Entenda as expectativas do consumidor na Era Digital

Entenda as expectativas do consumidor na era digital e saiba como excedê-las

A tecnologia e o surgimento de canais digitais está transformando definitivamente o mundo dos negócios. E isso vai bem além do mero modismo. São as formas de vender, comprar e se relacionar que se diferenciam, cada vez mais, impactando hábitos e rotinas de consumo e mudando, totalmente, as expectativas do consumidor.

O amplo acesso à informação e a facilidade de comunicação tornou o relacionamento entre empresas e clientes muito mais horizontal e direto. É uma relação que precisa, também, de mais transparência, agilidade e comodidade, além de um sério compromisso com diferenciação e personalização do atendimento.

Ou seja, é preciso estar alerta a novas exigências e expectativas do consumidor, provenientes de um consumo agora marcado pela digitalização. O atendimento personalizado, por exemplo, é um diferencial competitivo.

Uma nova realidade de consumo

Um ponto fundamental, para pensar estratégias corporativas a partir desse cenário, é levar em conta os processos de negociação virtual. É muito mais rápido e prático encontrar produtos e comparar opções e preços.

O que quer dizer que sua empresa deve se adaptar a ferramentas que simplifiquem e agilizem processos de pré-venda e de venda. Isso inclui interfaces mais eficientes de cadastro, registro e monitoramento do comportamento do cliente.

A preocupação com quesitos como qualidade, eficiência e diferencial competitivo devem estar na linha de frente, renovando a mentalidade empresarial e sendo capaz de acompanhar as novas tendências e expectativas do consumidor. Inclusive porque a disrupção digital deu lugar a negócios dedicados a explorar as necessidades não atendidas por modelos de gestão convencionais.

Profissionalismo é um norte definitivo. É preciso desenvolver uma estrutura logística eficiente, para atender um consumidor que espera receber exatamente o que comprou, no prazo combinado e a partir de uma boa experiência de relacionamento.

Relacionamento alinhado às expectativas do consumidor

E por falar em estratégias de relacionamento com o consumidor, elas devem ser muito mais democráticas e horizontais na era dos canais digitais. É preciso contar com mecanismos dinâmicos de atendimento e comunicação, acompanhando e solucionando demandas com efetividade e oferecendo opções diversificadas de atendimento, que permitam ao cliente escolher o canal mais adequado à sua rotina e estilo de vida.

O caminho é estabelecer conexão e diálogo com os clientes, aproveitando os diferentes canais de comunicação e, principalmente, as redes sociais, que estão muito presentes na vida dos consumidores. Mostrar-se conectado e aberto é fundamental, assim como proporcionar boa experiência aos usuários no contato com os canais digitais da empresa.

Lembre-se que o cliente está mais seletivo e tem facilidade para comparar marcas e produtos. A escolha pelo seu produto ou serviço passa por aspectos como a navegabilidade do seu site, a reputação que você conquistou em aplicativos e sites focados em avaliação e na transparência que deve fazer parte da sua comunicação e promoções.

Também não se pode perder de vista que as experiência de consumo ocorrem via mobile. Elas, literalmente, estão na palma da mão do cliente, acontecendo em todo e qualquer lugar. Justamente por esse dinamismo no acesso à informação, os vídeos ganham protagonismo. Um levantamento da Cisco prevê que, até 2020 os vídeos representem cerca de 82% de todo o tráfego da Internet.

Singularizar é fator primordial

São projeções que sinalizam a importância e justificam o investimento crescente em marketing de conteúdo, apontado por profissionais da área como uma das principais tendências de 2018 em se tratando das políticas corporativas de divulgação. Distribuir conteúdo relevante é uma forma de criar consciência em torno da sua marca e incentivar o boca a boca digital.

Aliás, nos tempos de redes sociais e compartilhamento de experiências de consumo, ganha força o que os amigos dizem de produtos e serviços, na comparação com outras estratégias de publicidade. Então, esteja atento ao que se fala sobre a sua marca e crie mecanismos de personalização de contato com o seu cliente. O consumidor atual não tem a mesma inclinação de fidelidade às marcas.

Você terá lealdade do consumidor criando um relacionamento capaz de fazê-lo sentir-se especial e único para a sua marca. Uma boa estratégia de atendimento omnichannel, convergindo diferentes canais de atendimento e registrando o histórico das interações de atendimento gera melhorias na experiência de consumo para o cliente e ajuda a conquistá-los e retê-los.

Em tempos de alta exigência, as informações desse post têm alguns caminhos para atender às expectativas do consumidor atual. Não perca tempo e mantenha seu negócio aquecido e antenado às tendências.

CCO na Huggy

Formado em Sistema da Informação, promotor de ecossistemas de empreendedorismo, apaixonado por tecnologias e padrões. Gosta de compartilhar conhecimentos e experiências em todas as áreas.