A transformação digital em empresas de software vem alterando a forma como as organizações, companhias e, até mesmo, as pessoas coordenam e trabalham. Seu impacto na economia global e em várias indústrias pode ser avaliado pelo aumento da inovação, do progresso técnico, da maior produtividade e da força de trabalho.

Confira um panorama sobre a indústria do software. Continue a leitura!

Como ocorreram as mudanças nos hábitos dos usuários impactados principalmente por novos dispositivos e tecnologias

Os recentes avanços das tecnologias mostram o quão imersos crianças, jovens, adultos e idosos estão no ambiente tecnológico e como estão ligados aos lados móveis e sociais. A maioria das pessoas está on-line full time e utiliza sites de redes sociais por meio de celulares. Essa mudança no modo de se relacionar tem impacto profundo no desenvolvimento de novas tecnologias.

A adoção rápida de smartphones, a necessidade de colaboração e a mudança para a experiência de diversos canais são hábitos dos usuários que demandam por novos dispositivos e tecnologias.

Como os serviços SaaS impactam o modelo de recorrência na indústria de softwares

Os principais fornecedores no mercado de nuvem adotaram várias estratégias, como novos desenvolvimentos de produtos, aquisições e parcerias, para sustentarem no mercado. A inovação tecnológica contínua é uma área de foco para essas empresas, a fim de manter suas posições competitivas no segmento e promover a satisfação do cliente.

A popularização da Internet, a necessidade de programas com preços mais baratos, o cloud computing e o combate à pirataria de software são alguns dos fatores que promoveram a criação de um novo modelo de negócio no setor de TI: o SaaS (Software como Serviço), que é basicamente um modelo em que a aquisição e/ou utilização de um software não está relacionado à compra de licenças, ou seja, a utilização do software é paga por sua utilização.

O SaaS remove a necessidade de as organizações instalarem e executarem aplicativos em seus próprios computadores ou em seus próprios centros de dados. Isso elimina as despesas de aquisição, de provisionamento e de manutenção de hardware, além de custos com licenciamento, instalação e suporte de software.

Como as tecnologias emergentes impulsionaram o mercado de softwares

Algumas tecnologias impulsionaram — e impulsionarão ainda mais — o desenvolvimento de softwares nos próximos anos. A computação em nuvem vem ganhando destaque, uma vez que os fornecedores estão interessados ​​em ganhar posição competitiva, e os clientes continuam a mudar suas estratégias de TI para a nuvem.

O seu custo de cobrança e a redução de despesas baseadas em uso, bem como a agilidade e a continuidade do negócio por meio de uma nuvem definida por políticas e por softwares, são os principais fatores que impulsionam as organizações de serviços a adotarem a nuvem.

Esses tipos de soluções apresentam o maior tamanho de mercado, e espera-se que elas continuem a dominar no futuro, já que estão ganhando grande adoção devido à escalabilidade, à flexibilidade e ao custo-eficiência entregues por meio da nuvem. Com a crescente confiança na tecnologia e a progressiva necessidade de agilidade comercial, houve um aumento na adoção de serviços de nuvem de varejo.

As pequenas e médias empresas estão se movendo para a adoção da nuvem e crescendo rapidamente, já que vêm percebendo essa importância dessa estrutura na resposta imediata, na tomada de decisão rápida e na satisfação do cliente, o que pode resultar em operações de negócios mais céleres e no crescimento de receita.

Segundo Markets and Markets, a região Ásia-Pacífico deverá crescer mais até 2021 no mercado de nuvem. As organizações estão mudando para soluções e serviços baseados na nuvem com a crescente adoção de estratégias de negócios digitais.

Além disso, as empresas estão olhando para personalizar as experiências dos consumidores nas lojas para proporcionar melhores compras, o que está impulsionando fortemente o crescimento do mercado de nuvem na América do Norte.

O futuro da indústria de softwares

Espera-se que o mercado de softwares cresça 28,53 bilhões de dólares até 2021, em uma taxa de crescimento anual composto de 20,9% durante o período de previsão da Markets and Markets. Os principais impulsionadores desse mercado incluem a rápida adoção de smartphones, a necessidade de conformidade e a colaboração e a mudança para a experiência de diversos canais de atendimento.

O aumento da implantação de aplicativos, soluções e serviços baseados em nuvem, juntamente à demanda por mobilidade, é a principal tendência tecnológica que hoje molda o mercado de software. Na era da Big Data, o tamanho dos dados das empresas de software está aumentando e está resultando em uma maior demanda por mercado.

Nesse sentido, o mercado de softwares é estimado como alto na América do Norte e na Europa, porém a taxa de adoção deverá ser ainda mais alta nos mercados regionais emergentes da Ásia Pacífico, Oriente Médio e África  e América Latina com oportunidades significativas para a adoção da nuvem que, no futuro, dará origem a esse mercado.

Como própria indústria de desenvolvimento de softwares se transformou digitalmente ao longo dos anos

O enorme crescimento dos serviços digitais e suas aplicações junto às crescentes demandas das organizações empresariais para maior flexibilidade e escalabilidade aumentaram a taxa de adoção de soluções e serviços de nuvem híbrida, proporcionando, assim, imensas oportunidades aos fornecedores.

Fatores, como a crescente demanda de organizações por soluções de computação em nuvem ágeis, escaláveis ​​e econômicas e a crescente necessidade de padrões de interoperabilidade entre serviços em nuvem e sistemas existentes, fizeram com que os fornecedores propusessem soluções avançadas e escaláveis ​​para várias organizações em todo o mundo.

As preocupações mais sérias das indústrias de TI foram e ainda continuam sendo a diminuição dos custos de manutenção e a potencialização da produtividade com o uso ideal de recursos. Existem diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado para diferentes funções.

Para que as empresas não precisassem ficar alternando entre aplicativos, criou-se a virtualização, que significa uma versão virtual de um processo antes manual, atuando como uma interface entre vários sistemas, transformando digitalmente o desenvolvimento de softwares.

Os principais projetos de inovação em empresas desenvolvedoras de softwares

A crescente proeminência do celular resulta na demanda por projetos focados em dispositivos móveis. O desenvolvimento de aplicativos do iOS continua sendo o mais solicitado, mas também há o crescimento no Android e espera-se que continue ganhando destaque à medida que mais dispositivos Android entram no mercado.

Como a Microsoft se estabelece como uma plataforma, seus aplicativos não serão tão exigentes quanto o iOS ou o Android, mas espera-se que haja crescimento para eles também.

Quer saber mais sobre a transformação digital em empresas de software? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

tecnologia-da-informacaoTecnologia da Informação
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital em BPO e serviços de terceirização
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia O que é IoT (Internet das Coisas)? Futuro ou Presente?
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]