Você já ouviu falar sobre growth hacking? Esse termo tem sido muito difundido no meio do marketing digital e exerce um efeito importante sobre os negócios.
Pois bem, essa estratégia dá-se a partir de uma prática de marketing orientado a experimentos. Ou seja, ele representa um conjunto de técnicas e metodologias focadas no crescimento orgânico de uma empresa.
Agora, você sabia que é possível adotar esse processo no mercado imobiliário? Ao longo deste artigo, vou demonstrar qual a importância e como adotar o growth hacking em imobiliárias. Não perca tempo e confira todo o conteúdo até o final. Vamos lá?
Mas afinal, o que é o growth hacking?
Logo acima você teve uma breve demonstração sobre o que é esse termo no mundo do empreendedorismo e qual o seu impacto. Porém, existem muitos outros fatores ainda por trás dessa técnica que merecem ser analisados profundamente.
A origem do growth hacking remete ao desenvolvimento e crescimento das startups nos últimos anos. Essas empresas de tecnologia promovem disrupção — mudanças na forma como determinados processos ocorrem. Tudo isso de forma acelerada e inovadora exige que haja testes rápidos e efetivos para que uma ideia seja testada e validada.
É exatamente nesse cenário fértil para crescimento e inovações que Sean Ellis, um famoso marketeiro, alcunha o termo growth hacking. Encontrar brechas, ou seja, os hacks são pontos de oportunidade para o crescimento e alcance de novos interesses mercadológicos.
A inovação é um fator vital para a diferenciação no mercado e alcance de novos clientes em potencial. Essas 2 características também estão intimamente correlacionadas às atividades de uma imobiliária. Prospectar parceiros de negócio, focar na jornada de compra, melhorar a relação cliente-imobiliária e gerar uma experiência transformadora são pontos que não podem ficar de fora de qualquer estratégia comercial.
Quais os cases de sucesso com o growth hacking?
Nada melhor do que entender de forma prática e aplicável qual o impacto que o growth hacking gera para as mais diversas empresas. Pensando nisso, listei alguns dos principais cases de sucesso. Continue a leitura para descobrir um pouco mais.
Dropbox
Em primeiro lugar, um fato muito curioso é que o próprio Sean Ellis trabalhou no setor de marketing do Dropbox nos estágios iniciais. Esse aplicativo funciona na nuvem como um organizador para armazenamento e compartilhamento de arquivos. Tudo isso é feito de forma online, exigindo apenas de uma conexão com a internet para realizar a transferência e edição de qualquer lugar do mundo.
O site se tornou um fenômeno mundial e muito disso se deve ao fato de que o growth hacking foi implementado como uma estratégia interessante. Afinal, os desenvolvedores precisavam saber se a criação de um serviço online poderia ser seguro e ao mesmo tempo eficiente. Para isso, começaram rodar uma versão beta do serviço e testar com clientes mais próximos. Validada a ideia, parte-se para o ganho de escala no negócio.
Outra empresa que conseguiu implementar essa metodologia de crescimento e que demonstra como é possível adaptar a estratégia aos mais diversos negócios é o LinkedIn.
No início, muitos profissionais e gestores acreditaram que a rede social não teria muito futuro. O embasamento para isso era o fato de que a maior parte desses sites eram destinados ao público adolescente e a jovens.
Discordando de todo esse cenário negativo, o fundador Reid Hoffmann decidiu reduzir as barreiras existentes entre empregados e pequenas/médias empresas. Com isso, ele criou um canal que possibilitasse uma nova forma de conexão entre ambas as partes. Para colocar tudo em prática, Reid testou as mais diversas ferramentas e opções de crescimento da base de usuários.
Aqui entra um ponto importante: ele focou em aumentar o número de inscritos na rede social. Ou seja, somente em um momento posterior que houve a adoção de estratégias para monetizar a empresa. A inovação em se atuar no nicho mais inflexível e padronizado foi o grande gap de oportunidade para o LinkedIn se firmar como referência no mercado.
Airbnb
Antes da existência do Airbnb, existiam apenas algumas opções para se hospedar quando pretendia sair de férias ou para curtir o fim de semana. Isso poderia ser feito por uma reserva de um quarto de hotel ou alugar uma casa de férias.
A chegada do Airbnb mudou tudo isso. Essa startup criou uma cultura em que qualquer pessoa poderia alugar a totalidade ou parte de sua casa a qualquer momento. Com isso, os surfistas poderia contar com um lugar para dormir, enquanto que famílias a caminho de uma praia podiam alugar uma casa de vários quartos com o máximo de conforto.
Como o Airbnb alcançou esse crescimento tão rapidamente? Isso ocorreu por meio da Convenção Nacional Democrata de 2008. Grandes conferências e convenções fazem com que haja falta de quartos de hotel para possíveis participantes. Esse foi o ponto de virada para o Airbnb com uma solução perfeita: fique na casa de alguém.
Como aplicar o growth hacking em imobiliárias?
Existem alguns passos simples e práticos, mas que geram resultados fantásticos para a aplicação do growth hacking em imobiliárias. Após os cases vistos acima, podemos destacar alguns pontos que tornaram o sucesso deles possível. Acompanhe a seguir e veja como colocar em prática no seu negócio.
Renovar o site
Renovação gera sempre uma curiosidade e procura pelos serviços da empresa. O site é exatamente o abre-alas para qualquer imobiliária que quer se destacar no mercado. Lembre-se que o cliente na maioria das vezes faz visitas ao site antes de entrar em contato direto com a empresa. Por isso, invista em novos layouts e funcionalidades no seu website, lembrando do conceito do growth, nunca deixe de atualizá-lo.
Automatizar o relacionamento com cliente
Os chatbots (robôs de atendimento ao cliente) estão em alta no mercado. Procure implementar essa ferramenta na sua imobiliária para ter mais eficiência e direcionar as demandas de atendimento. Além disso, os chatbots podem auxiliar os clientes com as respostas automáticas para dúvidas fora do horário comercial e também com testes e identificações de padrões de comportamento.
Desenvolver postagens informativas no blog
Informação é palavra-chave no século em que vivemos. É preciso ter um blog no seu site que traga fatos relevantes e solucione problemas recorrentes do seu cliente. Por isso, invista na geração de conteúdos de qualidade e bem planejados. Essa tática também auxilia para que novos clientes conheçam a sua imobiliária e o que ela pode fazer por eles.
O sucesso nas vendas no setor imobiliário está diretamente atrelado à implementação de novas ferramentas e tecnologias. E o growth hacking em imobiliárias contribui e muito na sua estratégia. Analise, pesquise e principalmente teste novas soluções que podem fazer com que seu negócio tenha mais clientes, mais vendas e mais lucros.
Nosso texto trouxe informações bem relevantes sobre o tema novo do growth hacking em imobiliárias. Continue ampliando seus conhecimentos agora mesmo com nosso artigo sobre o que o setor imobiliário precisa para ser mais customer centric!