Cultura DevOps: vantagens e contribuição para a Transformação Digital

Conheça as vantagens do DevOps

Neste artigo, iremos falar sobre a cultura de DevOps na transformação digital e como isso impacta nas empresas de forma positiva.

O termo DevOps surgiu em uma palestra sobre Infraestrutura Ágil, na conferência ágil de Toronto, em 2008.

Mas o que é DevOps?

É basicamente uma junção de práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa de distribuir aplicativos e serviços em alta velocidade, desenvolvendo assim uma cultura de desenvolvimento ágil.

Já a transformação digital, é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, melhorar seus resultados, obter mais clientes.

Por que a cultura do DevOps vem crescendo tanto (ou porque ela é tão importante)

Esta cultura tem mostrado um valor muito grande para as empresas e para os times de desenvolvimento, pois traz agilidade para o time e resultados mais rápidos para a empresa.

Esse crescimento também se dá devido a independência que os desenvolvedores ganham, não necessitando mais de outros times para realizar funções que são essenciais no dia a dia dessa equipe.

Esta cultura é composta por uma junção dos times de desenvolvimento e operações, que antes faziam trabalhos diferentes e que se comunicavam somente quando um precisava do outro. Com esta nova metodologia, não funciona mais dessa forma.

Ah, e como era antes então? Antes, quando um desenvolvedor iria realizar um deploy (implementar seu software em produção), ele precisava colocar seus novos arquivos em um pasta compartilhada, e então alguém do time de operações transferia estes arquivos para o servidor final.

Certo, e como fica com esta nova forma? Com esta cultura implementada, o desenvolvedor automatiza o processo de deploy. Esta automatização se chama Integração Contínua, e neste processo é utilizado um software para efetuar esta integração. Exemplos: Jenkins, Buddy.

Quando este procedimento é automatizado, o desenvolvedor coloca suas alterações em algum repositório e somente aperta um botão no software para colocar este novo código em produção. Assim, o procedimento fica bem mais ágil e dependente de menos pessoas envolvidas para que tudo funcione como deve ser.

Então, fica fácil entender que um dos benefícios do DevOps é a redução de custos, possibilitada nos setores de desenvolvimento e operações. Outra vantagem, é que as complexidades podem ser administradas de uma forma mais eficaz, pois as barreiras que existiam entre as operações de TI e os desenvolvedores não existem mais ou foram drasticamente reduzidas.

Hoje, na Redehost, vivemos diariamente a cultura DevOps, devido a necessidade de agilidade e facilidade em nosso dia a dia. Aplicamos esse conceito em vários projetos internos, no qual nossa equipe de desenvolvimento cria todo o Continuous Deploy para a aplicação.

Utilizamos algumas ferramentas, como o Jenkins, para nos dar mais autonomia no Deploy das aplicações; Jenkins Pipeline, para integrar o nosso versionador de código (utilizamos o BitBucket) ao nosso gerenciador de Deploy; e contêineres Docker no servidor, o que nos permite a criação de múltiplas instâncias de uma aplicação, ou de aplicações diferentes que se integram de alguma maneira, porém de modo isolado, nos ajudando muito em nosso trabalho com Microservices.

Como o DevOps contribui para a transformação digital

A transformação digital está interligada a cultura de DevOps, que visa também entregar funcionalidades mais rapidamente, aumentando assim a concorrência e deixando um produto mais competitivo.

Com custos reduzidos com infraestrutura, e cada vez mais se tornando commodity, junto a uma cultura de DevOps forte e em uma empresa que está focando em tecnologia, a influência tecnológica cresce exponencialmente e isso traz ótimos resultados.

Aliando isso, as entregas cada vez mais frequentes e features novas a cada semana, o mercado fica cada vez mais acirrado. Vemos isso diariamente com o lançamento de novos produtos. Podemos usar os Smartphones como exemplo: novas versões são lançadas todo ano, com novas funcionalidades, novas tecnologias que melhoram a utilização, e tudo isso em um período de um ano.

Essa concorrência é benéfica para o consumidor e para a empresa, e acaba sendo um exemplo da contribuição que a cultura de entregas rápidas tem na transformação digital.

E o que os clientes ganham com isso?

A partir do momento em que uma empresa tem a tecnologia no centro de seu negócio, ela entrega melhores experiências para o cliente final. Cada vez mais conquistaremos os clientes com a experiência que ele tem sobre o produto, e não de outras formas.

O cliente precisa de um software que resolva determinado problema de uma forma eficaz e eficiente. Utilizando das ferramentas que a tecnologia nos proporciona, juntamente com a cultura DevOps aplicada, uma empresa tem tudo para dar isso a ele – de forma rápida e com atualizações sempre que necessário – e ajudá-lo a alcançar o sucesso.

E aí, já utiliza o DevOps na sua empresa? Tem alguma opinião sobre? Diga nos comentários!

 

Desenvolvedor na Redehost

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e desenvolvedor na Redehost. Apaixonado por robótica e membro da premiada equipe de robótica 1772.