobiliária mais digital, o que ajuda em processos como:

  • aumento da produtividade, com o uso de automação; 
  • na capacidade de prever cenários futuros, com uso de dados;
  • na elaboração estratégica, com base nessas informações; 
  • na diminuição de custos; 
  • e na agilidade no atendimento.

No entanto, é preciso buscar o aprendizado necessário para dominar esses recursos – não apenas o conhecimento como usuários, mas também sobre implantação e liderança, por exemplo. 

Aspectos para engajar a equipe nas novas iniciativas e adotar a tecnologia de um modo humanizado. Que por sua vez, são fundamentais no relacionamento com os clientes.

O desafio das mudanças repentinas

Outro aspecto determinante é a volatilidade do mercado. As mudanças ocorrem o tempo todo, o que causa incertezas e dificulta as análises preditivas. 

O aprendizado se torna, portanto, essencial para agregar um conhecimento variado. Preferencialmente que, minimize os efeitos dos processo de mudanças, o qual traz um entendimento limitado sobre a realidade do mercado e dos vários ambientes do marketing que influenciam uma imobiliária.

Os mitos que desestimulam o aprendizado contínuo

Muito embora seja fácil identificar vários dos benefícios do aprendizado contínuo, alguns mitos atrapalham a incorporação da cultura. Veja alguns dos mais comuns em imobiliárias, nos tópicos a seguir.

O ato de vender é um dom

A arte de vender pode ser aprendida. 

Com a busca de conhecimento sobre técnicas de venda, comunicação e negociação. 

O talento nato ajuda, mas o aprendizado contínuo consolida e aprimora o talento dos melhores corretores e consultores.

Toda negociação é igual

Cada negociação tem suas particularidades e deve ser tratada de modo único. Cada cliente, cada propriedade, cada cidade e situação ocorre em um cenário específico. 

Além disso, todo o processo tanto de compra quanto locação de imóveis, tem suas peculiaridades e um ciclo variável. Logo, está sujeito a várias interferências e influências que se diferenciam umas das outras. 

Assim, para complementar os processos de negociação e trazer mais fundamentos aos clientes, é necessário ter conhecimento e entender sobre diferentes tópicos acerca dos ambientes, como:

  • entendimento de diferentes tipologias;
  • conhecer as regiões nas áreas em que seus imóveis estão localizados;
  • avanços da tecnologia no setor;
  • compreensão de todos os tipos de contrato, etc.

O mercado imobiliário foi decifrado

O mercado muda e precisa ser constantemente estudado e compreendido. 

Apesar de ser natural relacionarmos que um acontecimento que se repete por um período de tempo é algo permanente, que continuará ocorrendo, é preciso manter atenção às pistas de que a realidade está se alterando.

Por exemplo, algumas décadas atrás, poucos imaginariam que os classificados de jornais perderiam o protagonismo que tinham na divulgação dos imóveis. Os que demoraram mais para perceber a mudança foram prejudicados com isso. 

Então fique atento e aberto às novas transformações do mercado. Isso destaca o seu negócio e evita futuros prejuízos. 

A criatividade é involuntária

A criatividade não ocorre como um passe de mágica, as ideias surgem com mais facilidade quando se tem informação e referências. 

Por exemplo, uma das tecnologias que devem impactar o setor imobiliário de modo significativo é a Blockchain. O qual muitas pessoas acreditam ser uma ferramenta exclusiva das criptomoedas, mas que tem utilidade na gestão de Smart Contracts.

De fato, ela é usada para controlar, registrar e compartilhar as transações feitas em moedas digitais, mas pode ser usada para armazenar documentos diversos, inclusive sobre o registro de imóveis. 

Com base nessa informação e em um conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento dessa tecnologia, é possível pensar em várias alternativas de uso.

Como se manter atualizado sobre o mercado?

É por meio do aprendizado contínuo que as imobiliárias ficam por dentro de todas as novidades e tendências do mercado. Para isso, alguns canais disponibilizam informações cruciais para esse público-alvo.

Vamos apresentar a seguir alguns canais confiáveis e seus respectivos conteúdos, para potencializar seu negócio.

Cupola

A Cupola é uma agência especializada em marketing imobiliário. 

Ela informa, principalmente, sobre eventos, tendências, mercado e marketing.  Produz publicidade empregando a criatividade e práticas de tecnologia para conquistar quem deseja adquirir um imóvel.

Exame

O Exame é um dos canais mais influentes e completos que apresenta todas as notícias atualizadas sobre o mercado imobiliário. 

A versão online da revista é atualizada com um grande volume de conteúdos diários e oferece material exclusivo, direcionado para o setor. 

Está disponível em duas categorias, que são: mercado imobiliário e imóveis. Apresentam desde novidades sobre investimentos até informações acerca dos negócios.

Estadão

O Estadão mantém as imobiliárias por dentro das principais oportunidades do mercado. Também oferece outras informações diversificadas, — incluindo economia e política — e mostra os principais avanços na área, para evitar investimentos que possam vir a causar prejuízos.

O nome no aumentativo combinava muito com a enorme edição de domingo de décadas atrás, boa parte ocupada por classificados de imóveis. Atualmente, a versão online oferece acesso a duas categorias que vão interessar você. São elas: mercado imobiliário e imóveis.

VGV

O portal VGV oferece um marketing imobiliário que permite a disseminação de conteúdos de qualidade e promove assim a profissionalização do mercado imobiliário. 

Além disso, oferece artigos acadêmicos e de autoria de especialistas renomados na área.

Portal TD

Bem, esse você já conhece. Não poderíamos deixar de citar, é claro, nosso portal da Transformação Digital, no qual temos uma vertical dedicada às imobiliárias. Sempre trazendo as novidades e aperfeiçoamentos do mundo digital para o mercado imobiliário

Bloco

Além disso, o Bloco também mantém conteúdos atualizados com as inovações e transformações do mercado por meio de artigos e nas redes sociais, no qual você pode nos acompanhar:

Para concluir, vale mencionar a importância de um engajamento do time de colaboradores da imobiliária. O qual precisam desenvolver uma cultura de aprendizado contínuo, garantindo a competitividade dos negócios imobiliários e a evolução pessoal dos colaboradores.

Aprendizado, tecnologia e inovação são as palavras-chave do negócio, invista nelas.

Gostou desse conteúdo? Então acesse nosso site, fique por dentro de tudo sobre esse assunto e conheça um pouco mais sobre o Bloco.

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Agências Como funciona o crescimento escalável de agências?
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Agências Metas SMART: como aplicar esse conceito em agências
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]