Como usar o WhatsApp Business no relacionamento com consumidores

Entenda como usar o WhatsApp Business para melhorar o relacionamento com os consumidores na era da Transformação Digital

Você deve utilizar constantemente um certo aplicativo de mensagens instantâneas em suas atividades diárias, não é mesmo?

Você sabia que existe uma versão voltada exclusivamente para os negócios e que pode facilitar o dia a dia do setor de atendimento da sua empresa? Neste post vamos mostrar como usar o WhatsApp Business.

Explicaremos como ele surgiu, quais as principais vantagens para os clientes e os benefícios para as empresas que já estão utilizando essa ferramenta.

Vamos tratar também sobre como o funcionamento e a utilização desse aplicativo podem melhorar a experiência dos consumidores da empresa ao oferecer um atendimento diferenciado. Continue conosco e confira!

O que é o WhatsApp Business?

Idealizado em 2009 e desenvolvido por uma dupla de ex-funcionários do Yahoo — Jan Koun e Brian Acton —, o WhatsApp foi lançado primeiramente para iOS, mas, devido ao seu estrondoso sucesso, a versão para Android logo estava sendo distribuída.

Após recusar uma proposta bilionária do gigante de buscas, Google, a dupla de fundadores acabou por vender a empresa para o grupo do sr. Mark Zukerberg — o criador do Facebook — por 22 bilhões de dólares. Um ótimo negócio!

No entanto, Mark e seus colaboradores tinham um grande desafio pela frente: monetizar um aplicativo de sucesso com mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo.

Uma das saídas encontradas pela equipe foi o desenvolvimento de uma solução exclusiva para empresas. Nascia assim o WhatsApp Business, como uma ferramenta corporativa de apoio ao atendimento ao cliente.

Como funciona?

O aplicativo é voltado para pequenas empresas e conta com uma interface um pouco mais sóbria, mas ainda seguindo a linha de intuitividade e simplicidade desenvolvida inicialmente por Jan e Brian.

O WhatsApp Business tem alguns recursos a mais que sua versão comum e tem como objetivo melhorar o atendimento ao cliente por meio da automatização de conversas. Ou seja, ele funciona como um chatbot.

É possível configurar atalhos para a criação de respostas padrão a serem utilizadas em determinados momentos, como “Muito obrigado pelo seu contato” e “Retornaremos sua solicitação em breve”.

Com isso, a empresa pode criar uma série de respostas que valorizem a companhia e transmitam sua visão e valores, melhorando assim a confiança junto ao cliente.

O app também funciona como um cartão de visitas da empresa, com uma série de informações essenciais acerca do negócio para auxiliar o consumidor em qualquer dúvida. Entre elas estão o endereço, segmento de atuação, site oficial, telefone comercial, e-mail, horário de funcionamento e outros dados que possam ser relevantes.

Outro ponto muito interessante — lançado recentemente — é a possibilidade de explorar determinadas métricas, como o número de conversas, clientes respondidos e contatos realizados, por exemplo.

O WhatsApp Business também conta com uma funcionalidade de etiquetas (labels) pelas quais é possível realizar uma segmentação entre os clientes, o que pode ser muito interessante para o setor de marketing. Pode-se aplicar labels como “novo cliente”, “pago”, “consumidor com problemas”, entre outros. A criação dessas etiquetas se dará conforme necessidade.

Quais são os benefícios para os clientes?

Alguns clientes apresentam muita dificuldade quando tem de contatar uma empresa, seja na busca por adquirir um produto ou serviço, seja para ser atendido no suporte. O WhatsApp Business tem — como principal proposta — o objetivo de disponibilizar sua plataforma como um facilitador desse contato, provendo:

  • Acesso rápido e simples — praticamente todas as pessoas hoje têm um dispositivo móvel com acesso à internet. Ao utilizar o WhatsApp Business, a empresa está a apenas um clique de distância;
  • Familiaridade a quem usa — esse canal de comunicação já é familiar a um grande número de pessoas e isso faz com que o cliente se sinta mais à vontade.

Quais são os benefícios para a empresa?

Ao buscar novas formas de comunicação junto ao cliente, um dos principais objetivos é trazer mais conforto ao consumidor e manter a sua fidelização. Utilizar o WhatsApp Business pode trazer uma série de vantagens ao cliente. Podemos citar entre elas:

  • Contato pessoal — uma das grandes dificuldades das companhias é realizar um contato pessoal junto ao cliente, pois a maioria das plataformas é muito engessada. Ao enviar mensagens no mesmo local que amigos e familiares mandam, a empresa pode obter êxito nessa tarefa;
  • Marketing direcionado — ter acesso ao perfil das pessoas e falar diretamente com cada cliente facilita o trabalho do marketing e do time de vendas, que pode realizar um contato muito mais direto;
  • Interação vocal — diferente de canais como o e-mail, aqui é possível realizar o envio de mensagens de voz, o que pode aproximar o cliente da empresa;
  • Automação de mensagens — os envios automatizados de resposta podem facilitar o dia a dia dos atendentes, que farão um trabalho muito melhor sem deixar ninguém esperando.

Como usar o WhatsApp Business?

O primeiro passo para utilizar o aplicativo é baixar a versão do WhatsApp Business na loja de aplicações. Após realizar a instalação, é preciso criar a conta da empresa.

É necessário inserir o celular que será utilizado como número oficial no aplicativo e em seguida realizar as configurações iniciais de país e nome. Após o primeiro login é preciso cadastrar todas as informações do seu empreendimento no perfil.

Depois disso já é possível começar a criar mensagens rápidas, como um aviso de ausente para mostrar aos seus clientes que o atendente não está disponível naquele momento.

Ao finalizar essa configuração é possível produzir rótulos para uma melhor divisão dos clientes dentro da conta no aplicativo, dessa forma você poderá realizar um atendimento personalizado de cada um dos consumidores cadastrados como contatos.

Pronto, a sua conta no aplicativo já está criada e configurada e a empresa já pode cadastrar clientes e começar a divulgar seu novo canal de atendimento para melhorar a experiência de seus consumidores!

O WhatsApp Business pode ser utilizado como uma ferramenta de relacionamento com o cliente, indo além dos atendimentos pontuais, melhorando assim a relação de confiança entre a empresa e o consumidor.

Esperamos que ao finalizar a leitura deste post você possa ter compreendido como usar o WhatsApp Business para alavancar os negócios de uma empresa e como essa ferramenta pode ser um diferencial para o atendimento.

Para se tornar um expert neste assunto, é importante que você também saiba sobre os mitos e verdades acerca do WhatsApp Business!


Continue aprendendo