Os benefícios da IoT para o crescimento de sua empresa

Conheça os benefícios da IoT e entenda como ela pode ser utilizada para impulsionar o crescimento de sua empresa

A internet das coisas demonstra, cada vez mais, ser uma das principais tecnologias do futuro. De apenas uma das tendências da TI para uma aposta de grandes empresas, ela vem dando o que falar no mercado. Mas, você sabe quais são os benefícios da IoT?

Mesmo que ainda possa parecer distante da realidade dos pequenos negócios, já é possível implementar soluções em empresas de todos os tamanhos e obter ótimos resultados. Conheça elas agora:

Controle remoto das operações

Plataformas de IoT são conectadas a uma rede interna dentro da empresa e têm acesso à internet para a troca de dados e informações. Com isso, ao implantar um sistema como esse, é possível realizar o controle externo de todas as operações de maneira remota.

Assim, o gestor não precisa estar na empresa para verificar o andamento das operações ou o desempenho de qualquer dos equipamentos, pois pode realizar esse acompanhamento por meio de softwares que coletem e centralizem os dados.

Nem mesmo os colaboradores in loco necessitam estar o tempo todo analisando os equipamentos, uma vez que os sensores de IoT apontarão qualquer necessidade de manutenção ou funcionamento inesperado.

Assim como é possível verificar dados, também pode-se enviar comandos externos para os equipamentos: ou solicitando informações ou ordenando alguma mudança no comportamento do equipamento.

Otimização no uso de dados

As pequenas e médias empresas estão descobrindo o valor do uso de softwares de análise de dados para uma estratégia de crescimento, porém uma das grandes dificuldades é alimentar esses sistemas de Big Data.

Um ambiente composto de vários dispositivos conectados permite coletar dados importantes em tempo real como:

  • churn rate;
  • estatísticas de vendas;
  • ticket médio;
  • desempenhos de equipamentos;
  • alcance de metas;
  • rotas logísticas, entre outras informações.

De posse de todos esses dados, é possível utilizar Data Science para entender melhor o negócio e traçar metas e objetivos, assim como tomar atitudes para melhorar determinadas rotinas e obter resultados mais eficientes.

Ao realizar análises cada vez melhores e com dados de qualidade coletados por meio de dispositivos de IoT, as pequenas e médias empresas se tornam mais competitivas e aceleram seu crescimento, aproveitando todas as oportunidades do mercado.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Outro grande benefício da Internet das Coisas é o controle de manutenção de dispositivos e equipamentos. Os sensores instalados em máquinas de produção podem coletar dados sobre o desempenho e eficiência delas, além de verificar o mau funcionamento.

Sendo assim, uma equipe de manutenção apenas administra a necessidade de cuidados, sem ter que realizar diagnósticos in loco constantemente, poupando recursos e garantindo o bom funcionamento de todos os equipamentos e dispositivos.

Sempre que um determinado dispositivo não estiver apresentando o funcionamento esperado, ou tenha tido seu desempenho afetado devido a alguma circunstância, será possível verificar de forma remota rapidamente e agir para a correção, evitando que a situação afete os resultados da empresa.

Redução de custos

A utilização da Internet das Coisas implica no melhor uso de recursos e capacidade de automação de diversos ativos da empresa, incorrendo diretamente na diminuição dos custos operacionais do negócio.

Com processos mais eficientes, menor necessidade de manutenção, controle remoto e automação de tarefas, o quadro de funcionários também tende a ser reduzido e os gastos trabalhistas minimizados.

Essa é uma grande vantagem para as pequenas e médias empresas que, muitas vezes, não têm orçamento para manter grandes equipes de trabalho, o que afeta seu crescimento.

Ao investir em IoT, a necessidade de mão de obra é reduzida significativamente e com isso existe um ganho de rentabilidade e competitividade, pois a redução de custos pode ser redirecionada para investimentos em crescimento e novos mercados.

Visualização completa dos processos

A conectividade de todos os dispositivos da empresa também implica melhor visão geral dos processos de produção, desde a concepção até seu destino final. Com isso, é possível visualizar qualquer tipo de falha ou dificuldade (os famosos gargalos) que possa prejudicar as operações e reduzir a capacidade produtiva da empresa.

Assim, o gestor pode tomar as devidas providências de correção sempre que uma situação adversa for detectada, ou quando um processo não apresentar o desempenho esperado.

A visão em tempo real permite que esses problemas sejam identificados no momento em que acontecem, permitindo uma reação instantânea e a redução de eventuais perdas.

Automação inteligente

A conexão provida pela IoT não permite apenas que dispositivos eletrônicos possam alimentar sistemas de Big Data e BI, mas que também possam trocar informações relevantes entre si.

Dessa forma, uma linha de produção inteira pode trabalhar de forma automatizada e inteligente, agindo de maneira coordenada para garantir a máxima eficiência e corrigir determinadas situações de forma automática.

Por exemplo, no caso de um problema que implique desaceleração da produção em seu início, o restante dos equipamentos e máquinas pode receber essa informação e reduzir seu ritmo para que a planta não pare.

Coleta e análise de dados de clientes

O uso de IoT para a coleta de informações acerca de clientes, suas preferências e demandas já é uma realidade. Muitas empresas de software utilizam os próprios dispositivos dos clientes para coletar dados.

Quando você aceita um termo de serviço de software, muitas vezes, existe uma cláusula permitindo que o sistema colete dados e envie de forma remota e anônima ao servidor.

Assim, é possível realizar um controle de qualidade acerca de seu produto e ainda verificar:

  • como o usuário está utilizando-o;
  • quais as funcionalidades mais acessadas;
  • quais suas preferências e dificuldades etc.

Com o uso cada vez mais comum de produtos do cotidiano conectados à internet, esse tipo de feedback se tornará corriqueiro. No âmbito das pequenas empresas, os softwares e dispositivos podem realizar essa coleta.

Isso garante um melhor entendimento sobre as demandas do cliente e auxilia a traçar o perfil ideal, melhorando os processos de venda e controle de qualidade de produtos e serviços.

Quer saber mais sobre a Internet das Coisas? Então clique aqui e confira nosso artigo aprofundado no assunto!