As ferramentas de Big Data podem ser utilizadas inteligentemente para multiplicar sua lucratividade e competitividade perante os concorrentes. Mas obter essas vantagens pode não ser simples, já que a tecnologia se desmembra em diferentes tipos de plataformas.

Há um total de oito categorias de programas que compõem um projeto de Big Data e Analítica, cada um com suas próprias funções que interagem diferentemente com as informações da companhia. São elas: as de armazenamento, limpeza, mineração, análise, visualização, interação e coleta de dados.

Para que você encontre a ferramenta ideal para sua empresa, explicamos as finalidades de cada um desses grupos de programas e listamos os melhores softwares de cada um deles a seguir. Boa leitura!

Coleta de informações

Primeiramente é necessário coletar os dados que serão trabalhados. O software utilizado deve realizar a tarefa de forma eficaz, econômica e completa para que as demais ferramentas Big Data trabalhem de forma plena.

Import.io

Instrumento completo e excessivamente fácil de ser utilizado, não requer programação adicional e com simples cliques você extrai todas as informações de uma página em um relatório completo, que poderá ser analisado por outros programas.

Ele pode ser utilizado gratuitamente por um determinado período, após sua expiração, há uma mensalidade de U$ 299 mensais.

Apache Chukwa

Desenvolvido com base no Hadoop, essa ferramenta é Open Source (seu código pode ser modificado para se adequar às necessidades da empresa), sendo bastante robusta para coletar, disponibilizar, monitorar e analisar os resultados da empresa.

Armazenamento e controle de dados

O armazenamento também é uma importante etapa que não deve ser ignorada, pois as informações são extensas e totalizam centenas de gigabytes. Uma boa ferramenta é capaz de providenciar uma excelente leitura, arquivando e alterando rapidamente até mesmo os arquivos mais pesados.

Apache Hadoop

Esse é um famoso software que consegue aumentar ou reduzir o conteúdo dos arquivos de qualquer formato, tudo de forma rápida e leve.

Trata-se de um programa avançado que exige um profissional em java para manuseá-lo. Ele é gratuito, porém adaptações aprimoradas podem variar entre U$ 136,08 e U$ 1.091,50 mensalmente, valor que dependerá  do tamanho e potência do servidor desejado.

Talend

Programa com diferentes aplicações, incluindo armazenamento, integração de processos com dados embutidos em tempo real, entre outras.

Também é Open Source, grátis (com funcionalidades opcionais pagas) e uma boa opção para empresas de qualquer tamanho.

Cassandra

Esse sistema de banco de dados permite o controle, compressão e transmissão de uma grande quantidade de informações sem comprometer a performance do computador. Uma de suas características marcantes é a flexibilidade: pode ser utilizado em computadores de baixo poder de processamento, sendo compatível com inúmeras tecnologias (como a nuvem). É gratuito.

Limpeza de informações

Após coletar os dados, você perceberá que eles estão completamente desorganizados e difíceis de serem lidos. Por essa razão, existem programas que organizam e padronizam as informações, permitindo que outros programas as utilizem.

Data Cleaner

O programa transforma os arquivos em estruturas limpas, organizadas e prontas para serem lidas por softwares de visualização de dados. O Data Cleaner é grátis nos primeiros 30 dias de uso, após esse prazo você pode adquirir planos por baixos preços.

OpenRefine

Open Source e grátis, esse programa é fácil de usar e permite a exploração de uma grande quantidade de dados em poucos cliques. Há uma comunidade dedicada a aprimorá-lo constantemente. Caso você encontre problemas, poderá requisitar seu suporte.

Mineração de dados

Trata-se de um processo de busca pelas informações relevantes, definição de padrões importantes e análise de comportamentos a partir dos dados coletados.

Oracle Data Mining

Suas funcionalidades incluem descoberta de padrões, predileções e alavancagem de dados. Permite a identificação do comportamento dos consumidores e traça, precisamente, seus perfis.

