7 estratégias inteligentes para as marcas aproveitarem as redes sociais

estrategias-inteligentes-redes-sociais

Todas as pessoas que possuem um negócio, seja na internet ou fora dela, podem obter melhores resultados ao utilizar as redes sociais.

Essas poderosas ferramentas não contribuem apenas para aumentar as vendas, mas também para fortalecer sua marca e melhorar seu relacionamento com os clientes.

Neste post, vamos te mostrar as estratégias mais inteligentes para explorar todo o potencial das mídias digitais e gerar ainda mais engajamento no universo online. Vamos lá?

Escolha as redes sociais ideais

Para começar a colocar em prática estratégias de redes sociais, o primeiro passo é identificar aquelas que melhor correspondem ao seu modelo de negócio. Existem diversas mídias sociais na internet, cada uma com características únicas e específicas.

Para definir a melhor rede social para você, é fundamental conhecer muito bem o público-alvo do seu negócio. E, mais do que isso, o ideal é ter uma persona bem definida.

Quem é a pessoa que seu negócio visa atingir? Qual é sua idade, profissão e nível escolar? Quais são seus hobbies, medos e desejos?

Tudo isso deve ser levado em consideração no momento de escolher em quais redes atuar, já que de nada adianta investir muito no LinkedIn, por exemplo, se sua persona é um adolescente que passa a maior parte de seu tempo no Instagram.

Para simplificar sua escolha, separamos algumas informações sobre as principais redes sociais disponíveis no mercado. Ao conhecer mais de perto cada uma delas, ficará muito mais fácil identificar em qual seu negócio se encaixa melhor.

LinkedIn

Esta é uma das redes sociais mais indicadas para estudantes de ensino superior e profissionais de todas as áreas, já que o espaço é voltado para o networking.

Ela funciona de forma semelhante às principais redes sociais, com a criação de um perfil e compartilhamento de posts. O grande diferencial está na pegada profissional da plataforma, que permite adicionar um histórico acadêmico e de experiências no mercado de trabalho.

Dessa forma, os usuários podem compartilhar vagas e oportunidades, além de fazer contratações diretamente pela plataforma.

Manter um perfil atualizado é fundamental, tendo em vista que ele funciona basicamente como um currículo digital.

Pinterest

Esta rede social é muito indicada para profissionais e empreendedores que atuam no mercado de decoração, design e moda, já que ela é muito visual.

Dentro dessa plataforma, os usuários podem compartilhar fotos, criar galerias completas e marcar como “gostei” fotos compartilhadas por outros usuários.

O grande destaque vai para a qualidade do material compartilhado. Artistas e criadores de conteúdo de todas as partes do mundo utilizam o Pinterest para publicar seus trabalhos artísticos e coletar referências.

Facebook

Esta é, sem dúvidas, a maior rede social do planeta, com milhares de usuários ativos todos os dias. Também está entre as mídias sociais mais completas, permitindo o compartilhamento de vários formatos de conteúdo, entre eles texto, imagem e vídeo.

Um dos grandes diferenciais do Facebook são os anúncios, que podem atingir milhares de pessoas de forma segmentada e muito bem direcionada, aumentando bastante a conversão dos negócios que optam por utilizar essa estratégia.

Apesar da rede social estar começando a perder seu público jovem para outras plataformas, ainda é possível encontrar todos os perfis de usuários lá dentro, desde adolescentes até idosos.

Instagram

O Instagram é a segunda rede social mais popular do momento, perdendo apenas para o Facebook. E essa plataforma está crescendo cada vez mais!

O Instagram, que começou como um espaço para compartilhamento de fotos, hoje em dia é muito mais flexível e existem inúmeras funcionalidades disponíveis.

Os usuários podem postar vídeos, fazer transmissões ao vivo, subir stories, usar filtros, fazer enquetes e muito mais. Tudo de forma prática, por meio de um aplicativo móvel simplificado.

A rede social também pode ser acessada pelo computador, embora a postagem seja feita exclusivamente pelo aplicativo móvel.

Apesar de permitir o compartilhamento de diversos tipos de mídias, as fotos e vídeos continuam sendo a marca registrada do Instagram.  Por isso, a plataforma é indicada principalmente para negócios que exploram bastante esses formatos.

Lojas de roupas, cosméticos, artistas independentes, arquitetos e designers, por exemplo, podem aproveitar e muito os benefícios oferecidos por esse canal.

Também é possível vender no Instagram, o que torna essa rede um dos recursos mais poderosos para empreendedores.

YouTube

E já que estamos falando em estratégias de redes sociais, não poderíamos deixar de fora a maior plataforma de distribuição de conteúdo em vídeo do mundo.

O YouTube se consolidou como uma mega plataforma digital, responsável inclusive por gerar receita para profissionais independentes que trabalham diretamente usando essa rede social.

Todos os dias são adicionadas horas e horas de conteúdo na plataforma, por usuários de todas as partes do mundo. Marcas e empresas de todos os segmentos podem criar um canal dentro do YouTube para atrair mais clientes e formar um público consumidor fiel.

A ideia é oferecer conteúdos de alto valor que atraiam sua audiência e te permitam melhorar seu marketing empresarial.

Twitter

Por último, mas não menos importante, está o Twitter. Essa rede social é uma boa opção para divulgar produtos e serviços e para interagir com sua audiência de forma mais prática e descontraída.

Além de contribuir para seu brand awareness, usar o Twitter pode ser uma excelente opção para oferecer um bom atendimento ao cliente, já que grande parte dos usuários utiliza a plataforma para pedir assistência, tirar dúvidas ou fazer reclamações.

