Empresa digital e colaboradores mais engajados. Qual é o caminho?

Empresa digital

Primeiramente, está claro na sua mente o que é uma “estrutura organizacional colaborativa”?

E como tornar sua empresa digital com auxílio desse processo?

Vamos prosseguir esse raciocínio e tentar deixá-lo mais tangível…

Exemplo de empresa digital

Comecemos com um exemplo clássico: a Apple – líder mundial em inovação. Você sabe quantos comitês a Apple possui para tomadas de decisões?

Nenhum.

Empresa digital

A Apple é organizada como uma Start-up – uma das maiores do planeta. As equipes são responsáveis por determinada demanda e possuem autonomia na tomada de decisões. Semanalmente todos os envolvidos se reúnem para conversarem sobre o que estão fazendo, relatar as dificuldades, propor soluções e principalmente trocar ideias – buscar o novo.

E é justamente nessa troca que devemos dar ênfase. A palavra “colaborar” tem sua origem no latim, é composta por CO, que vem de COM, significa “junto”, e LABORARE, que pode ser compreendido como “trabalhar”, ou seja “trabalhar junto”. Está fazendo sentido?

O trabalho de equipe depende em confiar que os outros desempenharão suas partes, sem vigiá-los o tempo todo, mas confiando que eles farão sua parte… Se você quer contratar gente boa e quer que elas permaneçam, você tem que deixá-las tomar várias decisões, e você tem que ser guiado por ideias e não pela hierarquia, as melhores ideias tem que vencer, se não as pessoas boas não ficam.
– Steve Jobs

Parece um pouco utópico e fora da sua realidade? Ou isso te lembra algum fato?

Você tem olhado para os seus colaboradores?

Segundo uma pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association), 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. Essa insatisfação é um problema que a cada dia afeta mais profissionais no mundo inteiro.

Empresa digital

Geralmente a insatisfação com o trabalho é silenciosa e apenas quando algum problema ou conflito aparece é que as reclamações surgem e as insatisfações são expostas
– Coach Riccardo Oliveira

E como reverter essa situação?

Como tornar sua empresa digital com auxílio de uma estrutura organizacional colaborativa?

Vamos lá… Se você chegou até aqui, deu atenção aos dados estatísticos e ao extraordinário exemplo da Apple a ser seguido; Continue sua leitura e veja que sua empresa também pode seguir por esse caminho!

Empresa digital

Exemplo disso, a empresa ING Direct Canadá faz um trabalho fantástico de capacitar os funcionários. Os funcionários não têm cargos, nem escritórios. Qualquer um pode falar com qualquer um e os líderes focalizam em remover obstáculos em vez de criá-los. Seu CEO dá as boas-vindas a qualquer feedback e contribuição da equipe, tanto negativo quanto positivo e os funcionários não são policiados em seu ambiente colaborativo.

Ao tentar reforçar e policiar tudo, você limita a colaboração dentro de sua organização. Algumas boas práticas e diretrizes são boas, mas deixe que seus funcionários façam o que precisam fazer, dê a eles empoderamento!

Por vezes, a insatisfação de um colaborador, pode não ser exatamente com as tarefas que produz, mas com as tarefas que gostaria de produzir. O medo dessa “hierarquia” pode paralisar um talento, que estaria disposto a contribuir ainda mais para o crescimento da empresa.

Embora a colaboração entre os clientes e a colaboração dos funcionários resolva problemas muito diferentes e únicos, a colaboração dos funcionários tem um enorme valor para seus clientes. Os funcionários são capazes de fornecer uma melhor experiência e suporte superior, informações e recursos que podem ser usados para ajudar os clientes.
– Forbes

Ferramentas digitais para colaboração

Ferramentas digitais são essenciais para criar essa estrutura, o Trello e o Slack são alguns exemplos de fácil execução. Outra dica: em vez de ter funcionários usando vários nomes de usuário, senhas e logins de sites, crie uma “porta de entrada” para a empresa, acessada por meio de sua plataforma de colaboração. Há infinitas ações que podem ser trabalhadas para tornar sua empresa digital.

A colaboração também permite que os funcionários se sintam mais conectados aos seus empregos e colegas de trabalho, reduz o estresse, e em geral, torna-os mais felizes e produtivos. 
– Forbes

A era do digital

A era do digital nos oferece a oportunidade de utilizar a tecnologia em prol do ser humano. O seu foco deve ser criar experiências incríveis para seus clientes, mas o primeiro passo tem de ser dado dentro da sua própria empresa, com seus colaboradores.

É uma evolução sem fim, novas ferramentas e estratégias para o local de trabalho continuam a surgir. Isso significa que é importante para sua organização ser capaz de se adaptar e evoluir conforme as coisas mudam.

Não fique para trás, não tenha medo do novo, a princípio pode até parecer complicado, mas, acredite: não é. Principalmente quando pessoas estão dispostas a te ajudar a percorrer esse caminho rumo à Transformação Digital! 😉

Prepare-se para esta nova era, entenda o que é Transformação Digital!