Como o G Suite, do Google, auxilia na Transformação Digital

Entenda o poder do G Suite na Transformação Digital da sua empresa

Muitas pessoas conhecem o Google como um gigante das buscas, mas a grande maioria desconhece todas as suas outras ferramentas. Entre elas está o G Suite, um conjunto de soluções que pode agregar bastantes benefícios às empresas e auxiliar na transformação digital.

No meio dessas soluções encontram-se armazenamento de arquivos em nuvem, pacote office completo com compartilhamento de documentos online, agenda multiplataforma etc., ou seja, tudo o que uma empresa precisa em um só lugar.

Neste post, mostramos para você como o G Suite do Google pode ser uma ferramenta completa para auxiliar na transformação digital da sua empresa. Boa leitura!

O G Suite

Quando falamos nas soluções do Google, a primeira coisa que devemos entender é que elas são pensadas e desenvolvidas para a utilização de cloud computing, e é aqui que está o pulo do gato.

As ferramentas utilizadas atualmente pelas empresas são instaladas diretamente nas máquinas, o que dificulta o compartilhamento, exige que várias cópias de um documento sejam realizadas, inibe a comunicação entre os membros da equipe, entre outros fatores.

Assim sendo, as ferramentas atuais tiveram o seu momento. No entanto, com o crescimento e a globalização dos mercados, a eficiência é uma exigência constante, e já não há espaço para soluções que carecem de praticidade e de eficácia.

O G Suite permite a colaboração entre membros de uma equipe a qualquer momento, sendo essa uma palavra-chave para a transformação digital dentro das empresas. Nesse sentido, é possível, por exemplo, criar um documento em nuvem e duas pessoas trabalharem nele ao mesmo tempo.

A importância da computação em nuvem para a Transformação Digital

Em termos gerais, a computação em nuvem nada mais é do que o uso de recursos compartilhados remotamente, como servidores, aplicativos, armazenamento e serviços adicionais.

A nuvem permitiu que as empresas, sobretudo as que contam com pequeno orçamento, utilizem serviços tecnológicos sem necessitar de grandes investimentos. Isso melhorou significativamente a competitividade de muitas dessas companhias e colaborou para a criação de cada vez mais serviços especializados que visam melhorar ainda mais o desempenho dos negócios.

Dessa forma, as empresas podem utilizar serviços tecnológicos sob demanda, em vez de investir grandes somas de dinheiro na construção de uma infraestrutura própria — o que poderia inviabilizar o negócio.

Com a evolução do conceito de nuvem, os serviços ofertados acabaram sendo categorizados, e, hoje em dia, podemos contar com PaaS (plataforma), IaaS (infraestrutura) e SaaS (software), que é onde está o G Suite.

Leia também: IAAS, PAAS, SAAS: conheça os modelos fundamentais de Cloud Computing

O G Suite como ferramenta-chave para a TD

Atualmente, o mercado altamente volátil exige cada vez mais agilidade por parte dos profissionais e das empresas, o que não pode ser conseguido sem a transformação digital e o emprego de novas tecnologias.

O que se espera das organizações é competência para direcionar o tempo — antes gasto com processos que podem ser automatizados e com problemas de infraestrutura — para esforços na busca de aquisição, retenção e satisfação dos clientes.

O novo desafio da era da informação é mover-se rapidamente de acordo com as oportunidades do mercado. Assim sendo, claramente isso envolve o uso de novas tecnologias de forma integrada com as melhores práticas de negócios em busca de boas soluções.

O G Suite atua nesse meio como um painel corporativo, combinando o Gmail com uma gama de aplicativos de documentos, como planilhas, arquivos de texto e apresentações, junto às suas ferramentas de colaboração, como Hangouts.

Além disso, já existe uma série de aplicativos de terceiros que podem ser acoplados à plataforma básica para uma melhor experiência.

Benefícios do G Suite para a Transformação Digital

Ao adotar a plataforma de trabalho do Google, uma empresa pode ter acesso a uma série de vantagens que vão melhorar seu desempenho e alavancar sua produtividade. A seguir, confira as principais!

Mobilidade

A primeira grande vantagem do uso de tecnologias baseadas em computação na nuvem é a mobilidade que elas trazem. Com um dispositivo conectado à internet, torna-se possível acessar documentos e realizar edições de qualquer lugar do mundo.

Com a globalização e a transformação digital, as empresas estão crescentemente criando equipes que utilizam ferramentas como essa para realizar suas atividades mesmo estando espalhadas pelo planeta.

Leia também: Um olhar sobre as principais ferramentas para Transformação Digital acontecer

Colaboração

Outra grande vantagem do G Suite em relação às outras ferramentas disponíveis no mercado é a possibilidade de trabalhar em colaboração, o que traz muito mais agilidade e rapidez na finalização de tarefas.

Nessa perspectiva, é viável criar documentos compartilhados com diversas pessoas da equipe, e todos realizarem alterações ao mesmo tempo sem nenhum tipo de conflito. Isso sem contar a integração de diversas soluções em uma só ferramenta.

Leia também: Empresa digital e colaboradores mais engajados. Qual é o caminho?

Segurança

Hoje em dia, uma das maiores preocupações no meio digital é em relação à segurança da informação, na medida em que vivenciamos um aumento significativo do número de ataques cibernéticos.

O G Suite se encontra na Cloud Platform Google, que se utiliza de diferentes tipos de segurança para cada camada de aplicação, oferecendo assim todos os benefícios de políticas e de requisitos de proteção rígidos e exclusivos.

Leia também: Efeito Mr. Robot: o que é segurança da informação e por que é para todos

Redução de custos

A redução de custos é uma vantagem herdada pelo G Suite da computação em nuvem. Com esse tipo de ferramenta, como citado, a empresa não necessita criar e gerenciar uma infraestrutura local de TI.

É possível realizar a contratação por demanda e pagar apenas por aquilo que usar, o que permite que até mesmo pequenas empresas possam participar da transformação digital e ter acesso aos seus recursos.

Leia também: Como a Transformação Digital ajuda na redução de custos

Atualizações constantes

Outro ponto a ser observado são as atualizações constantes realizadas pela equipe do Google, com o objetivo de continuamente melhorar a plataforma e inserir novas soluções para as empresas.

Com isso, aqueles que utilizam o G Suite sempre poderão contar com o que há de mais avançado no mercado em termos de colaboração e de melhora de eficiência com o auxílio das novas tecnologias.

Leia também: 5 erros ao implementar novas tecnologias e como evitá-los

Case de migração para o G Suite

Fundada na França em 1970, a Airbus é hoje uma das maiores companhias de desenvolvimento de aeronaves. Seus aviões são utilizados nas mais diversas rotas ao redor do globo.

Atualmente, a empresa conta com mais de 130.000 trabalhadores espalhados por plantas e escritórios e, até pouco tempo, utilizava-se das soluções da Microsoft reunidas no pacote Office.

No entanto, ao buscar melhorar a sua produtividade, uma das iniciativas desenvolvidas pelos gestores da companhia foi a adoção do G Suite como forma de direcionar a empresa em meio ao seu processo de Transformação Digital. Segundo o CEO da companhia, Tom Enders, o G Suite vai permitir que a Airbus se torne plenamente colaborativa.

O G Suite é uma grande ferramenta e tem muito a contribuir para a disseminação da Transformação Digital dentro das empresas, independentemente do seu tamanho ou ramo de atuação.

Quer entender mais sobre computação em nuvem? Leia agora mesmo este outro post sobre o que é cloud computing e como ela vai afetar o nosso futuro!

CEO na Introduce - Tecnologia para Crescer

Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br , que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.