Estratégias de conteúdo para redes sociais

Agora que você já sabe quais mídias pode utilizar, vamos falar sobre algumas estratégias de redes sociais poderosas para que você possa obter melhores resultados ao trabalhar sua marca.

São dicas que podem ser aplicadas em uma ou mais redes sociais que mencionamos no tópico anterior.

01. Stories

Essa é uma funcionalidade que já se encontra presente tanto no Instagram quanto no Facebook. São posts com duração limitada a 24h, período durante o qual as pessoas podem dar uma olhadinha no dia a dia do seu negócio.

Vale a pena utilizar o Stories para se aproximar das pessoas que acompanham de perto sua marca e interagir fazendo perguntas e enquetes.

Além disso, você pode compartilhar as atividades da empresa, mostrar produtos e serviços, divulgar novidades e muito mais, tudo de um jeito bem amigável e, de certa forma, mais informal.

Usar gifs, emojis, filtros e figurinhas são excelentes formas de chamar a atenção dos seus seguidores e fazer marketing de uma forma criativa e diferenciada.

Outra boa ideia é usar a opção de fixar os stories para organizar seus conteúdos e manter um histórico de suas publicações, evitando que elas desapareçam após 24 horas.

Se tiver uma conta verificada, você também pode usar a opção de arrastar para cima e levar seus seguidores a outro lugar, como um post de seu blog, uma página de vendas ou um vídeo no YouTube, por exemplo.

02. Hashtags

As hashtags (#) são a forma mais prática de marcar um conteúdo, para que ele seja encontrado por usuários que estão pesquisando pelo termo.

Vamos tomar como exemplo a #tbt, uma das mais utilizadas em redes sociais como o Instagram. Quando uma pessoa faz uma busca por esse termo específico, todos as postagens publicadas com a hashtag aparecem.

Uma das estratégias de redes sociais poderosas é sempre incluir hashtags relacionadas com o seu negócio nas postagens. Dessa forma as chances de o negócio ser encontrado nas pesquisas se tornam maiores.

Exemplo de utilização de hashtag.

03. Transmissão ao vivo

Transmitir ao vivo, usando o sistema de lives disponível em várias redes sociais, é uma das estratégias inteligentes mais poderosas para criar autoridade.

Os seguidores podem acompanhar de perto a expertise de quem está apresentado. Assim, é o momento certo para mostrar na prática todos seus conhecimentos, reforçar que você é referência em seu nicho de mercado e oferecer conteúdos de valor para sua audiência.

As transmissões ao vivo podem ser realizadas, por exemplo, por meio do Instagram e Facebook.

Aproveite as lives para estreitar sua relação com os seguidores, interagir com eles, responder perguntas e solucionar dúvidas. Além disso, é claro, mostre de que forma sua marca pode resolver os problemas de sua audiência.

04. Parcerias com influenciadores digitais

Na lista de estratégias de redes sociais está a formação de parcerias com influenciadores. São pessoas que dominam determinada rede social, possuindo uma verdadeira legião de fãs e seguidores.

Fazer contato com o digital influencer certo pode ser a chave para obter um rápido crescimento em seus canais profissionais.

Vamos supor que você vende um curso online de inglês para turismo e quer aumentar suas vendas. Uma excelente estratégia é procurar um influencer do nicho de viagens para que ele promova seu produto, já que os seguidores dele estão extremamente engajados com o tema.

Exemplo de anúncio feito por digital influencer.

05. Sorteios e enquetes

Existem muitas formas de realizar sorteios e fazer enquetes nas redes sociais. Seja diretamente no feed ou no Stories, essa estratégia gera um alto engajamento dos seguidores.

Fazer perguntas é uma das formas mais simples de chamar a atenção. Eles adoram participar ativamente, pois se sentem mais próximos da marca.

06. Carrossel

Um dos recursos mais interessantes de algumas redes sociais é o carrossel. Os usuários podem postar várias fotos, que aparecem em sequência, como se fosse um slide. As possibilidades são inúmeras, valendo a criatividade do usuário.

As imagens de redes sociais geram um impacto tremendo, pois atingem diretamente os usuários dessas plataformas. Vale a pena investir na publicação de conteúdos nesse formato.

07. Possibilidade de compra

E por falar em estratégias de redes sociais, muitas das plataformas digitais permitem levar os usuários diretamente para uma página de vendas, o que elimina barreiras e permite aumentar ainda mais os lucros.

Aproveite a interação com seu público para vender seus produtos. Dessa forma, as redes sociais vão funcionar não apenas como um canal de divulgação, mas também como um canal de venda direta.

Exemplo de produtos a venda no Instagram.

Conclusão

É mais do que possível utilizar as redes sociais para alavancar as vendas. No entanto, é fundamental conhecer seu público-alvo para identificar em quais redes sociais eles mantêm maior presença.

O monitoramento de redes sociais também é fundamental, assim você poderá acompanhar os resultados obtidos e melhorar as estratégias que forem necessárias.

Mais importante do que estar em todas as mídias sociais de uma só vez é manter uma presença de qualidade, postando com frequência nos canais mais relevantes para seu público.

De nada adianta postar apenas de vez em quando. Lembre-se de manter a rede social do seu negócio ativa, bem alimentada e com conteúdo que agregue valor aos seus seguidores.

E se você quer saber mais sobre este assunto, confira as dicas da Hotmart para fazer uma boa gestão de redes sociais!

Analista de Marketing na Hotmart

Analista de Marketing da Hotmart, uma plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online. Nossa missão principal é permitir que as pessoas aumentem sua renda compartilhando com o mundo o que elas têm de melhor: seus conhecimentos.