Você sabe o que são Data Silos e como eles prejudicam sua empresa?

Entenda o que são Data Silos e como eles podem atrapalhar seu negócio

Saber como consolidar e analisar dados em massa é o segredo de muitas estratégias na gestão de empresas de sucesso. É o Big Data cumprindo seu papel no processo de Transformação Digital.

Mas e quando a produção e armazenamento de informações anda na contramão da integração total de dados? Descubra a seguir o que são Data Silos, como eles funcionam e se podem ser usados em benefício da sua operação.

O que são Data Silos?

Resumidamente, Data Silos são repositórios de dados, sob o controle de um departamento específico, mantido de maneira isolada do restante da organização e, portanto, não integrados aos demais sistemas da empresa. São espaços de armazenamento que, como os silos de grãos, que podem conter vários tipos de cereais, pode-se estocar arquivos, e-mails e outros dados de maneira não compartilhada e independente.

Neste momento de análise intensa de dados, é complicado pensar em um modelo benéfico de isolamento de informações. Normalmente, quanto mais dados disponíveis para se analisar, melhor para o negócio e para o desenvolvimento de novas estratégias de mercado.

Portanto, a simples ideia dos Data Silos parece não fazer muito sentido, mas vamos falar mais a respeito do seu uso e dos possíveis reflexos desses silos de informação no contexto geral.

Como funciona um Data Silo?

Para explicar o funcionamento de um Data Silo, a alusão do armazenamento de dados ao estoque de alimentos realmente é bastante válida. Os cereais, após a colheita, são guardados em robustas torres chamadas silos, o que otimiza a manutenção e a segurança desse armazenamento.

Os silos são razoavelmente isolados uns dos outros; seu nível de umidade é controlado e contam com proteções extras para prevenir doenças e pestes, minimizando assim o alcance potencial de infecções e outros problemas que possam acontecer entre eles.

A maior parte da informação gerada nas empresas é criada e guardada em diferentes sistemas e programas através da sua estrutura organizacional, em cada uma de suas áreas, separadamente. Assim, surgem situações de data storage (armazenamentos de dados) independentes, que têm suas características positivas e negativas, mas mantém o mínimo de interação entre elas, criando uma fragmentação de dados que pode comprometer a coleta e análise de informações caracterizada pelo Big Data nessas organizações.

A incompatibilidade de alguns sistemas que não estão integrados ao restante da organização criam falhas na coleta de dados para análise de todas as informações disponíveis. Más notícias para a sua empresa, certo?

Por que Data Silos são ruins para os negócios?

Silos de dados são ruins para o crescimento de negócios por comprometer o desenvolvimento de estratégias de longo prazo e diminuir a precisão na hora de tomadas de decisões mercadológicas.

Se determinada área não compartilha seus dados com o restante da organização, criam-se núcleos de informação não compartilhada que distorcem suas relações devido ao poder contido nesses dados. Esse cenário não é bom para ninguém!

Quando uma equipe comercial não compartilha seus dados com a área de marketing, responsável por traçar estratégias abrangentes para o crescimento da empresa, todos perdem. Grandes investimentos em Big Data são desperdiçados pela falta da análise de dados que existem, mas não estão disponíveis para compor todo um panorama de informações a serem cruzadas a avaliadas.

Por que Data Silos são ruins para o marketing?

O marketing é uma área que, pela natureza da sua atividade, precisa ser alimentada frequentemente com dados de todos os tipos. Existe uma necessidade constante de análise de informações para proporcionar assertividade nas tomadas de decisões, acompanhamento e monitoramento dos objetivos de marketing.

O momento atual do marketing coloca crescentes demandas para customizar sua mensagem ao público alvo, de maneira personalizada, e este é um movimento que se distancia bastante das estratégias estabelecidas do marketing de massa. O foco é direcionado para a segmentação e exploração do contexto onde as pesquisas e a navegação na web são realizadas.

O próprio marketing muitas vezes contribui com a criação de Data Silos, pela pulverização de ferramentas e estratégias que são utilizadas nos seus inúmeros canais de atuação. As redes sociais, os anúncios online, o tráfego do site e o feedback recebido por e-mails acabam gerando silos de dados diversos dentro da mesma área de atuação, o que fragmenta ainda mais a visão desse universo de informações que estão disponíveis, porém divididas e compartimentalizadas.

Todos Data Silos são ruins? Quais os possíveis benefícios?

Nem todos os Data Silos são ruins para a sua empresa. Quando eles são usados adequadamente, ou proporcionam uma estrutura útil para determinadas organizações, podem ser bastante úteis.

Usar um Data Silo pode significar uma camada extra para a segurança de dados. Isolar informações para controle de acesso é eficiente, mas dificulta o acesso e a integração com outros sistemas.

O objetivo de um Data Silo também pode ser o de proporcionar o foco necessário para aplicações específicas, que não devem ou não precisam estar integradas a outros sistemas e ferramentas. Além disso, é possível promover um senso de responsabilidade de cada área em relação ao seu armazenamento de informações.

O conceito de Data Silos transparentes, que mantém rotinas de atualização e sincronia com outros sistemas, é uma alternativa para superar problemas causados pela ausência da integração de dados.

Como (não) utilizar os Data Silos

Antes de se preocupar com os Data Silos, é preciso evitar o que é chamado de “The Silo Mentality”, ou seja, a mentalidade de silos. Isso acontece quando diferentes áreas e departamentos da sua empresa não têm o costume de compartilhar informações, objetivos, processos e prioridades entre si.

Muitas vezes, são times movidos por algum sentimento de posse ou autoridade sobre determinada entrega, criando assim um verdadeiro silo de informações que não estão acessíveis a outras áreas. Nesse caso, a questão é muito mais integrar os times e seus processos do que as origens de dados que são gerados o tempo inteiro.

O importante é que você se certifique de garantir a transparência de todos os dados e informações para coleta e análise estratégica, com o mínimo possível de ruptura no fluxo de informações. Existem práticas, processos e ferramentas para fazer com que diferentes áreas e departamentos trabalhem de maneira cooperativa e compartilhem informações para o melhor desenvolvimento do trabalho de todos.

Gostou do artigo sobre o que são Data Silos e quais são seus impactos na sua empresa? Trazemos sempre matérias sobre este e outros temas do seu interesse no blog Transformação Digital. Siga nossas redes sociais e não perca as próximas publicações! Estamos no FacebookInstagramLinkedin e Youtube.