Este ano, a Ogilvy Brasil realizou uma pesquisa para entender melhor o que os consumidores do país esperam de suas empresas preferidas, sejam nacionais ou internacionais.

Foram entrevistadas 2.029 pessoas entre 18 e 64 anos, de ambos os sexos e pertencentes às classes A, B e C, para que avaliassem 50 grandes empresas.

Para essa avaliação, foram analisados 5 atributos principais que fazem a diferença na hora da escolha dos consumidores: Tradição, Confiança, Imagem, Empoderamento e o Fazer.

As mais queridas

Dentre os atributos analisados, “Fazer” é o que mais se destaca na opinião dos brasileiros. Não à toa, a empresa que mais agrada os brasileiros é o Google, uma das organizações mais lembradas no quesito nacional preferido.

Ao final, o ranking das 10 empresas mais queridas ficou assim:

  1. Google
  2. Facebook
  3. Natura
  4. Havaianas
  5. Netflix
  6. O Boticário
  7. Samsung
  8. Nestlè
  9. Apple
  10. Nike

Já separadas por atributos, as mais lembradas de cada um foram:

Fazer

Google, Facebook e Samsung

Empoderamento

Natura, Havaianas, Netflix, O Boticário, Apple e Nike

Confiança

Natura, Netflix, Samsung, Nestlè, Apple e Nike

Imagem

Facebook, Havaianas, Netflix, O boticário, Samsung, Apple e Nike

Tradição

Natura, Havaianas, O Boticário e Nestlè

Expectativas na era digital

É fácil perceber que, como falamos há algum tempo, a busca por inovação na experiência do consumidor é o que faz as empresas serem lembradas e amadas atualmente.

Essa pesquisa pode ser considerada o reflexo da Transformação Digital no cenário nacional.

Os consumidores brasileiros seguem marcas que falam a mesma língua que eles e acompanham suas necessidades de inovação, como o Google e o Facebook; marcas que empoderam o consumidor moderno, os representam mundialmente e são livres de preconceito, como a Natura e a Havaianas; marcas que quebram antigos paradigmas com novos modelos de negócio e oferecem experiências alinhadas ao mundo digital, como a Netflix.

Viu como a tecnologia é importante, mas, no final, a Transformação Digital é uma questão de pessoas?

Tiago Magnus

Fundador do Transformação Digital Tiago Magnus atuou nos últimos 10 anos em projetos digitais, trabalhando com marcas como Lenovo, Carmen Steffens, Mormaii, VTEX, Carrefour, Centauro, entre outras, e como sócio de uma das principais agências digitais do Brasil. Hoje, é Diretor de Transformação Digital na ADVB e Fundador do TransformacaoDigital.com.

mercadoMercado
Tecnologia Carros por assinatura: surge a “Netflix” dos automóveis
Transformação Digital Especial: TED Talks para a Transformação Digital