Os benefícios do chat online para pequenas empresas

Entenda os benefícios do chat online para pequenas empresas

Uma das boas novidades da ampla oferta de produtos e serviços no meio online é a possibilidade de realizar tarefas de forma mais prática, em diversos canais e no momento mais conveniente para o cliente. Pagar contas, realizar pesquisas, fazer compras e interagir com as marcas preferidas são atividades que, agora, podem ser feitas de casa e em poucos cliques, com o celular.

Quem está habituado a esse cenário digital, certamente, em algum momento, teve contato  ou usou um chat online ao contactar uma empresa. O bate-papo ao vivo é uma excelente ferramenta de conexão entre empresas e clientes, com garantia de satisfação para eles, em função da qualidade no atendimento e de uma experiência positiva de consumo.

Isso também é possível aos pequenos negócios, que têm uma chance ainda maior de trazer seu cliente para perto e ganham, com essa ferramenta, mais eficiência e operacionalidade.

Chat online como parte importante do mix

Diversificar os pontos de oferta de serviços e suporte é uma necessidade para as empresas que buscam não apenas atender às exigências dos clientes, mas também ter uma imagem positiva para o consumidor e um relacionamento positivo com ele. Ser multicanal e integrado nas diferentes plataformas é uma forma de se preocupar com o consumidor e com pessoas que estão em busca dos produtos e serviços que sua empresa oferta.

Por isso, o ideal é realmente oferecer um mix de atendimento com diversas frentes, incluindo e-mail, telefone, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e, é claro, o chat online.

Todos esses canais são elementos de construção de engajamento, lealdade e reputação positiva. Afinal, seus clientes são também propagadores da imagem da empresa nas suas redes de relacionamento e nas ferramentas de avaliação das marcas. E, no caso dos negócios de menor porte, que por essência têm uma relação mais dinâmica e pessoal com seus clientes, essas ferramentas vieram para agregar.

O check list do sucesso

Confira como o chat online pode trazer mais qualidade ao atendimento e contribuir com a construção de uma experiência positiva de consumo para o cliente.

01. Estar pronto a atender

O bate-papo ao vivo adaptado a um chatbot 24 horas vai fazer com que você jamais abandone seu cliente. Sua empresa terá, à disposição de quem fizer contato com ela, um serviço de recepção virtual amigável e que acompanha o usuário em sua navegação, estando pronto e apto a responder perguntas e oferecer informações, a todo momento. Nem o funcionário do mês consegue ser tão prestativo.

02.Uma ferramenta de apoio à sua equipe

Ao registrar informações do perfil do cliente durante sua interação nos canais de uma marca, os bots associados aos chats online tornam a equipe de atendimento mais preparada. É uma chave para atender de forma personalizada e focar nas demandas mais sensíveis com qualidade e efetividade. Seus atendentes poderão se preocupar com a gestão de problemas mais complexos e o toque singular que o cliente espera ao conversar com uma pessoa.

03. Menos espera, mais eficiência

E por falar em qualidade e eficiência, os chats online também garantem mais operacionalidade ao atendimento, reduzindo as filas e o tempo de espera que tanto incomodam os consumidores hoje em dia. Isso porque, a partir desse canal, pode haver uma triagem, com garantia de solução imediata para as questões mais rápidas e encaminhamento das demandas inerentes a cada setor da empresa.

04. A realização do suporte 24 x 7

Atender 24 horas por dia e sete dias por semana é certamente um dos grandes anseios das empresas de qualquer tamanho. Além de oferecer comodidade ao cliente, é uma forma de manter as vendas aquecidas. Os horários que não se encaixem na faixa comercial também trazem muitos prospects e fechamento de negócios. O chat online costuma ser um ótimo vendedor virtual.

05. Menos custos

Uma gestão mais enxuta, com ações que reduzem gastos pode tornar os negócios mais eficientes e competitivos, em especial os de pequeno porte. A aposta nos canais de autoatendimento e nos bate-papos ao vivo são formas de tornar seu serviço de atendimento menos caro e mais lucrativo. Ganha você, melhorando a gestão e seu cliente, com um relacionamento positivo.

As pequenas empresas também podem aproveitar os benefícios do chat online e dos sistemas colaborativos e automatizados para melhorar o atendimento. Depois disso, colherá os frutos do investimento no caixa, afinal, um cliente satisfeito quase sempre compra, provavelmente indica e, certamente, volta.

CEO na Huggy

Fundador da Huggy - Atendimento Digital, formado em Sistemas de Informação e Mestrando em Inteligencia Artificial. Um entusiasta da tecnologia, focado em melhorar as relações entre empresas e consumidores finais através do atendimento.