Já não é novidade a importância da qualificação para conquistar o sucesso profissional, mas no contexto da Transformação Digital isso é ainda mais evidente. Ter conhecimentos técnicos e saber analisar e manusear dados são habilidades digitais fundamentais em um cenário em que tecnologias — como a inteligência artificial (IA), robótica, realidade aumentada etc — estão cada dia mais em alta no mercado.

No entanto, embora o mundo corporativo saiba da necessidade de contratar colaboradores especializados nas novas tecnologias, nem sempre as empresas encontram profissionais para suprir a essa demanda atual.

Por isso, listei a seguir algumas dicas de como solucionar o gap de habilidades digitais em uma organização. Vamos conferir?

Contrate colaboradores adaptáveis às mudanças

Os tomadores de decisão não apenas precisam ficar atentos às novas tendências tecnológicas do mercado, como também devem trabalhar a mentalidade dos colaboradores dentro da empresa.

De acordo com Luciana Carvalho, diretora de pessoas na Movile, nem todos estão dispostas a adquirir novos conhecimentos, por estarem acomodados com as tecnologias tradicionais já utilizadas na organização. Para a empresa, a maior solução seria contratar pessoas para preencher as áreas de entrega de alimentos, logística e emissão de bilhetes.

De modo geral, isso significa que, se a empresa quer reprimir a lacuna do gap de habilidades digitais, é fundamental encontrar profissionais que estejam dispostos a acompanhar a ambição da organização, a ponto de adquirir novas capacidades constantemente.

Participe de eventos com profissionais qualificados

Outra maneira de potencializar as habilidades digitais do corpo empresarial é participando frequentemente de eventos que contem com a presença de profissionais qualificados.

Frequentar os mesmos ambientes de quem você almeja contratar é a melhor forma de conhecê-lo e levá-lo para o seu lado. No caso da identificação dos colaboradores, é possível ainda contar com serviços de headhunter nos eventos corporativos.

O Banco Pan, banco brasileiro que vem investindo amplamente na Transformação Digital, é um exemplo de empresa que tem o hábito de participar de reuniões e celebrações com mais possibilidade de receber profissionais qualificados.

Após identificados e contratados, o banco oferece treinamentos para que os funcionários continuem ampliando seus conhecimentos — falaremos mais sobre isso no tópico a seguir.

Invista no treinamento de habilidades digitais

Uma das soluções mais óbvias para acabar com o problema da deficiência de habilidades digitais em pleno cenário da Transformação Digital é o investimento no treinamento adequado.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 54% de todos os trabalhadores precisarão de requalificação até 2022, já que todos os dias são criadas habilidades essenciais para o futuro. E isso só pode ser resolvido com o investimento no desenvolvimento constante das capacidades dos funcionários, principalmente daqueles que não têm nenhum conhecimento tecnológico.

É fundamental investir em talentos que nunca foram explorados. Desde que o trabalhador colabore e esteja disposto a aprender, nenhuma força de trabalho deve ser desperdiçada por não ter o conhecimento necessário no atual momento — afinal, ninguém nasce sabendo, não é mesmo?

Direcione recursos da organização

Embora a maior parte dos empreendedores saiba da importância de programas de desenvolvimento para diminuir a lacuna das habilidades digitais na empresa, muitos ainda se mostram receosos na hora de investir. Normalmente, os maiores motivos do atraso, costumam envolver:

  • falta de recursos;
  • tempo curto dos funcionários;
  • ausência de novas tecnologias.

No entanto, apesar dos obstáculos, é preciso ter em mente que a ausência de profissionais com conhecimento sobre as novas tecnologias só vai fazer com que a organização fique para trás no mercado competitivo. A ação precisa ser imediata! Só assim será possível construir uma cultura de aprendizagem digital entre os funcionários.

Uma boa dica é utilizar plataformas de conhecimento online que tem cursos específicos de ciência de dados, aprendizado da máquina e da IA, entre outros. Alguns exemplos muito buscados nos dias de hoje são: Coursera, Udemy e Udacity.

Não se limite apenas a profissionais com diplomas

Não se limite apenas a profissionais graduados fazendo parte da sua equipe — o diploma não é tão reconhecido como antigamente. É claro que a faculdade é um ambiente importante para se qualificar, principalmente em assuntos mais técnicos.

Porém, além do curso especializado não preencher todas as vagas abertas no mercado, boa parte dos conhecimentos adquiridos na graduação tende a ficar obsoleta até a conclusão dos estudos, já que, atualmente, o avanço tecnológico e a inovação estão muito mais rápidos que o ensino.

Sendo assim, não deixe de dar atenção aos trabalhadores sem um diploma prévio. A partir do treinamento adequado, cursos online e da própria experiência com as novas tecnologias, eles podem executar diversos trabalhos digitais com qualidade.

Seja amigo dos funcionários

Por fim, os gestores devem sempre ter um bom relacionamento com seus colaboradores, a fim de aumentar as chances de reter na organização.

O trabalhador de hoje não se interessa apenas pela alta pretensão salarial e pelos benefícios, ele também quer exercer sua função em um ambiente em que se sinta confortável e reconhecido.

De acordo com uma pesquisa da Salesforce, empresas que colocam seus valores como prioridade e investem no bom relacionamento com o corpo empresarial têm maior produtividade e satisfação dos colaboradores. E a satisfação, sabemos, é um fator de extrema importância para o funcionário potencializar suas habilidades dentro da empresa.

Visto que ainda há uma grande lacuna entre o conhecimento atual dos colaboradores e as habilidades digitais necessárias para se manter e, principalmente, obter o sucesso no cenário da Transformação Digital, é fundamental que as empresas sigam novas ações estratégicas.

Não basta somente aumentar a quantidade de colaboradores dentro da organização, é preciso contratar pessoas que estejam dispostas a se desenvolver e aprender as habilidades da nova Era.

Além disso, também é importante participar de eventos com o público-alvo que possa agregar no dia a dia profissional e investir ativamente em treinamentos que ajudem os colaboradores a atualizar seus conhecimentos tecnológicos.

Para continuar aprendendo, entenda melhor a urgência da capacitação de equipes para a Transformação Digital!

Esdras Moreira

CEO na Introduce Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.

tecnologiaTecnologia
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Vendas Como montar um plano de comissão de vendas SaaS em 5 passos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
e-Commerce Futuro do Trabalho Amazon lança gamificação para aumentar produtividade de seus colaboradores
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]