Como a tecnologia móvel transforma a eficiência dos negócios

Entenda como a tecnologia móvel aumenta a eficiência de negócios, independente do setor de atuação

Eficiência remete à características como precisão, assertividade, foco, alvo. Uma possível definição desse conceito é: o ato de fazer as coisas certas com o mínimo de desperdício.

Costuma estar associada ao universo corporativo, bem como ao avanço tecnológico. Portanto, a combinação entre tecnologia móvel e negócios é uma dessas buscas pela máxima eficiência.

Podemos dizer que a tecnologia móvel eleva o conceito de eficiência, uma vez que supera qualquer outra ferramenta, principalmente pelo fácil acesso e pela variedade de operações disponíveis que ela oferece.

Diferentes tecnologias mobile estão mudando o rumo de negócios. Veja alguns exemplos agora e entenda porque ela está em constante crescimento no meio organizacional!

3 tecnologias móveis que mudam o rumo de negócios

Investir em mobilidade transforma os negócios interna e externamente, mudando a maneira pela qual as equipes trabalham e a forma de se relacionar com clientes. O mais importante é que muda para melhor. Comprove com esses dados retirados de uma importante revista de negócios!

01. Internet das Coisas

A internet das coisas (IoT) vai mudar a vida das pessoas, a destacar o impacto que ela já está causando e ainda vai causar nas empresas.

O termo Internet of Things, traduzido como Internet das Coisas, é um conceito tecnológico que conecta objetos comuns à rede, criando funções mais elaboradas para esses objetos a partir de sensores e inteligência artificial.

Eletrodomésticos, carros, tênis, edifícios, todas as coisas que fazem parte da vida cotidiana podem ser conectadas à internet e ganhar uma nova utilidade. O poder da IoT consiste em conectar todas as coisas entre si, criando sistemas inteligentes que dependam minimamente da intervenção humana.

A internet tem a capacidade de dar vida às coisas e, a partir do momento que essas coisas coletam dados e enviam para um dispositivo, gera-se uma base de informações que podem aperfeiçoar cada vez mais a interação com esses objetos.

Entre as startups já é a principal tendência atual, com um mercado que alcançará cerca de U$2,7 trilhões até 2020. A partir disso, podemos esperar muitas mudanças para os próximos anos.

Nos negócios, a internet das coisas traz aumento da produtividade, alinhamento entre as necessidades do público e os produtos e uma melhora significativa da experiência do cliente com a marca.

02. Dispositivos conectados

A interação entre diferentes dispositivos, como smartphones, equipamentos domésticos e  para carros, dentre outros, está criando formas mais diretas de interagir com as pessoas.

Novos modelos de negócio não se limitam mais aos equipamentos tradicionais, inserindo nas suas operações uma versatilidade que auxilia na produtividade e na adaptação a diferentes realidades e perfis.

03. Aplicativo móvel

Os apps empresariais têm uma posição de destaque quando o assunto é transformação de negócios, pois representam a síntese perfeita das propriedades de tecnologias móveis no mercado.

O fato de as pessoas estarem familiarizadas com o uso de aplicativos facilita ainda mais a sua inserção em empresas, tanto na dimensão interna, com funcionários, quanto externa, na interação com fornecedores e clientes.

Leia também: Introdução ao PWA (Progressive Web Apps)

Quer entender como uma versão mobile do negócio pode trazer benefícios? Conheça uma história real!

Case de sucesso com o uso de app móvel

A camisaria Colombo, maior varejista de vestuário masculino do Brasil, encontrou no aplicativo móvel uma solução para reduzir custos operacionais, trazer mais agilidade para a rotina das equipes de TI e, de quebra, fortalecer ainda mais a identidade de sua marca.

Essa agilidade da equipe de TI refletiu diretamente em outras áreas, como a área de vendas em si, pois foi reduzido significativamente o tempo de inoperância dos sistemas nas lojas, reduzindo também despesas com manutenção.

Segundo o coordenador de Infraestrutura e TI do Grupo Colombo, a facilidade do uso do sistema é a principal vantagem, somada também à flexibilidade e constante evolução, abrindo margem para melhorias a todo o tempo. Leia o caso completo aqui!

Benefícios da mobilidade para empresas

A partir do momento que uma pessoa baixa o aplicativo da sua empresa, ela tem um canal fixo e direto com ela.

Como se não bastasse essa presença e acesso facilitados, temos que destacar também que a experiência que ela terá é simples, fácil e agradável.

Além disso, graças à computação em nuvem, todos os dados coletados pelo aplicativo ficam registrados, podendo se tornar uma fonte de insights nos mais variados setores de um negócio.

Na área comercial, por exemplo, é possível ver preferências, desempenho de vendedores, evolução da performance individual e coletiva de equipes ao longo de um período, disponibilidade de produtos, setores que precisam de mais investimento, etc.

No setor de suporte e atendimento ao cliente, falhas relacionadas ao uso do sistema e, até mesmo, com os próprios serviços prestados podem ser resolvidas em tempo real, a partir do momento que a sua equipe de atendimento toma conhecimento da queixa.

Todas essas ações levavam um tempo maior para serem concluídas, demandando planilhas complexas, relatórios, todos feitos manualmente. Até mesmo com a evolução para sistemas instalados em máquinas, o tempo dedicado e o acesso a informações a qualquer momento eram obstáculos enfrentados.

Esse padrão tradicional de empresas, em que equipes de TI sofriam por terem que lidar com falhas recorrentes em máquinas e programas, não existe mais quando se opta pela mobilidade corporativa.

Portanto, para fechar esse conteúdo, grave essa lista de benefícios reais das tecnologias móveis e não ignore o que elas podem fazer pelo seu negócio!

  • Sintetizar o que é essencial para a empresa;
  • Criar boas experiências em todos os níveis de relacionamento;
  • Ter flexibilidade na rotina;
  • Oferecer uma experiência simples e sem falhas;
  • Construir uma equipe conectada e informada;
  • Registrar dados estratégicos para o negócio;
  • Reduzir custos;
  • Gerar uma produtividade flexível, remota e focada em resultados;
  • Criar um fluxo contínuo de inovação;
  • Fortalecer a marca.

A adoção de tecnologias móveis é uma tendência. Mas não é (só) por isso que as empresas precisam considerar essa prática.

O que faz um negócio ter que aderir à mobilidade é justamente o motivo que a tornou tendência, e é uma razão tão simples quanto o seu uso: a mobilidade facilita a vida.

Em organizações, isso é o mesmo que facilitar operações, acesso, comunicação, relacionamento com o público, equipes, vendas, ou seja, é fazer todas as coisas de uma maneira melhor.

Retomando o título e o começo desse conteúdo, a melhoria que a tecnologia móvel traz pela IoT, computação em nuvem, dispositivos e Apps é a verdadeira transformação da eficiência dos negócios.

CEO na uMov.me

Empreendedor graduado e pós-graduado em Ciências da Computação pela UFRGS, Fundador e CEO da uMov.me S.A, Diretor na Assespro-RS e Investidor/Mentor nas aceleradoras WOW e Ventiur. Hoje, seu foco de atuação está na transformação digital das empresas com uso da mobilidade corporativa.