A pandemia do coronavírus fez com que todo mundo precisasse ficar em casa. Logo, o cancelamento de eventos presenciais foi algo extremamente comum. Porém, sempre é preciso encontrar alternativas para garantir as melhores experiências para os participantes, como os eventos híbridos. A tecnologia teve um grande papel em permitir que essas experiências ainda fossem possíveis e seu impacto deve se estender por mais tempo.

Então, se você quer conhecer mais sobre essa modalidade e como ela pode entregar a melhor experiência para o cliente, hoje e no futuro, continue lendo este post. Entenda o que são eventos híbridos e por que serão tão importantes muito em breve.

O que é um evento híbrido?

Muita gente acredita que esse é o futuro dos eventos. A definição é simples, sendo um tipo de evento que reúne características dos eventos presenciais e online. Na prática, existem diversas formas de organizar um evento híbrido. Por exemplo, participantes podem aparecer ao vivo para uma audiência reunida em um espaço físico, também é possível um evento totalmente físico ser transmitido online para as pessoas. 

O evento hibrido é isso, unir benefícios dos formatos on e off para trazer mais comodidade ao público. 

Quais são os principais segmentos de eventos híbridos?

Hoje grande parte dos eventos são híbridos. Mesmo porque, dificilmente existe um evento sem a participação da tecnologia. Porém, alguns segmentos são mais comuns de encontrar esse tipo de evento.

1. Congressos

Um dos eventos corporativos mais tradicionais, os congressos são ótimos para eventos híbridos, pois permitem muita liberdade para os palestrantes e participantes poderem atender sem limitações.

2. Fóruns e seminários

Fóruns e seminários são eventos voltados para um público acadêmico e também são muito procurados. Cada um deles têm demandas específicas e os eventos híbridos conseguem atendê-las.

3. Convenções

Esse tipo de evento reúne profissionais de uma determinada empresa ou setor para definir objetivos e apresentar resultados. 

4. E-sports

Também conhecido como esportes eletrônicos, são extremamente populares e têm no modelo híbrido a sua principal força. O CBLoL é o grande exemplo, com transmissões em estádios e também para o público online. Extrapolando esse conceito, até mesmo os esportes mais tradicionais são eventos híbridos.

5. Lançamentos de produtos

Os lançamentos de produtos em eventos híbridos se tornam cada vez mais populares. É uma tendência que veio da China, com as lives para venda de produtos.

6. Shows e festivais

Rock in Rio e Lollapalooza são exemplos de festivais que são eventos híbridos. Além desse, existem inúmeros outros com uma plateia no local e uma transmissão remota.

7. Cursos

Cursos de capacitação podem ser um evento híbrido, tanto para o mercado corporativo como para o acadêmico.

Quais as modalidades de eventos híbridos?

Todos os eventos híbridos são uma fusão dos eventos offline e dos online. Porém, isso não significa que são idênticos ou mesmo organizados da mesma forma. Basicamente, existem três tipos, de acordo com a participação dos envolvidos.

Conexão com participantes remotos

Nesse formato, todos os participantes são remotos. Logo, eles têm a mesma possibilidade de interação. Isso quer dizer que podem enviar mensagens, vídeos e fotos e todos os conteúdos estão disponíveis para eles, o tempo todo.

Conexão com palestrantes remotos

Por outro lado, existe o modelo em que apenas os palestrantes são remotos em um evento majoritariamente presencial. É um modelo que demanda uma ótima conexão com a internet, já que é preciso enviar imagem e áudio ao vivo.

Multi Hub Meeting

É um modelo complexo, mas que pode ser extremamente interessante. Com ele, existe um evento principal, com diversos outros conectados a ele em uma transmissão ao vivo. Sua complexidade é alta, pois conecta múltiplos eventos físicos, o que significa que é preciso organizar a logística de cada um, além de ter uma infraestrutura boa para conectá-los. Um exemplo que ajuda a ilustrar esse evento, são as transmissões de final de ano em diferentes cidades do Brasil. 

Por que migrar para eventos híbridos?

Existem diversos motivos pelos quais vale a pena migrar para um evento híbrido. Eles podem envolver os custos e a lucratividade do negócio, a experiência dos participantes e muito mais. Confira os 5 principais.

1. Você consegue maior alcance de público

O evento híbrido acaba com a limitação de física, o que significa aproveitar melhor o potencial de lucro de eventos online. Você pode trazer, por exemplo, participantes que tinham dificuldade de se deslocar para o evento. O mesmo se aplica aos palestrantes, podendo trazer os melhores com menos preocupação.

2. Seu evento consegue mais e melhores oportunidades de patrocínio

Com um alcance maior, mais interessante o evento é para os patrocinadores. Logo, você pode negociar mais e melhores oportunidades. O maior desafio é encontrar uma forma de trazer interação entre o público e os patrocinadores, de modo a trazer ainda mais valor.

3. Você constrói valor de marca com uma maior produção de conteúdos

Com a conexão digital com o público, você pode produzir e divulgar conteúdo sobre o evento durante mais tempo, muito depois de que ele acaba. Além disso, esse conteúdo pode ser usado também em ações de marketing para gerar mais presença para o próximo evento, ou gerar uma comunidade em torno da sua marca, com pessoas falando sobre o assunto.

4. Você consegue uma melhor relação custo-benefício

Primeiramente, um evento híbrido não depende tanto do espaço físico, podendo ser dimensionado para um lugar menor e, consequentemente, mais barato. Logo, a logística e a mão de obra também são menores. Por outro lado, é preciso investir em uma infraestrutura tecnológica boa o suficiente para acomodar o evento. Porém, é um custo pequeno, especialmente considerando o ganho de alcance de público.

5. Você mostra preocupação com a sustentabilidade

Um tema cada vez mais importante para o público, a sustentabilidade também é uma consequência do evento híbrido. Um menor deslocamento de pessoas significa resíduos ambientais menores.

A pandemia do coronavírus ainda não passou. Mesmo com a vacina começando a ser aplicada, deve levar algum tempo para que tudo volte 100% ao normal. Logo, encontros físicos ainda devem seguir com limitações. Por conta disso, os eventos híbridos são uma excelente alternativa. O desafio é planejá-los muito bem, para garantir que o evento online pago é interessante para todos os stakeholders.

Gostou dos post? Então, fique por dentro dos conteúdos do portal para receber ainda mais dicas de como otimizar seus eventos híbridos!

 

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Como agências e produtoras de eventos podem surpreender seus clientes migrando para o digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Converter leads em eventos online: conheça essas 5 dicas
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]