Você percebeu o quanto as formas de trabalhar mudaram nos últimos anos, não é mesmo? Afinal, com o avanço da tecnologia, é natural que cargos deixem de existir, enquanto outros passam a aparecer, conforme as novas necessidades. Mas uma das áreas que mais sofreram alterações nos últimos anos foi a dos profissionais de marketing.

Com o foco na Transformação Digital, as agências de marketing passaram a adotar novas estratégias para adequar as ferramentas de mídias sociais. A mudança ocorreu por conta das novas necessidades, já que as pessoas passaram a utilizar boa parte do seu tempo em computadores e smartphones, tornando as mídias televisivas ou até mesmo jornais e rádio caros e obsoletos.

Por outro lado, a internet torna o processo democrático. Assim, até as pequenas empresas conseguem espaço para chamar a atenção do público.

Depois de ler o artigo, você saberá quais são os novos papéis dos profissionais de marketing. Mas, antes, entenda quais são as novas funções de uma agência de marketing na era digital:

Saiba quais são os novos desafios do marketing na era digital

Não é preciso analisar muito para perceber o quanto a tecnologia mudou a forma como nos comunicamos.

Afinal, até pouco tempo atrás, para ficar na frente da concorrência, as empresas recorriam às agências de marketing com o objetivo de melhorar a comunicação entre a sua empresa e o seu público. Dessa forma, era preciso utilizar diferentes meios de comunicação para atingir o público desejado, como o rádio, jornal ou a própria televisão.

O problema é que o investimento para ter a sua marca estampada nesses veículos costuma ser bastante caro. Além disso, não há uma forma de medir o desempenho das campanhas, tornando o processo custoso, principalmente para empresas de menor porte.

Porém, com o crescimento da internet, as agências viram uma nova forma de se comunicarem com as pessoas. Além de ser mais prático, o processo trouxe inúmeras melhorias para as companhias. Entre elas, o baixo valor de investimento, a democratização de anúncios e uma forma mais certeira para monitorar os resultados.

Confira abaixo alguns desses procedimentos:

Pesquisa de personas

Basicamente, as agências de marketing digital utilizam a pesquisa de persona para saber qual o público-alvo específico a ser atingido pelas campanhas.

Diferente do formato televisivo, no qual há pouco controle sobre quem vai consumir a oferta, as agências utilizam a ferramenta a fim de desenvolver uma estratégia eficaz epersonalizada para um usuário específico. Dessa forma, o cliente poderá ter melhores resultados por meio de um investimento muito abaixo das mídias tradicionais.

Otimização da taxa de conversão

Um otimizador de taxa de conversão é responsável por desenvolver estratégias que melhorem a taxa de conversão tanto em vendas tanto em geração de novos leads (potenciais compradores).

Eles são responsáveis por manusear, testar e implementar pontos de conversão dentro de uma estratégia de funil de vendas. Para ser mais específico, podemos destacar entre as suas responsabilidades:

  • realiza testes A/B para verificar a performance de cada CTA com a finalidade de melhorar a taxa de conversão;
  • otimiza CTA’s, páginas de vendas e formulários para geração de leads;
  • colabora com outros profissionais de marketing com a finalidade de desenvolver uma uma estratégia de conversão eficaz dentro da empresa;
  • torna o funil de vendas eficaz;
  • otimiza leads qualificados para aumentar a taxa de conversão afim de melhorar as vendas da empresa.

Ao colocar uma campanha online, os profissionais de marketing conseguem testar diferentes formatos para encontrar a melhor forma de engajar um público. Entre os indicadores estão a taxa de conversão, leads que se tornaram clientes, ou até mesmo o ROI, o retorno de investimento sobre uma campanha executada.

Agora que você sabe algumas das novas funções de uma agência, veja agora quais são os novos profissionais de marketing responsáveis por essas mudanças.

Conheça os novos cargos de profissionais de marketing

Para que as novas práticas sejam inseridas nas estratégias das agências, é preciso contar com os profissionais corretos para atuar nas áreas. Separamos alguns exemplos abaixo. Confira!

Analista de dados de marketing

Falamos o quanto os dados se tornaram importantes para uma agência de marketing, correto? Com um analista de dados de marketing, a agência pode não só analisar os dados sobre as campanhas, como também construir dashboards e gráficos para ter uma análise mais assertiva sobre as mesmas. Assim, a equipe estratégica poderá aprender com os resultados para aprimorar no lançamento de novas ofertas.

Growth hacker

O growth hacker tem como objetivo conectar os clientes de uma empresa ao produto/serviço oferecido por ela, de forma rápida e escalável. Ou seja, fazer com que a empresa aumente o seu faturamento sem a necessidade de aumentar os custos em recursos.

Para isso, assim como o analista de dados de marketing, ele utiliza os dados capturados, combinados à tecnologia da informação, à engenharia e ao próprio marketing, para desenvolver campanhas estratégicas a fim de impulsionar os resultados.

Especialista em SEO

A função de um especialista em SEO é colocar a página da empresa nas primeiras posições em um site de buscas, como o Google, por exemplo. A prática tem como objetivo atrair pessoas, e assim, potenciais clientes, que utilizam o Google para tirar dúvidas sobre o serviço que você oferece.

Para isso, o profissional deve ter como habilidades: ficar atento a quaisquer mudanças que houver no algoritmo do Google Analytics, analisar a performance dos resultados pelo programa do Google Analytics, desenvolver estratégias on-site e off-site dentro do próprio ramo de atuação, realizar pesquisas de palavras-chave mais procuradas para aumentar o número de visitantes no site da companhia.

Hoje em dia as pessoas não querem simplesmente comprar algo. As empresas que desejam aumentar seu faturamento devem contar com profissionais de marketing para trazer uma boa experiência, comunicação e engajamento com o público — que só então deve ser convencido a comprar algo. Por outro lado, caso seja negligenciado, é provável que esse público perca a atenção rapidamente.

Já que estamos falando sobre o quanto as novidades tecnológicas têm mudado o comportamento de clientes e empresas, veja o nosso artigo sobre como a gestão da mudança impacta a sua Transformação Digital.

Márcio Mota Lopes

Co-Fundador na iClips Com mestrado em sistemas computacionais pela UFRJ e 16 anos de experiência em desenvolvimento de produto, atua na ligação entre departamentos do sucesso do cliente e T.I. com o objetivo melhorar o desenvolvimento do produto a partir das experiências do usuário.

agenciasAgências
Gestão Trilhar a Transformação Digital significa assumir riscos
Jurídico Inovação na Advocacia: menos custos, mais resultados
ABOUT THE SPONSORS