Está chegando aquela época do ano em que muita gente corre atrás de documentos, comprovantes, recibos, informes e tenta juntar tudo para declarar o Imposto de Renda.

Sem contar todas as dúvidas com leis, regras e porcentagens que surgem na hora de enfrentar o Leão. E se for uma empresa, as dificuldades são ainda maiores.

Nessa hora, cresce a procura por escritórios e profissionais de contabilidade. Mas já existem “funcionários-robôs” capazes de resolver essas questões. Um deles é brasileiro.

Chamado Tinbot, o robô criado pela empresa paranaense DB1 Global Software, é capaz de falar em português, além de reconhecer voz, gestos e expressões.

O Tinbot

Ele está em fase de testes em uma consultoria de São Paulo e deve ser utilizado no atendimento a clientes, que ficam cheios de dúvidas nessa época do ano.

“Ele vai tornar a relação com os clientes mais simpática neste momento tenso, cheio de números frios”, afirma Inez Lemos Lopes, diretora da empresa. “Participando de seminários de inovação fora do país, tive contato com muita coisa que a tecnologia proporciona e que poderia ser usada em nossa empresa. Assisti a uma reportagem sobre o Tinbot e vi que poderia ter acesso a isso aqui no Brasil, então resolvemos adquirir nosso robozinho”, conta a empresária.

Ela já interage com o Tinbot nesta fase de testes e está otimista com o que ele pode fazer no dia a dia da consultoria, por exemplo, tirar dúvidas sobre a declaração do IR, quase que imediatamente. Estão sendo inseridas todas as informações relacionadas aos serviços realizados pela empresa. Ele já conversa com outros funcionários e até mesmo com alguns clientes.

A analista contábil Paloma Mota foi encarregada de inserir os dados dos trabalhos realizados pela Trady no Tinbot e considera “a operação simples, com comandos fáceis de executar. Pelo que vi ele vai cumprir a função e já estou ansiosa pela nova versão do software que deve chegar em abril”.

O Tinbot foi desenvolvido, originalmente, para exercer a função de Scrum Master ou líder de projetos, mas o robô pode também ser configurável e tem ações personalizáveis, de acordo com as necessidades de cada empresa, podendo assumir “personalidades” diferentes como assistente pessoal, professor de inglês, intérprete e recepcionista, entre muitas outras opções.

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Gestão Como a tecnologia móvel transforma a eficiência dos negócios
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação digital no setor de alimentação: app agiliza pedidos e diminui filas em bares, restaurantes e baladas
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]