A forma como trabalhávamos há alguns anos é impensável para os dias atuais. Muitos processos que antes levavam horas ou dias para serem executados, hoje podem ser resolvidos com alguns toques na tela do celular. Com isso, as empresas conseguiram se tornar mais produtivas e otimizar seus custos.

As imobiliárias foram umas das que mais se beneficiaram com a Transformação Digital. Por meio das ferramentas para imobiliárias digitais que temos disponíveis, muitos processos foram automatizados. Assim, tornou-se possível focar mais as vendas e melhorar a experiência do consumidor.

Neste artigo, reunimos cinco ferramentas gratuitas para facilitar a vida de quem trabalha no ramo imobiliário e, consequentemente, aumentar a lucratividade. Quer conhecer quais são? Continue lendo e confira!

Ferramentas para tornar a sua imobiliária mais digital

1. Trello

Ao contrário das tradicionais planilhas, o Trello é uma ferramenta bem intuitiva para a organização de tarefas e apresenta diversos recursos. Podemos dizer que essa é a evolução dos post-its.

Você pode criar quantos quadros quiser na plataforma e dividi-los em categorias — o que facilita a organização.

Para cada categoria, você escolhe uma cor diferente e identifica o quadro por meio do título.

Além dessas customizações, é possível incluir determinados times para visualizar e editar as informações.

Logo, se há mais de uma pessoa envolvida em um projeto, você consegue fazer com que ela tenha ciência do que está acontecendo e colabore com o desenvolvimento dele.

Assim que clicamos nos quadros, encontramos diversas funcionalidades que podem ser incluídas nos cartões, como:

  • determinar a data de entrega;
  • anexar arquivos;
  • fazer uma checklist;
  • criar etiquetas.

Se você precisa fazer a divulgação de um novo imóvel, por exemplo, pode criar um quadro para essa tarefa e descrever todas as ações que devem ser realizadas.

Feito isso, você as separa em blocos para saber quais estão em andamento, quais já foram concluídas ou ainda não foram iniciadas.

O melhor de tudo é que o armazenamento é feito nas nuvens, e você pode acessar as informações de qualquer lugar. Apesar de ser uma ferramenta gratuita, existe a possibilidade de contratar planos para ter mais benefícios.

2. Hootsuite

Quando falamos em uma imobiliária digital, é impossível não marcar presença nas redes sociais. Isso é muito bom para alcançar mais pessoas e se aproximar do público. O único problema é que demanda tempo gerir todas essas mídias da maneira apropriada.

Além de publicar conteúdos, é preciso responder às mensagens inbox, interagir com os seguidores, monitorar as ações, coletar resultados etc. Por isso, o ideal é contar com uma ferramenta para facilitar essa tarefa — é aí que entra a Hootsuite.

Por meio da Hootsuite, você consegue realizar todas essas tarefas em uma única plataforma. Confira algumas facilidades que a ferramenta proporciona para as empresas:

  • gerar relatórios completos com apenas um clique;
  • agendar publicações para todas as redes sociais, inclusive stories;
  • adicionar equipes;
  • analisar os concorrentes

Infelizmente, o plano gratuito não abrange todos os recursos. Para isso, você deve pagar uma mensalidade. A boa notícia é que você pode testar a versão premium por 30 dias e ver se realmente compensa o investimento.

3. RD Station CRM

Assim como as demais ferramentas apresentadas para imobiliárias digitais, o RD Station CRM é intuitivo e fácil de usar.

Ele é ideal para gerenciar o relacionamento com os clientes e acompanhar o funil de vendas em tempo real. Dessa forma, você tem um panorama das etapas de negociação para saber aonde empregar seus esforços.

Em vez de fazer o processo manualmente, todas as interações com os clientes são registradas de modo automático no CRM. Assim, você ganha um tempo precioso para executar as tarefas mais importantes.

Veja algumas funcionalidades do RD Station CRM:

  • funil de vendas;
  • alertas de atividades;
  • histórico de interações;
  • integração com o WhatsApp Web.

Além de acompanhar a jornada do seu cliente, dá também para observar o desempenho dos vendedores por meio de relatórios simples de serem interpretados.

4. Blip

Uma característica comum dos consumidores modernos é que eles estão mais imediatistas.

Se alguém manda uma mensagem para a sua empresa e demora para ser respondido, é bem provável que esse indivíduo fique aborrecido — o que pode resultar na perda de clientes.

Muitas vezes, as perguntas costumam ser as mesmas e são fáceis de serem respondidas. Contudo, se o número de mensagens for grande, não tem atendente que consiga dar conta do recado.

Nessa situação, o ideal é contar com um sistema de inteligência artificial para responder a essas perguntas automaticamente: o famoso chatbot.

Com o Blip você pode:

  • criar o conteúdo da conversa, imprimindo a personalidade da empresa no tom das mensagens;
  • integrar o bot ao atendimento humano para as perguntas mais específicas;
  • agendar disparos automáticos para nutrir os clientes em potencial.

O melhor de tudo é que você consegue implementar a ferramenta em todos os canais da sua imobiliária digital, exceto o WhatsApp e o Apple Business Chat. Dessa maneira, seus clientes ficarão satisfeitos, e os atendentes deixam de ficar sobrecarregados.

5. CamCard

Quem é corretor sabe o tanto que é difícil guardar todos os cartões que recebem dos clientes. Pior ainda: e quando for necessário buscar o contato de um cliente em específico? Não é nada fácil achar no meio daquela pilha. É justamente para driblar essa dificuldade que existe o aplicativo CamCard.

O modo de usá-lo é bastante simples. Dentro do aplicativo, você aponta a câmera do seu celular para o cartão para que ele faça o escaneamento e guarde o arquivo em uma pasta.

O CamCard transforma todas as informações em uma imagem, semelhante à do cartão. Assim, você não corre o risco de a foto ficar com má qualidade — o que dificulta a leitura.

Outra grande vantagem do app é que, depois de ele escanear o cartão, as informações são adicionadas automaticamente na agenda do seu celular. Ou seja, o nome do cliente, telefone, e-mail e empresa são preenchidos na hora devido ao seu sistema avançado.

O aplicativo reconhece 17 línguas, inclusive o português, e é usado por mais de 100 milhões de usuários. Na versão gratuita, você pode escanear e guardar até 200 cartões. Caso ultrapasse esse número, é necessário adquirir a versão premium.

Como você pôde perceber, existem ferramentas gratuitas para diferentes necessidades. Não é preciso mais perder a cabeça com tarefas simples, mas que demandam muito tempo. Com o que temos em mãos hoje, sua imobiliária tem a oportunidade de ser mais produtiva, otimizando os recursos.

E você? Conhece alguma ferramenta para deixar a imobiliária mais digital que não citamos aqui? Deixe sua resposta nos comentários!

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Vendas Cuidado: um vendedor estressado pode, na verdade, estar com Síndrome de Burnout!
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Agências Como estruturar o processo de vendas em agências
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]