Começar a empreender e tocar um negócio próprio pode ser uma tarefa bastante complicada, principalmente em um país como o Brasil, onde o empreendedorismo precisa vencer infinitas barreiras burocráticas e os investimentos são baixos. Para superar isso é preciso conhecer, primeiro, quais são as dificuldades dessa empreitada.

Dificuldades existem em qualquer etapa da vida e no empreendedorismo não seria diferente, seja para tocar as próprias operações de um negócio, contratar novos talentos ou lidar com o mercado acirrado. Acontece que na era digital, o comportamento do consumidor mudou a rede e se tornou o principal ambiente para o empreendedor focar suas estratégias (uma vez que o engajamento está presente).

Pensando nisso, resolvemos elaborar um artigo explorando os desafios de um empreendimento e do empreendedor na sua busca para o sucesso e estabilidade. Boa leitura!

Desafios do mercado em 2019

Mercado saturado

É preciso compreender bem esse primeiro aspecto. Uma empresa vive para servir o consumidor e esse público é bastante exigente.

Acontece que se a demanda das pessoas por soluções melhores cresce no mercado, os empreendedores mais inteligentes se adaptarão e melhorarão suas propostas, deixando empreendedores mais “lentos” e organizações inteiras para trás. O nome disso é livre concorrência e é extremamente saudável, no entanto pode dificultar um pouco a vida de empreendedores menos experientes ou desprovidos de boas estratégias e capital.

Humanização da marca

Com a era digital, a comunicação mudou e revolucionou completamente o mercado. Basicamente, a demanda do consumidor por relações melhores e mais interessantes nunca esteve tão em alta, o que configura uma tendência. Acontece que isso vale para empresas também, uma vez que o consumidor atual está disposto a pagar mais caro por um atendimento personalizado e preza pela comunicação.

Nos dias de hoje, o empreendedorismo conta com bons canais de engajamento com o público: as redes sociais. Tais plataformas de interação não são novas, mas ainda promovem negócios e criam uma conexão diferenciada com o público.

No entanto, por causa da facilidade de acesso, tornou-se difícil atrair a atenção do consumidor sem manter presença expressiva nesse tipo de mídia. Parte disso está na dificuldade de montar e controlar um time de social media que seja criativo e focado no resultado final: vender, mas da forma humanas que o público busca em uma interação com marcas.

Negócios escaláveis

Escalar um negócio de patamar pode ser bastante difícil e ainda mais mantê-lo lá. Após conseguir atrair o público para seus próprios veículos de mídia, é necessário garantir que seus processos sejam voltados para esse fim e que isso seja eficiente.

Por exemplo, grande parte dos sites não são customizados por tipo de clique e oferecem experiências superficiais. Alguns nem mesmo consideram a possibilidade de que usuários são diferentes uns dos outros. É aí que entra a tecnologia. Ela é capaz de ultrapassar essa barreira e oferece soluções baseadas em históricos pessoais de leads, capazes de mapear o consumidor para que você possa aplicar estratégias mais acertadas.

O objetivo é ajustar os mecanismos para que o seu negócio se mantenha em ascensão, com público engajado interessado, participando ativamente até que isso se torne um ciclo. Basicamente, uma estratégia não acaba na venda de um produto ou serviço: ela apenas começa!

Desafios pessoais do empreendedor

Além dos desafios mercadológicos, o aspirante a empreendedor ou trabalhador ativo ainda terá uma série de dificuldades e barreiras que deverão ser vencidas com o tempo. Conheça, abaixo, quais são as mais relevantes!

Conhecer seus hábitos pessoais

Esse é o grande desafio que deve ser superado pelos iniciantes, uma vez que superar isso permite o avanço para os próximos estágios. Entender e dominar seus próprios hábitos ajudará a lidar com possíveis problemas, como falta de receptividade a novas ideias, o que pode resultar em problemas internos e com parceiros no futuro.

Para superar esse obstáculo é preciso dar um passo para trás e reconhecer os próprios erros. Um negócio próprio requer adaptações constantes e não existe maneira fácil de lidar com isso.

Não tentar controlar tudo o tempo todo

Ideias falham com frequência, por mais incríveis que elas pareçam e por mais que você se empenhe. Além disso, mesmo que você consiga impactar uma ação com bastante esforço, isso não significa que ela está certa ou que será eficaz. Para conquistar resultados melhores, vale mais a pena deixar os processos fluírem naturalmente e realocar seus esforços em novidades.

Outro fator influenciador é a qualidade do time e parceiros presentes ao seu redor, uma vez que muitos dos seus projetos e estratégias podem se sair bem melhor do que o esperado por causa da ajuda deles, mesmo não sendo intencional.

Conter suas motivações

Não à toa você se depara com tantos guias motivacionais e de autoajuda em empreendedorismo. Acontece que esse aspecto é importante demais para ser deixado de lado e sem a devida motivação um empreendedor não sai do lugar. No entanto, é necessário saber controlar sua empolgação para se manter motivado consistentemente e com as ideias fluindo.

A adrenalina de empreender é legal, mas não pode ser sua única fonte de motivação, por se tratar de uma fonte que seca de tempos em tempos. Falhas podem ser encaradas como novas oportunidades, com capacidade de gerar atividade e engajamento para o seu negócio até nos dias mais ordinários.

Aprender a separar as coisas

Temos agora um aspecto diferente: aprender a deixar o trabalho de lado. Se engajar e tornar o negócio presente em todos os aspectos da sua vida pode ser alcançado, no entanto, voltar é uma dificuldade real e bastante comum. Compreender que outros aspectos da sua vida também são importantes é vital, como ser um bom pai, um bom mentor ou coach.

Essa alternância também será incrível para a sua vida empreendedora, pois revitaliza as energias e transforma você em uma pessoa mais forte.

Muitas vezes essa barreira se resume na dificuldade de lidar com o trabalho de maneira objetiva. Aprender a separar as coisas e percorrer rotas mais eficientes certamente ajudará você a se tornar uma pessoa e um profissional melhor.

Por fim, as dificuldades na rota do empreendedorismo digital são diversas, tanto em aspectos empresariais quanto pessoais, e vários desafios antigos permanecem os mesmos na prática e só mudaram de aparência.

No entanto, é possível superar eles aos poucos e o caminho para o sucesso e estabilidade estão aí para serem explorados. Conhecimento é a base de tudo e essa jornada é tão interessante que todas as pessoas deveriam trilhá-la em algum momento da vida.

Aproveite para conhecer nosso outro artigo em que ensinamos como conectar experiência offline e online nos dias atuais!

Equipe TD

Conectamos pessoas e empresas à Transformação Digital para simplificar e democratizar o futuro.

mercadoMercado
Vendas Conheça o consumidor 3.0 agora, antes do upgrade para 4.0!
Varejo Direct-to-consumer brands: a próxima evolução do varejo