Exemplos de Transformação Digital em empresas brasileiras

Exemplos de Transformação Digital em empresas brasileiras

As inovações tecnológicas causaram uma mudança rápida no cenário industrial e também na sociedade. Contudo, o desenvolvimento das tecnologias é constante e as novidades na área acontecem quase que diariamente.

Ficar atualizado na era digital é um desafio, mas também ignorar o seu potencial, principalmente dentro das empresas, pode ser o fim do seu negócio.

Isso porque, assim como os dispositivos eletrônicos já fazem parte da nossa rotina, os empresários também estão vendo os benefícios e promovendo a transformação digital desde o chão da fábrica até a relação com os clientes e fornecedores.

Neste post, apresentaremos 2 exemplos de transformação digital em empresas brasileiras. Confira como esses grandes empreendimentos estão entrando na era digital!

1. Magazine Luiza

Desde 2016, o Magazine Luiza está desenvolvendo e avançando na estratégia de transformação digital, com o objetivo de deixar de ter apenas o comércio varejista tradicional para entrar também na era digital.

O projeto de transformação tem se baseado em 5 pontos. Começando pela inclusão digital, a fim de ampliar o número de vendas no comércio eletrônico. O segundo é o de melhorar a experiência do cliente na hora da escolha do produto e de fechar a compra, por meio da tecnologia.

O terceiro pilar é transformar a plataforma digital da corporação em um marketplace, ou seja, um local para conectar diferentes vendedores dos mais variados setores do varejo a seus compradores. Outro ponto é a conexão de todas as partes das lojas, abrindo múltiplos canais para o contato.

O quinto pilar para a transformação digital é o de desenvolver a cultura digital. A empresa tem se inspirado em cases como Spotify, Facebook e Amazon.

Como resultado, em meados de 2017, o Magazine Luiza contava com uma equipe de 200 pessoas composta por engenheiros e desenvolvedores de softwares, para deixar de apenas consumir e passar a produzir as suas próprias tecnologias.

2. Porto Seguro

A seguradora combina os canais online com o atendimento pessoal para aumentar o número de clientes. A empresa percebeu que, apenas com o atendimento online, os possíveis clientes acabavam desistindo de contratar o seguro em determinados momentos do processo, porque ainda possuíam dúvidas.

Com isso, viu a importância do contato pessoal do cliente com o corretor. Então, investiu em uma plataforma de marketplace, em que mais de 6 mil corretores colaboradores podem ter uma loja virtual com produtos integrados.

Com essa plataforma, a empresa consegue combinar a venda online com um atendimento personalizado, divulgando sua marca e também a do corretor. Para isso, oferece soluções de marketing para esse colaborador e, ainda, explora o potencial das principais mídias para conectar possíveis clientes com seus corretores.

Em outubro de 2017, a Porto Seguro anunciou uma parceria com a Genesys, uma empresa de tecnologia para contact center, com o objetivo de transformar a experiência dos clientes em uma estrutura multicanal para melhorar o relacionamento e suporte. Para isso, também pretende implantar tecnologias com inteligência artificialchatbot.

Gostou de conhecer 2 exemplos de transformação digital em empresas? Viu como já estamos na era digital e que esse é só o começo de uma grande transformação empresarial?

Se você quer saber mais sobre o processo de transformação digital nos negócios e ainda ficar atualizado sobre as novidades tecnológicas, assine nossa newsletter e tenha conteúdo de qualidade toda segunda-feira!

Gerente de Operações no Portal Transformação Digital

Eduardo Wolkan é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em marketing e comportamento do consumidor. Entusiasta do meio digital e fascinado pela internet, fez do hobby sua profissão e hoje atua com projetos de transformação digital nas áreas de marketing e vendas.