O propósito das agências sempre foi o de ajudar as empresas que as contratam a conquistar o mercado. Ainda que continue sendo o caso, as pressões recentes sobre esse tipo de negócio estão forçando-as a mudar a forma como atendem seus clientes e como provam seu valor. Compreender as tendências para agências em 2019 é, portanto, um ótimo caminho para isso.

De acordo com o relatório da IBM, 90% dos dados online do mundo foram gerados nos últimos dois anos. Dizer que o espaço digital está crescendo é uma espécie de eufemismo, pois podemos ser mais precisos descrevendo-o como o big bang, em que criatividade e tecnologia colidem. E, claro, a maioria das agências está mudando em resposta a isso.

Obtivemos avanços na tecnologia que proporcionam novas oportunidades massivas às empresas para alcançar, atrair, engajar e estimular o público cativo de maneiras diferentes de antes. Desse modo, reuni neste guia as principais tendências que sua agência deve seguir para se adaptar ao mercado em 2019. Confira:

Mercado regional

Explorar a geografia para se especializar em um determinado tipo de serviço de marketing é uma das principais tendências de 2019. Mudar para novos mercados cria oportunidades interessantes para seus funcionários, permitindo com que a agência acesse novos talentos em uma variedade maior de locais.

As agências resistiram a tempos difíceis no passado, mas graças à alta demanda das marcas, está chegando a “era do renascimento”. A fim de garantir que sua agência possa se manter ágil e se adaptar a novos projetos, é necessário oferecer serviços inovadores e espalhando seu trabalho para novos lugares.

Material complementar: Como utilizar dados locais em estratégias regionais de marketing digital

Storytelling

O conceito não é novo. Há algum tempo as marcas buscam contar histórias em vez de simplesmente estampar anúncios pois é uma estratégia que, além de envolver o cliente, tem um apelo emocional. No entanto, nem todas as empresas sabem como utilizar o storytelling efetivamente.

Para que isso ocorra, o projeto deve de fato representar o que o cliente acredita e, por isso, agências devem saber ouvir bem o seu público para traduzir isso da melhor forma em uma história que não só faça sentido, como também engaje o consumidor.

Consequentemente, por meio do storytelling é possível reter mais atenção do público alvo, aumentar awarness de marca e torná-los mais leais a ela.

Poucos clientes

Agências boutiques, que são especializadas em um determinado segmento, são também uma das grandes tendências de 2019. O motivo? A fim de oferecer um serviço personalizado (algo tão buscado na Transformação Digital), com exclusividade e profissionais de ponta, optar por atender um único público é a solução.

No entanto, é estratégico fazer um estudo e atender aos segmentos que têm menos agências trabalhando. Assim, a concorrência será reduzida e você poderá atender a maior parcela do nicho.

Gestão enxuta e papel consultivo do negócio

A grandes agências com centenas de funcionários estão se tornando cada vez mais raras. Isso porque a tecnologia permite que funções repetitivas sejam eliminadas e projetos possam ser entregues em menos tempo.

Essa mesma aplicação e entendimento de tecnologia também mudou o papel das agências. Hoje, muito além de desenvolver campanhas que entreguem a comunicação desejada pelo cliente, é necessário ajudá-lo a entender como também pode se beneficiar das tecnologias utilizadas pela agência para curar outras dores que podem ser sentidas nos mais diferentes setores.

Podemos citar também a tendência de levar à mídia projetos menores, que não cansem o cliente de seu cliente. Por meio disso, é possível proporcionar aos seus clientes da agência projetos e escopos especificados, reduzidos, capazes de se flexionar em várias atividades de marketing, ajustados a economia atual e, mais uma vez, promovendo a gestão enxuta.

Força dos vídeos

Como um provedor de serviços de marketing nos dias de hoje, é preciso entender que incorporar os serviços de vídeo em suas estratégias para maximizar os esforços de seu cliente é essencial.

Vídeos tocam em todos os canais de distribuição e podem beneficiar positivamente cada um dos objetivos de marketing do seu cliente, seja tentando atrair novos visitantes, seja engajando-os, ou cultivando novos leads em potencial ou qualquer, por exemplo.

Oferecendo a oportunidade de criar vídeos (feitos internamente ou em parceria com uma produtora especializada), é possível que tanto o cliente quanto a agência se beneficiem, pois é o tipo de serviço de nicho que pode ser incorporado a qualquer projeto.

Se o seu cliente precisar de suporte de mídia social, por exemplo, o vídeo é uma ótima maneira de aumentar o envolvimento e aumentar o alcance da marca. Até mesmo se ele precisar de melhoras nas taxas de abertura de e-mail, usar a palavra vídeo em um assunto de e-mail marketing pode aumentar as taxas de abertura em 19% e as taxas de cliques em 65%.

Por fim, por ser um investimento um tanto alto, ao oferecer serviços de audiovisual em seus projetos, sua agência provavelmente terá um recurso que seus clientes não possuem, podendo aproveitar o nível de conhecimento exclusivo como vantagem competitiva.

Utilização de tecnologia e dados

Como toda agência sabe, é mais difícil recrutar e gerenciar uma equipe eficiente do que muitas empresas podem pensar. Apesar da tendência de realizar o trabalho internamente, as agências ainda são, muitas vezes, a posição de reserva do mundo do marketing digital.

Todas as agências devem trabalhar para trazer o grande talento, tanto criativo quanto técnico. Mas não podem parar por aí. Elas também devem integrar suas equipes de criação e de tecnologia para melhorar suas chances de sucesso.

Essa pode ser uma das razões pelas quais muitas empresas estão se voltando para agências menores para gerenciar certos aspectos de seu marketing de desempenho. Equipes menores podem ser mais focadas, eficientes e melhor integradas, trabalhar mais rápido.

Dessa forma, independentemente do tamanho da agência, a criatividade já não é o único recurso para um bom marketing: é importante e medir e otimizar dados para que o projeto traga os melhores resultados.

Marketing de Performance

À medida que as empresas mudam seu foco para o marketing de desempenho, as habilidades e os recursos necessários também se alteram. No passado, as agências lançavam uma ideia extravagante para o cliente e, em seguida, gastavam um grande orçamento produzindo-o e comprando os anúncios na mídia para transmiti-lo.

Porém, hoje as empresas estão online. Os profissionais de marketing focado em desempenho sabem que anunciar na TV já não é mais tão impactante quanto antes. É o trabalho diário de pesquisar pessoas, criar conteúdo, segmentar públicos-alvo e medir os KPIs para entender exatamente a eficácia ou não da sua campanha online.

Por meio de tais ações, é possível otimizar campanhas, testar o que funciona melhor e redirecioná-las várias vezes para maximizar as taxas de conversão e o ROI.

Viu como é importante estar atualizado sobre as tendências para agências em 2019? Com essas dicas, é possível que sua agência fidelize os clientes e potencialize seus resultados. Pronto para começar?

Para continuar aprendendo sobre o futuro do mercado, que tal saber mais sobre as tendências de marketing para 2019?

José Quintella

CEO na iClips CEO da iClips, com MBA em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de fora.

agenciasAgências
Transformação Digital Transformação ágil: como responder à velocidade do mercado
Marketing one-to-one: por que e como utilizar?
ABOUT THE SPONSORS