Direto do olho do furacão empresarial, San Fracisco, Califórnia, a influenciadora Rosane Prado responde nossas perguntas quanto à RPA para simplificar o tema ao máximo e torná-lo tangível para qualquer pessoa.
Não deixe nenhuma dúvida para trás:
01. O que é RPA?
RPA é a sigla para Robotic Process Automation, e basicamente é um software capaz de executar sequência de comandos em um computador, simulando a interação humana.
02. Qual o ganho com a implantação do RPA?
Vai depender do processo que será automatizado, os ganhos podem ser categorizados de diversas formas: produtividade, redução de custo, redução de erro que pode causar prejuízo, melhoria na qualidade ou satisfação do cliente.
03. Custa caro implantar RPA?
Os estudos e casos de sucesso mostram Retorno de Investimento (ROI) acima de 300% – e, em alguns casos , até 800% – entre 3 a 6 meses.
04. O que eu preciso saber antes de investir em um serviço ou plataforma RPA?
Primeiramente você precisa mapear os processos executados diariamente de maneira repetitiva. Exemplo: Digitação de dados de um sistema para outro sistema.
05. É possível implementar RPA sem a necessidade de programação?
Sim. Muitas empresas de consultoria e software já disponibilizam Robôs para atividades comuns nas empresas como, por exemplo, trocar todas as senhas a partir de uma única tela, tudo isso com segurança e criptografia.
06. Pode citar algum exemplo de grande impacto para implantação de RPA?
Muitas empresas utilizam o BPO que é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócio). No caso do BPO, podemos aplicar o RPA para redução de atividades manuais, e reduzir consideravelmente custo com headcount (recursos humanos).
Quem ir além? Então entenda o que é Transformação Digital e não deixe de acompanhar as próximas matérias.