Os atuais impactos da Inteligência Artificial em agências de publicidade

Entenda as aplicações atuais e benefícios da inteligência artificial em agências de publicidade

Na era da disrupção, já podemos vislumbrar os impactos gerados pela Inteligência Artificial (IA) em agências de publicidade, visto que a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada no setor de propaganda e marketing.

Temas como Machine Learning e automação de tarefas são constantemente citados dentro das agências de publicidade como formas de reduzir custos e melhorar resultados em um mundo cada vez mais voltado ao digital.

Neste post, vou explorar o panorama atual da Inteligência Artificial no setor de comunicação e como as agências de publicidade estão reagindo a essa transformação digital no setor. Confira:

A tecnologia e a publicidade

É claro que, quando falamos em Inteligência Artificial, a maioria das pessoas pensa em robôs totalmente autônomos e capazes de realizar todas as tarefas realizadas por um humano, como as versões que se tornaram famosas no cinema.

Contudo, mesmo que essa realidade retratada por Hollywood ainda esteja distante, já é possível contar com várias soluções tecnológicas que utilizam do conceito de IA para diversas tarefas.

Quando trazemos o termo Inteligência Artificial para o marketing e a realidade das agências de publicidade, ele está ligado ao aprendizado de máquina — Machine Learning — e à análise de dados, em busca de insigths e oportunidades.

Hoje, já é possível encontrar uma série de soluções que permitem melhorar drasticamente os resultados de uma agências de publicidade. Dessa forma, ela pode entregar mais valor a seus clientes.

Entre algumas das tarefas que podem ser turbinadas pela IA estão:

Mesmo que o uso da IA nas agências de publicidade ainda seja um pouco tímido, a tendência é que isso mude já nos próximos anos, uma vez que aquelas que não adotarem a tecnologia podem acabar vendo seu desempenho cair e perder mercado.

Principais aplicações hoje

Como já dito, existem várias ferramentas, hoje, que podem auxiliar na melhoria dos resultados de uma agência de publicidade. Vamos listar algumas das principais e mais aceitas no mercado.

Segmentação de público-alvo

Hoje, existem sistemas de IA que tem como objetivo auxiliar na segmentação do público-alvo, agrupando indivíduos conforme comportamento e preferências, o que garante que um conteúdo personalizado chegue até eles.

O bot utilizado para isso faz uso de Machine Learning e um potente algoritmo para identificar todos os pontos de identificação entre os indivíduos nos dados brutos coletados. Um bom exemplo de plataforma neste segmento é a Optimove.

Geração de leads

Quando falamos em automação de geração de leads, também existe uma opção interessante. O Albert realiza uma seleção na internet, de acordo com perfis que se assemelham com o cliente ideal, para criar uma lista de leads.

Algumas grandes empresas, como a Harley Davidson, já utilizaram o software para alavancar as suas vendas digitais. No caso citado, houve um aumento de 40% na venda de motocicletas da empresa graças ao uso do Albert.

Coleta de dados

As agências de publicidade já perceberam a importância dos dados dentro de uma estratégia de marketing e criação de campanhas. Uma solução de Inteligência Artificial que pode auxiliar na coleta de informações é o Node.io.

Segundo os desenvolvedores da solução, ele utiliza um algorítimo baseado em Machine Learning e processamento de linguagem natural para coletar informações relevantes para o usuário e auxiliar no entendimento do comportamento de indivíduos.

Compra de mídia

Comprar a mídia certa para o público, sem realizar grandes gastos, é um dos desafios das agências de publicidade hoje. A solução também pode ser um software baseado em IA.

DoubleClick Manager, do Google, é uma plataforma de compra de mídia programática, ou seja, realiza compras conforme uma programação especial inserida pelos profissionais de marketing.

Automação da gestão

Automatizar a gestão da agência é um dos primeiros passos na utilização de softwares de IA. Ao realizar a adoção de uma ferramenta como essa, é possível deixar de gastar tempo e recursos na administração, pois boa parte dos processos será automático.

Isso diminui o número necessário do staff de gestão da empresa, garante menos erros administrativos e equipes mais colaborativas. Um exemplo de ferramenta no mercado hoje é o iClips, criado de forma específica para agências de publicidade.

Benefícios da disrupção

Os impactos positivos da adoção de tecnologias de Inteligência Artificial nas agências de publicidade são vários. Vou listar os que considero mais importantes:

Melhoria nos resultados

Um dos principais motivos para as agências investirem em novas tecnologias, principalmente na IA, é a melhoria nos resultados, podendo fazer mais com menos, uma vez que várias atividades podem ser automatizadas.

Redução de custos

Outro ponto muito interessante é a redução de custos para a agência, uma vez que várias das tarefas se tornam mais eficientes e necessitam de menos profissionais de outras áreas para manter o funcionamento da agência.

Por exemplo, ao adotar um software de automação da gestão, é possível reduzir o staff administrativo da agência, deixando equipes focadas no core business, e diminuindo gastos desnecessários que podem, inclusive, fazer a agência perder o foco no que realmente entrega.

Criação de uma experiência diferenciada ao público-alvo

A IA permite entender melhor o público-alvo dos clientes da agência de publicidade, fazendo com que suas peças publicitárias alcancem maior visualização e possa se criar uma experiência diferenciada.

Em um mundo cada vez mais competitivo, é preciso buscar formas de diferenciação e manter um contato mais direto com o público, gerando peças que possam alcançar quem realmente tenha interesse nos produtos e serviços de seus clientes.

Retenção de clientes

Infelizmente, os clientes das agências de publicidade costumam ter dificuldades para visualizar os resultados recorrentes de campanhas e peças publicitárias, fazendo com que seja necessário gerar relatórios que demonstrem a eficiência das atividades.

Os softwares de IA podem auxiliar os profissionais de marketing a demostrar resultados com mais clareza e reter clientes, gerando um valor ao trabalho, que pode ser facilmente mensurado.

Hoje, já podemos visualizar de forma clara o impacto da inteligência artificial em agências de publicidade. Agora, falta entender: os profissionais de marketing e publicidade estão prontos para a IA?

CEO na iClips

CEO da iClips, com MBA em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de fora.