No início deste ano, estabeleci como meta ler ao menos 20 livros em 2017. Muito para a média brasileira, mas ainda humilde em relação a média dos CEOs, por exemplo, que tem o hábito de ler 60 publicações por ano.
Confesso que a leitura não fazia parte de minha rotina e é nesse momento que entra a tecnologia como aliada para melhorar nosso dia a dia.
Ano passado, descobri os audiobooks, bastante aderente as minhas necessidades. Posso ouvir no metrô, no caminho para o escritório, correndo e em outros diversos momentos.
Compartilho aqui algumas publicações que tive a oportunidade de ler e corroboram com o tema da Transformação Digital divididas em categorias: Quarta revolução industrial; Insights; Liderança; e Organizacional.
Quarta revolução industrial
Abundance: The future is better than you think
– Peter H. Diamandis, Steven Kotler
Escrito por um dos fundadores da Singularity University. Título sobre como estamos em uma era exponencial, onde as novas tecnologias estão cada vez mais mudando nossas vidas e em uma velocidade nunca antes visto. E através de números mostra que há um futuro próspero para o planeta, apesar da negatividade generalizada.
The second machine age
– Erik Brynjolfsson, Andrew McAfee
Continuidade do também ótimo livro “Race Against the Machine”. Escrito pelo professor Eric Brynjolfsson do MIT em parceria com Andrew McAfee, fala sobre uma preocupação atual que é a diminuição dos empregos devido a automatização da força de trabalho. Traz uma visão mais otimista onde as máquinas deverão complementar e não substituir o humano, pelo menos em alguns segmentos. Também sobre como poderemos nos ocupar de forma diferente da atual, usando mais a criatividade e outras habilidades não pensadas atualmente.
Insights
Escape Velocity: Free Your Company’s Future from the Pull of the Past
– Geoffrey A. Moore
Trata das cinco hierarquias do poder (poder da categoria, poder da organização, poder do mercado, poder da oferta e poder da execução). Mostra alguns frameworks que permitem que as empresas atinjam o “escape velocity”, ou tenham a característica de realizar mudanças de forma ágil e eficiente para atingir seus objetivos e crescimento exponencial.
Digital to the Core: Remastering Leadership for Your Industry, Your Enterprise, and Yourself
– Mark Raskino, Graham Waller
Através de cases bem sucedidos mapeia as competências necessárias para os líderes neste cenário de Transformação Digital. E a partir destas informações traça o perfil ideal do gestor entre Adventurer (Aventureiro) e Ambassador (Embaixador).
Liderança
Multipliers: How the Best Leaders Make Everyone Smarter
– Liz Wiseman
Diz respeito aos perfis de liderança. O desagregador e o multiplicador. Leitura obrigatórias para os atuais influenciadores das organizações. Parte da visão que o gestor não precisa saber tudo, e sim deve tornar os indivíduos melhores, fornecendo um ambiente para que possam se desenvolver.
Leadership and Self-Deception: Getting Out of the Box
– Arbinger Institute
Recomendando não somente para o âmbito profissional. Retrata como as pessoas se auto boicotam e como isso reflete nos problemas e vícios das organizações atrapalhando as mudanças e a tomada de decisão.
Organizacional
Lean vs Agile vs Design Thinking: What you really need to know to build high-performing digital product teams
– Jeff Gothelf
Livro curto e de fácil leitura. Retrata sucintamente como o Lean, o ágil e o Design Thinking podem se complementar para a criação de times de alta performance.
Agile and Lean Program Management: Scaling Collaboration Across the Organization
– Johanna Rothman
Um livro bastante didático com processos de como escalar o ágil e o lean dentro das organizações. Descreve bem os papéis, as ações e os desafios desse movimento. Uma visão complementar ao SAFe (Scaled Agile Framework), para ajudar nas transformações das empresas.
The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses
– Eric Ries
Leitura obrigatória para a transformação das organizações. Através dos princípios do Lean e da cultura das Startups são apresentadas várias práticas para a mudança de mindset no desenvolvimento de produtos.
Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days
– Jake Knapp
Apesar do nome, não diz respeito aos métodos ágeis. Trata-se de uma forma de atingir objetivos em 5 dias, com foco totalmente no processo de solução, através de técnicas de experimentação, design thinking e foco no cliente.
Usando a tecnologia a meu favor tive a oportunidade de ler 13 livros esse ano, e ainda correndo para cumprir meu objetivo. Esse exemplo mostra como os negócios se reinventam para melhorar a experiência do consumidor, e somente quem seguir esse mindset prosperará nessa era da transformação digital.