Como começar a fazer vendas online

Entenda como começar a fazer vendas online em 7 passos simples

Muitas pessoas sonham em ter mais liberdade e autonomia profissional, mas acreditam que isso é algo impossível, principalmente quando pensam em trabalhos tradicionais.

Porém, com a utilização cada vez mais comum da internet, outras formas de trabalho têm sido divulgadas constantemente e são opções procuradas por quem deseja ter um negócio próprio.

O mercado digital oferece várias possibilidades para quem deseja empreender. Mas é exatamente devido a essa variedade que algumas pessoas ficam perdidas, sem saber por onde começar.

Uma das áreas que costuma despertar maior atenção é a de vendas online, principalmente para quem produz, quer criar um produto ou já trabalhou no ramo de vendas anteriormente.

Se essa é a sua situação, este texto vai te ajudar a entender qual é o caminho que você deve percorrer para começar a sua jornada como vendedor no mercado digital.

Vamos lá?

7 dicas para trabalhar com vendas online

Quem trabalha com vendas online sabe que algumas características essenciais para um vendedor presencial precisam ser mantidas, pois facilitam o alcance dos resultados.

Algumas dessas características são:

  • gostar de lidar com pessoas;
  • ter paciência e empatia;
  • conhecer as necessidades dos clientes;
  • trabalhar com foco em resultados;
  • saber interpretar métricas.

Apesar dessas semelhanças, há algumas particularidades do mercado digital que precisam ser compreendidas antes de abrir uma loja virtual e começar a divulgar os seus produtos por aí.

Confira as dicas que separamos para você.

01. Estude o mercado digital

Uma das características principais do mercado digital é a constante e rápida mudança.

Por isso, é fundamental que o profissional interessado em fazer vendas online estude sempre para se manter atualizado e conseguir acompanhar todas as tendências.

Principalmente no início, quando ainda há pouco conhecimento do público, fique atento às demandas e comportamentos dos consumidores na área que você pretende atuar.

Essa é a maneira mais assertiva para descobrir que tipo de produto você pode vender e o que pode dar mais retorno.

As marcas que não seguem o que está em alta na internet acabam perdendo espaço ou transmitindo uma imagem de defasada ou desinteressada em oferecer o melhor para os consumidores.

Conheça, ainda, todos os canais de comunicação, os formatos de conteúdo que podem ser usados, as possibilidades de publicidade, entre outros detalhes.

Quanto mais informação você tiver antes de começar, mais fácil será o momento de tomar decisões e construir o seu negócio próprio.

02. Escolha um produto para vender

Pode ser que você tenha um produto incrível e esteja pensando em começar o seu negócio com ele. No entanto, infelizmente, nem sempre apenas ter um bom produto serve como garantia de sucesso.

O que você tem para oferecer deve estar alinhado ao que o mercado está buscando, para que você consiga atrair clientes e conquistar o seu espaço.

Por mais que você acredite no potencial do que está vendendo, pode ser que não existam muitas pessoas interessadas naquilo ou que a concorrência esteja oferecendo condições que você não consegue superar.

Por isso, esteja preparado para se adaptar, buscar novas possibilidades e usar a criatividade na hora de definir o que você vai vender online.

Se você ainda não definiu o produto, comece pesquisando áreas que te interessam e que você tem afinidade. É muito mais fácil convencer os clientes a comprarem algo que você está vendendo se você souber muito sobre o que está falando.

Por exemplo: se você gosta e sabe cozinhar, que tal vender algo relacionado, como produtos caseiros, utensílios de cozinha, livros, e-books ou cursos online de receitas e técnicas culinárias?

Assim, você garante que o seu trabalho será em uma área que você gosta e que vai te dar prazer de atuar nela todos os dias.

Depois, você deve pesquisar o que cada público está demandando do seu mercado. Pode ser que você encontre a sua chance em um nicho bem segmentado, que ainda não está sendo devidamente amparado pelas opções disponíveis.

03. Conheça plataformas de vendas online

Hoje, existem várias plataformas que auxiliam nas vendas de diversos produtos, sejam eles físicos ou digitais. Então, é indicado conhecer o máximo de opções antes de decidir a plataforma que você usará.

Usar plataformas específicas para vendas online ajuda a construir uma imagem profissional do seu negócio e ainda funciona como um facilitador no momento do cliente efetuar a compra.

Para escolher, você precisa avaliar as ferramentas que cada uma oferece, além de buscar a que mais combina com o seu produto e com o público que você pretende alcançar. Se a maioria do seu público é jovem e heavy user da internet, você pode arriscar e optar por plataformas mais modernas e ousadas.

No entanto, se você vai vender algo para pessoas que estão entrando agora no meio digital e ainda têm dificuldade de compreender alguns dos seus recursos, plataformas simples são mais indicadas. Assim, você não corre o risco de afastar os clientes e perder vendas.

04. Tenha um site

Por mais que as redes sociais sejam uma excelente vitrine de produtos, ter um site é, ainda, uma das maneiras mais eficazes de realizar as suas vendas online.

