Quando você pensa na Ásia, qual a primeira coisa que vem à cabeça?

Alguns podem partir para o lado das belezas turística, outros para o lado do poder religioso, e outros até para o lado cultural, a final, a alta concentração populacional do território é um verdadeiro caldeirão de hábitos e costumes diferentes coexistindo.

O que pouquíssimas pessoas pensariam ao responder essa pergunta seria “tecnologia”.

Estamos acostumados com aulas de história, no ensino fundamental, que abordam o papel de países asiáticos nas Grandes Navegações ou sua falta de recursos para abastecer uma população tão grande – mas nunca seu poder de inovação.

Contudo, o jogo virou de uns anos pra cá. Basta ver a lista das empresas mais valiosas do mundo para entender como a Ásia vem lutando para se tornar uma região desenvolvida digitalmente: dentre as top 15, apenas 3 não são norte-americanas: a provedora de internet Tencent Holdings; a gigante do marketplace Alibaba; e a mundialmente conhecida Samsung. Todas de tecnologia. TODAS asiáticas.

Pensando que os primeiros lugares deste ranking são figurados por gigantes tecnológicas (Apple, Google, Microsoft e Amazon), podemos concluir que a Transformação Digital da ásia está acontecendo. E a passos largos!

Cultura, o maior desafio

Como já destacou Martin Mackay, diretor geral de operações da CA Technologies na Ásia-Pacífico, “além de tecnologia e investimento, o maior desafio para as empresas do digital é a cultura”.

Cultura pode ser considerada o primeiro e mais importante passo para que uma empresa inicie e evolua seus estágios de Transformação Digital.

E, apesar da visão que temos sobre culturas asiáticas mais restritas, como da China e da Coreia do Norte, o cenário para a cultura da inovação parece caminhar de outra forma.

Governos como o da Coreia do Sul, do Japão e mesmo da China têm corrido contra o tempo e investido grandes esforços no desenvolvimento de smart cities e economias digitais.

Em Singapura, especificamente, Big Data, IoT, e incontáveis sensores para coletas de dados são armazenados em centenas de bancos para livre acesso da população e dos representantes governamentais. Através dessas tecnologias, diversos serviços públicos já podem ser usados On Demand pelos cidadãos.

Na Índia, políticas públicas foram desenvolvidas em prol da Índia Digital: iniciativas digitais que vão ajudar o país a se desenvolver para alcançar seus vizinhos.

Apesar disso, o apoio governamental não deixa de ser um dos maiores desafios para se transformar. Nem aqui, nem na China (a redação pede perdão pelo trocadilho).

Já quando falamos da Transformação Digital no cenário corporativo, é possível ver essa evolução de forma ainda mais clara.

Um recente relatório recente da CA Technologies mostra que 91% das empresas chinesas utiliza o modelo DevOps para desenvolvimento de software. No restante do continente, esse número fica na média de 87%.

estudos da Bosch mostram que as empresas asiáticas que apostaram desde o começo na Transformação Digital estão colhendo melhorias visíveis nos produtos, grande redução de custos, expansão para novos mercados e até o desenvolvimento de novos segmentos de consumidores.

Potencial asiático

Até as políticas mais conservadoras da Ásia são superadas quando o assunto é investir em inovação.

A China vetou o Facebook, mas é terra natal de uma plataforma que une rede social, catálogo de produtos, e-commerce e sistema de pagamento digital: a WeChat.

Se você ainda não está convencido, dá uma olhadinha nesse gráfico desenvolvido pela Harvard Business Review sobre a evolução digital de mais de 40 países:

Evolução digital de mais de 40 países
Fonte: Harvard Business Review

Tendo China e Malásia como países que estão liderando a Zona de Decolagem (Break Out Zone) fez com que a Ásia se tornasse a principal região do mundo em questão de potencial para desenvolvimento digital.

Mas este ainda não é o cenário todo. É preciso entender que, até 2019, 50% dos usuários de internet estarão na Ásia – segundo o estudo da Bosch que citamos acima.

Indo mais além, só na Índia, atualmente, mais de 460 milhões de pessoas acessam a internet regularmente, concentrando o maior número de players potenciais para o mercado digital.

Você está conseguindo entender o impacto de todos esses dados para o futuro do cenário digital?

A Ásia não só tem potencial como tem também todas as ferramentas necessárias para ser a maior potência do mundo quando o assunto é Transformação Digital.

Não à toa, a previsão é que o impacto da transformação dobre a receita de empresas digitais asiáticas:

Previsão do impacto da Transformação Digital
Fonte: Cognizant Center for the Future of Work, 2016

Fatos como esses atraíram investidores e empreendedores do mundo inteiro, sedentos por uma fatia dessa gigante digital tão promissora.

Cabe agora às empresas e autoridades asiáticas entender que têm em mãos tudo o que é necessária para prosperar e buscar lugares cada vez mais altos no mercado.

Os dados da Transformação Digital na Ásia

Para fecharmos o assunto, entenda no infográfico abaixo os principais números, desafios e investimentos das empresas asiáticas em busca de sua Transformação Digital:

Infográfico - Transformação Digital na Ásia

Clique aqui para baixar o infográfico.

Quer ir mais à fundo sobre como a Transformação Digital impacta o Brasil e o seu negócio? Então entenda com a gente o que de fato é Transformação Digital.

 

transformacao-digitalTransformação Digital
Vendas A Transformação Digital na gestão de vendas
Marketing Transformação digital e a geração Z: o marketing para os nativos digitais