A nova era do Marketing B2B

Entenda o que muda na nova era do Marketing B2B

O marketing B2B também vem passando por uma transformação digital e cada vez mais os profissionais da área estão percebendo que devem renovar os seus conceitos para atingir melhores resultados.

Em uma pesquisa recente realizada pela eMarketer, empresa americana de pesquisa empresarial, apenas 21% dos profissionais ligados ao marketing B2B adotaram algum tipo de ferramenta de transformação digital em seu dia a dia.

Enquanto muitos profissionais acreditam que o futuro chegou e é preciso se adequar a nova era em que vivemos, existe pouca adoção das novas tecnologias no mercado de marketing B2B. Por conta disso, vamos mostrar para você o que muda e o que esperar para o futuro.

O que muda?

Dentro do marketing B2B, os profissionais devem parar de apenas confiar na atividade sempre realizada da mesma forma e começar a buscar alternativas, não apenas um pouco diferentes, mas mudando os fundamentos.

nova revolução industrial, em curso exatamente agora, com suas várias inovações e avanços em tecnologia, acabou por forçar a revisão por parte das empresas de seus processos e atividades.

Hoje, já contamos com a possibilidade de inclusão de sistemas de IA — inteligência artificial — no marketing B2B, auxiliando os profissionais a encontrarem novas oportunidades. Outro ponto de mudança foi a fragmentação da mídia tradicional, criando uma brecha para a criação de canais próprios de comunicação da empresa para com os seus clientes.

Os planos de marketing que antes dependiam quase que exclusivamente de mídia paga em canais tradicionais de grande alcance e pouca eficiência migraram para plataformas tecnológicas com menor alcance e maior influência sobre o público alvo.

Isso não quer dizer que os canais tradicionais não tenham o seu papel, no entanto, ele diminuiu dentro das estratégias de marketing B2B, que hoje utilizam muito mais as novas mídias de forma dinâmica de acordo com seus objetivos no momento.

Quais os novos desafios e oportunidades

É uma realidade que existe uma série de novas oportunidades nesse mundo criado pela transformação digital, mas por que então o engajamento dos profissionais de marketing B2B não tem se desenvolvido?

Um dos principais pontos é a discussão sobre o que significa realmente a palavra digital. Muitos trabalhadores da área não têm a certeza sobre o conceito da palavra e com isso tem dificuldades de buscar por soluções ou traçar novas estratégias.

O problema central fica no número de ferramentas e opções que o novo mundo digital fornece aos profissionais, que ainda não se sentem prontos para utilizar de todo esse novo leque de oportunidades.

A saída, então, pode ser a capacitação dos colaboradores envolvidos diretamente com o marketing B2B, o estreitamento dos laços junto ao setor de TI, a busca por cursos que preparem estes profissionais e a contratação de uma consultoria especializada que possa auxiliar a traçar as estratégias necessárias para a transformação digital.

Qual o papel da tecnologia nestas mudanças

Quando falamos na nova realidade do marketing B2B, as tecnologias estão diretamente ligadas. É impossível imaginar o futuro sem que se fale sobre os avanços tecnológicos e novas ferramentas que podem ser aplicadas na busca por melhores resultados.

Algumas das tecnologias esperadas para uso no marketing B2B são:

Blockchain

Uma das novidades para aplicação no setor é o Blockchain. Aqui ele pode ser visto como um sistema de contabilidade distribuída que fornece um registro simples e seguro de todos os eventos, melhorando assim a visibilidade das informações.

Ele permite que várias partes possam acompanhar os dados gerados dentro da cadeia de suprimentos, que conta com vendedor, comprador e provedor de logística.

Como cada uma das partes não podem alterar ou manipular quaisquer dados dentro da Blockchain, uma campanha de marketing digital pode se valer das informações para atingir diretamente os clientes sem a necessidade de intermediários.

IA

Uma das revoluções mais esperadas pelos profissionais de marketing hoje é a aplicação de sistemas inteligentes, dotados de IA, para implementar estratégias de marketing B2B.

Esses softwares podem utilizar-se de análise preditiva, algorítmos de aprendizado, pontuação de leads e outras técnicas para entender melhor seus clientes e buscar por soluções que atendam às suas demandas.

Leia também: Como a inteligência artificial irá impactar o marketing digital em 2018

Big Data

O Big Data é uma grande estrutura de armazenamento e análise de dados com base em padrões de comportamento de clientes e leads. Com essas informações é possível obter certos insights, dados relevantes que apoiem uma decisão.

Esses insights podem ser utilizados também para determinar as estratégias de marketing B2B das empresas, que podem observar a preferência dos clientes e aplicar uma personalização em suas ações.

Leia também: Como soluções big data ajudam a tomar decisões?

Em um passado, os profissionais tinham de segmentar o público e voltar seus esforços para esse determinado segmento. Hoje, por meio da análise desses padrões é possível falar quase que de forma individual com cada um dos clientes.

Com isso, se espera uma maior taxa de conversão e aumento da rentabilidade da empresa, permitindo maiores investimentos no setor de marketing e garantindo o crescimento natural dos negócios.

Com a personalização do atendimento, isso também aumenta a satisfação e melhora a experiência dos leads, que recebem mensagens de marketing que foram projetadas para oferecer soluções para seus problemas específicos.

O que deve ser aplicado em uma estratégia

O primeiro passo é buscar um pensamento diferente. O principal obstáculo para a mudança está na dificuldade de adaptação. Esse problema só pode ser solucionado por meio do engajamento de todo o time de marketing. Entre os hábitos que podem fortalecer essa nova estratégia temos:

  • não fazer suposições ─ o mercado é mutável, assim como os clientes e suas necessidades, sempre busque entender todo o contexto através de dados;
  • cultive a curiosidade ─ é necessário que o profissional de marketing busque sempre por novas alternativas no mercado e conheça as principais tecnologias em uso;
  • avance por etapas ─ uma estratégia digital deve ser inserida aos poucos, um passo por vez, até mesmo para que a mudança não seja brusca e todos os profissionais possam se adaptar;
  • mantenha um diálogo constante com o cliente ─ no marketing não existe uma receita de bolo hoje e também não vai haver no futuro, mantenha um canal de comunicação direto com a empresa e visualize suas dificuldades e anseios.

A nova era do marketing B2B se apoia na transformação digital e popularização das novas tecnologias para se revolucionar e apresentar uma nova gama de oportunidades para os seus profissionais. É preciso ficar atento para aproveitar todas essas novas portas que estão se abrindo.

Quer saber mais sobre o que muda nas relações B2B com a transformação digital? Então aprofunde no assunto!

CEO na upLexis

Engenheiro de software formado pela POLI-USP com pós em Administração pela FGV-SP. É Sócio e CEO da upLexis Tecnologia com perfil empreendedor, visionário, responsável pela definição e execução estratégica da empresa, investimentos e inovações em produtos e serviços, e estudioso do tema Big Data, Inteligência Artificial e Data Driven Companies.