Teradata

Ferramenta bastante completa que oferece serviços de armazenagem de dados, análises Big Data e suas aplicações no marketing da empresa. Além disso, também oferta a implementação do produto conjuntamente com o treinamento dos usuários, se assim os gestores entenderem necessário.

Análise do conteúdo

Diferente da mineração, que estuda as informações de forma geral, os programas de análise separam e estudam os dados da empresa para responder perguntas específicas, como a quantidade de vendas de determinado produto, cores mais escolhidas e época do ano em que são mais vendidos.

Statwing

Esse programa preenche todas as necessidades da empresa com uma análise completa e é excepcionalmente fácil de ser manuseado. Seu pacote básico custa U$ 50 mensalmente, que inclui o envio de pacote de dados de até 50 mbs cada. Outros planos permitem o envio de arquivos maiores.

BigML

Esse instrumento possui uma interface fácil de usar, importa os dados rapidamente e faz uso da tecnologia de Machine Learning para prever dados.

Há uma versão grátis com recursos limitados. O preço da versão completa varia conforme o número de serviços, as diferentes funcionalidades desejadas e o treinamento dos funcionários.

Visualização de informações

De nada adianta coletar, interpretar, analisar e até prever os dados se você não conseguir entender a mensagem que eles transmitem. Os programas devem converter os dados complexos em relatórios fáceis de serem lidos, como gráficos, tabelas e mapas.

Tableau

O programa permite a criação de mapas, gráficos em barra, de dispersão, entre inúmeros outros. Eles são gerados rapidamente e atualizam informações em tempo real. Existe uma versão pública completamente grátis e outras pagas, porém com funcionalidades adicionais.

Chartio

Permite a combinação de dados e a criação de relatório diretamente de seu navegador, os arquivos podem ser exportados em PDF e enviados aos emails selecionados. Há uma versão teste gratuita e outras versões mais completas com preços flexíveis.

Integração de dados

O objetivo aqui é integrar as informações entre diferentes programas e plataformas. Por exemplo, você poderá conectar o Tableou com a rede social Facebook ou Twitter.

A vantagem consiste no aumento de eficiência na troca de informações e na redução dos recursos necessários para transferência de dados entre plataformas.

Pentaho

A integração aqui não requer codificação adicional, basta que você arraste os dados para o programa que ele realizará o trabalho automaticamente. Também são incluídos serviços de análise de dados. Ele é grátis durante os primeiros 30 dias de uso, após, você o adquire por um baixo custo.

Blockspring

Completamente grátis, o programa aglomera dados em relatórios e planilhas bastante similares a programas como Google Sheets e Microsoft Excel. Por exemplo, os seguidores de seu Twitter são listados em uma simples e prática tabela ao mesmo tempo em que são enviados ao Tableau.

Linguagem de dados

Existem inúmeras linguagens de programação que podem ser utilizadas para desenvolver programas. Uma não é melhor que a outra, porém é preciso entender qual possui as qualidades necessárias para atender as suas necessidades.

R

Bastante empregada no desenvolvimento de cálculos estatísticos e gráficos em geral, é muito utilizada na mineração de dados e análise estatística. Compatível com o Linux, MacOS e Windows, sua popularidade cresce constantemente.

Python

Criada na década de 80, está em crescimento pelo fato de permitir o desenvolvimento de eventuais funcionalidades indisponíveis nos softwares Big Data.

XPath

Seu foco é na extração de dados e criação de documentos XML. As ferramentas que utilizam navegadores normalmente trabalham com esse formato.

A lista de ferramentas de Big data é bastante ampla, mas após a leitura deste conteúdo você sabe exatamente quais devem atender as exatas necessidades de sua companhia, como adquiri-las e como utilizá-las.

Você sabe a relação dessa tecnologia com as inovações no setor industrial? Confira nossa publicação sobre a importância do Big Data para a Indústria 4.0!

dadosDados
Gestão Ganho de eficiência: o que é o Método GTD?
Entenda o que um software de atendimento pode fazer pelo seu negócio