Os benefícios da terceirização para agências de marketing

Entenda as vantagens e desvantagens da terceirização para agências de marketing e publicidade digital

Com a finalidade de reduzir custos, melhorar a qualidade de seus serviços e utilizar as facilidades de softwares para obter uma gestão mais enxuta, é natural que a terceirização para agências de marketing se mostre uma tendência.

Afinal, manter um colaborador fixo tende a ser uma aposta cara para a empresa. Dentro de um cenário onde os gestores buscam praticidade para executar as suas tarefas, delegar os seus serviços se tornou uma alternativa viável para as suas estratégias em longo prazo.

Para você ter uma ideia sobre como a prática de outsourcing tem crescido, coletei  alguns dados:

De acordo com uma pesquisa feita pela Resultados Digitais, a produção de vídeos (50,3%), construção de sites (47,6%) e geração de conteúdo (32,5%) são as áreas mais requisitadas por uma agência digital.

Em paralelo aos dados citados, o site Aparelho Elétrico divulgou a sua pesquisa feita em 2018, com 638 profissionais freelancers, para mostrar quais são as áreas mais comuns de serem delegadas. Entre os resultados, as especialidades que mais recebem destaque são:

  • design 43,2%;
  • ilustração 7,6%;
  • marketing 7,4%;
  • programação 7,1%;
  • redação 5,1%;
  • tradução 5,1%;
  • mídias sociais 3,3%;
  • revisão 2,5%;
  • motion 2,4%;
  • jornalismo 1,9%.

Como vimos acima, áreas como design, marketing, desenvolvimento de sites e redação, são alguns dos exemplos mais procurados para a terceirização.

Com a popularização da estratégia de conteúdo, hoje contamos com diferentes agências para atender a demanda de uma empresa. Para citar como exemplo, a Gummy conta com uma equipe capacitada em produção de conteúdos qualificados com o foco voltado para o sucesso na aquisição de novos clientes.

Mas afinal, vale a pena delegar a tarefa? Descubra abaixo tanto os pontos positivos, quanto os negativos:

Vantagens da terceirização para agências

À primeira vista, é natural que pensar que o ritmo acelerado de agências exige uma equipe interna e que esse é o único caminho.

Mas saiba que, para obter os resultados esperados na gestão ou controle sobre as ações praticadas, o processo não funciona bem assim. E explicamos os motivos.

Otimizar tempo

A estratégia de marketing digital é recente em nosso país. Por isso, é natural que as empresas tenham o interesse de investir na área só agora. O problema é que o processo tende a levar tempo.

A própria estratégia deve ser pensada em longo prazo. Somando o período de capacitar e alinhar as estratégias da empresa com a equipe de marketing, o empreendedor deve estar ciente quanto ao retorno esperado.

Por outro lado, ao contar com uma equipe já formada, a empresa não precisará passar por todo o processo burocrático de contratar novos colaboradores e definir custos de capacitação.

Por esse motivo, o tempo para receber os primeiros resultados tendem a ser menores, comparado a uma equipe interna.

Experiência sob medida

Pensando que a geração de valor para os clientes de agência digitais seja construída à longo prazo, contratar e treinar uma equipe inteira para alcançar objetivos específicos (e muitas vezes diferentes de cliente para cliente) pode fazer o processo demorar ainda mais.

Os profissionais externos podem ser escolhidos de acordo com suas expertises vs as reais necessidades da agência, bastando que utilizem suas habilidades para seguir uma estratégia desenhada para o objetivo definido.

Contar com a criatividade dos profissionais

A produção de conteúdo relevante está longe de ser apenas palavras jogadas na tela de um dispositivo. Falo isso porque é comum encontrarmos artigos pela internet que apenas abordam sobre o assunto, mas pouco engajam os seus visitantes.

Para que as pessoas tenham maior conexão com a sua empresa e estejam aptas a fechar uma parceria com você, é preciso contar com a criatividade dos profissionais responsáveis por toda a produção de conteúdo, desde a sua estratégia até a revisão de seu conteúdo.

Neste aspecto, profissionais terceirizados têm um ponto a seu favor: trabalhar com diferentes clientes e mercados, o que os faz consumir mais referências e, logo, ter mais acessos a novas tendências e recursos criativos.

Enxugar a gestão (e seus custos)

Como mencionamos, ter uma equipe própria para desenvolver conteúdos pode ter menores custos, à primeira vista. Mas se olharmos para o longo prazo, que é o objetivo da estratégia, veremos um cenário diferente.

Afinal, a empresa precisará gastar recursos para entrevistas e contar com uma equipe de RH para selecionar os candidatos. Em seguida, mesmo depois de contratar, você precisará de alguém para coordenar e capacitar os recém-contratados.

Mesmo que eles já tenham experiência, você precisará de uma equipe para desenvolver os projetos das campanhas e, então, alinhar o que foi aprendido com a cultura e a proposta dos produtos da empresa.

Ao colocar as contas no papel, a empresa pode chegar a conclusão de que o custo ultrapassa o valor de investimento na contratação de profissionais terceirizados.

Além disso, o tempo gasto nessas atividades pode acabar negativando todo o ganho obtido com a gestão automatizada da agência. Não vale a pena investir de softwares de automação para otimizar a agilidade e, em seguida, dar dois passos para trás nos níveis de produtividade da equipe.

As desvantagens da terceirização para agências

Por outro lado, não podemos deixar de dizer a desvantagem de terceirizar serviços e profissionais

Como dissemos, os profissionais precisam conhecer seus clientes e mesmo sua agência à fundo para produzir materiais personalizados, que seja adequado aos produtos e serviços oferecidos tanto por você quanto pelos clientes. Por isso, é natural que haja a necessidade de definir uma curva de aprendizagem entre o terceirizado e a agência.

Para resolver a questão, ambas as partes podem alinhar as expectativas e objetivos por meio de reuniões e, principalmente, feedbacks em tempo real sobre o andamento das entregas.

Tenha uma gestão enxuta com terceirização para agências de marketing

Em tempos em que a produtividade é um ativo importante para todos, a cada dia as empresas têm adotado diferentes ferramentas para otimizar a produção de seus produtos/serviços. Nas agências, não é diferente.

Para que você e sua equipe consigam produzir, de forma consistente, campanhas que gerem valor, é preciso contar com ferramentas para manter o planejamento em dia

Manter a qualidade e a produtividade nas entregas é um desafio constante. Neste cenário, uma gestão enxuta, aliada à tecnologia, pode ser o melhor caminho. Softwares de automação para gestão de agências, como o iClips, permitem que gestores e profissionais terceirizados possam trabalhar em conjunto e falar a mesma língua, mesmo que tenham acabado de começar sua parceria, sem a necessidade de grandes equipe para realizar entregas de qualidade.

Para continuar aprendendo sobre a produtividade de agências na era da Transformação Digital, confira este artigo sobre os desafios enfrentados na gestão de agências digitais!

CEO na iClips

CEO da iClips, com MBA em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de fora.