Em um site, você consegue organizar os produtos por seção, guiar o cliente por todos os  passos até o momento da compra e deixar o seu negócio com um aspecto mais formal.

Lembre-se que mesmo que as pessoas estejam cada vez mais presentes nos diversos canais de comunicação, ainda há muitas que têm receio de fornecer dados sigilosos e efetuar compras em redes sociais ou por mensagem, por exemplo.

O site serve, então, para fornecer a segurança necessária, além de facilitar todo o processo de venda.

05. Use as redes sociais

Como dissemos, as redes sociais são ótimas vitrines dentro do mercado digital. Por isso, é importante pesquisar quais são as mais acessadas pela sua audiência, para que você possa criar e manter perfis do seu negócio nessas mídias.

Para garantir bons resultados, entenda os hábitos do novo consumidor digital e, principalmente, pesquise os comportamentos dos seus clientes em potencial para saber que tipo de postagem gera mais engajamento, quais são os horários mais acessados e qual é a linguagem mais adequada para usar nos seus conteúdos.

Redes sociais como Instagram e Facebook, por exemplo, permitem o compartilhamento de conteúdos em vários formatos, como infográficos, imagens, vídeos, gifs e textos.

Essa variedade permite que você teste maneiras diferentes de conversar com os usuários e descubra o que é melhor para a sua marca.

Esses canais de comunicação são excelentes espaços para estreitar a relação com o público, apresentar a sua marca para as pessoas e mostrar os valores que você deseja transmitir com os seus produtos.

06. Utilize estratégias de marketing de conteúdo

Se você já teve algum contato com o meio digital, provavelmente escutou o termo marketing de conteúdo.

Essa estratégia de marketing digital consiste na criação de conteúdos relevantes para gerar tráfego orgânico, ou seja, sem a necessidade de publicidade paga.

As técnicas devem ser usadas na hora de criar materiais para o seu blog, site ou redes sociais. Elas servem para deixar o seu conteúdo mais completo, atrativo e de acordo com o funcionamento dos algoritmos dos mecanismos de busca.

Aplicar o marketing de conteúdo no seu negócio ajuda a melhorar o posicionamento da sua página, atrair mais visitas e, consequentemente, alavancar as vendas.

A ideia é entregar algo realmente valioso para os usuários, para que eles reconheçam a autoridade de sua marca naquele assunto e compreendam como será vantajoso se tornar seu cliente.

Ao se tornar reconhecido no mercado, as pessoas começam a te procurar para solucionar seus problemas e é exatamente isso que todo empreendedor precisa: pessoas com dores que ele consegue solucionar com os seus produtos e serviços.

07. Aprenda a fazer anúncios

Quem está começando um negócio, normalmente, precisa recorrer a anúncios pagos, principalmente por ainda não ser reconhecido como autoridade no nicho em que atua.

Até as estratégias de marketing de conteúdo começarem a trazer os resultados esperados, a publicidade paga pode ser o melhor caminho para levar a sua marca ao máximo de pessoas possível.

Entretanto, antes de anunciar, estude bastante para compreender as melhores maneiras de criar e divulgar os anúncios da sua empresa.  Use as técnicas de marketing para ser assertivo e, assim, garantir que o seu investimento financeiro terá o retorno que você planejou.

Por mais que os anúncios sejam pagos e você tenha a garantia de que eles vão ser mostrados para várias pessoas, não dá para fazer um anúncio de qualquer jeito.  A mensagem precisa ser interessante, objetiva e realmente convidativa, para que o usuário se sinta atraído pelo que você tem a oferecer.

Além disso, os anúncios precisam ser publicados nos locais certos, onde a sua audiência está concentrada. Se um dos pilares da sua marca é a sustentabilidade, por exemplo, você deve anunciar em páginas e mídias que atuem nesse nicho e também tenham um público preocupado com meio ambiente e consumo consciente.

Afinal, essas são as pessoas que vão enxergar valor na sua marca e podem ser consideradas clientes em potencial.

Aprenda a criar o seu próprio produto

Se você chegou até aqui, já sabe como fazer vendas online e provavelmente está interessado em começar a trabalhar com isso.

Você viu a importância de conhecer o mercado em que vai atuar, produzir conteúdos interessantes para veicular nas mídias sociais e usar as melhores estratégias de marketing digital nas suas campanhas.

Contudo, caso ainda não tenha encontrado algo para vender, que tal criar o seu próprio produto? Assim, você pode fazer algo inovador, com a sua cara e com o conhecimento que você já tem.

Existem várias opções para quem pensa em usar o que sabe para criar algo do zero e uma delas é começar a dar aulas virtuais. Para saber por onde começar, acesse nosso guia completo sobre como criar o seu curso online e vender na internet.

Analista de Marketing na Hotmart

Analista de Marketing da Hotmart, uma plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online. Nossa missão principal é permitir que as pessoas aumentem sua renda compartilhando com o mundo o que elas têm de melhor: seus conhecimentos.