Você se lembra dos Jetsons? Essa série de animação de produção da Hanna-Barbera fez muito sucesso mundo afora, inclusive aqui no Brasil, retratando como seria a vida de uma família no ano de 2062.

Mesmo ainda estando distante daquela realidade retratada no desenho, temos uma notícia para você: o futuro já chegou e as ideias inovadoras estão saindo do forno.

Para mostrar a você o que esperar dessa transformação digital na sociedade, criamos este pequeno guia com as principais novidades e tendências que poderão fazer parte de nossas vidas amanhã. Confira!

01. Gamificação

A teoria dos jogos dá seus primeiros passos fora dos videogames rumo à transformação de várias outras áreas. Hoje já é possível encontrar a gamificação sendo utilizada em treinamentos dentro das empresas, como forma de aproximação dos clientes e para campanhas de conscientização.

No futuro, espera-se que o uso de gamificação fique cada vez mais comum, melhorando o engajamento das pessoas em várias atividades, não apenas no trabalho.

O campo de aplicação na educação é imenso e várias das práticas utilizadas em games podem ser migradas para os estudos, melhorando os resultados e desempenho dos estudantes.

A sua utilização dentro das empresas para a motivação de colaboradores já demonstra todo o seu potencial, abrindo caminho para o uso nas mais diversas áreas de nossa sociedade, colaborando assim para a transformação digital.

02. Inteligência artificial

O campo da inteligência artificial tem dado largos passos em direção ao seu retrato pintado pelos filmes de Hoolywood. Ainda não chegamos a criar sistemas totalmente autônomos, mas estamos cada vez mais perto.

A inteligência artificial, em combinação com a automação, vai revolucionar as relações de trabalho e emprego existentes hoje. As linhas de produção contarão apenas com robôs controlados por um sistema central, capaz de analisar todos os dados gerados e tomar decisões autônomas.

Dentro das empresas, os sistemas inteligentes poderão analisar as informações contidas em gigantescos Big Datas para antecipar os desejos e solucionar os problemas antes mesmo que eles possam surgir, maximizando os resultados e diminuindo os riscos.

As aplicações para a inteligência artificial são diversas e entre elas podemos destacar:

  • assistente virtual: sistema capaz de suprir com informações relevantes os colaboradores;
  • atendimento ao cliente: já existem hoje chatbots que realizam o atendimento simulando a interação humana;
  • robôs produtivos: fábricas inteiramente automatizadas e operadas por robôs autônomos;
  • business intelligente: sistemas que possam minerar e processar dados, encontrando padrões e soluções para os desafios.

03. IoT

A Internet das Coisas é uma tendência tecnológica que deve crescer muito na próxima década. Por meio desse conceito, imagina-se uma série de itens do dia a dia conectados à internet e trabalhando para um determinado objetivo.

Imagine colocar o despertador para tocar às 7 da manhã e o seu smartphone avisar à cafeteira para preparar o café, de modo que esteja pronto quando você acordar. Essa é uma das aplicações que podemos esperar com a difusão da IoT.

Dentro da indústria, o uso dessa tecnologia pode ser aplicado para a coleta de dados acerca da produção. Essas informações podem alimentar sistemas de inteligência artificial e Business Intelligence, para que possam identificar gargalos e riscos existentes.

Hoje temos um grande exemplo de eletrodoméstico que já aderiu a essa nova tecnologia. A Samsung lançou uma geladeira inteligente, que reproduz a tela de um smartphone por meio de um LCD na porta do refrigerador, permitindo assim que o usuário reproduza músicas e vídeos, além de consultar receitas e controlar o que falta para comprar.

04. Realidade virtual

Grande conhecida dos apaixonados por videogames, a realidade virtual está deixando os jogos para ser aplicada em uma série de outras áreas, entre elas a educação.

Cada vez mais percebemos uma mudança em relação aos métodos de aprendizagem, e a realidade virtual será a nova plataforma de ensino, substituindo os velhos livros didáticos.

Suas aplicações em conjunto com óculos especiais permitirão ao aluno uma total inserção em modelos virtuais relativos ao estudo. Podemos imaginar que para estudar história, por exemplo, seja possível colocar o aluno em um ambiente virtual que retrate o período escolhido — o momento do grito de independência às margens do rio Ipiranga seria uma opção muito legal!

O Google lançou em versão beta o Google Expedition, que permite que alunos visitem locais por meio da realidade virtual, como a grande barreira de corais. Iniciativas como essa devem se tornar cada vez mais comuns.

05. Próteses e tecnologia

Vimos ultimamente uma melhora significativa na produção de próteses para pessoas com algum tipo de deficiência ou que passaram pela amputação de membros.

No entanto, o que se espera em um futuro próximo não é apenas o surgimento de próteses mais adequadas e funcionais, e sim que elas possam garantir também novas habilidades a seus portadores.

Konami criou recentemente uma prótese baseada em um personagem de seus games, que conta com um drone embutido e que pode ser controlado pelo amputado, além de lanterna e uma entrada USB. Um jovem londrino de 25 anos já está utilizando a prótese futurística em seu dia a dia.

06. Carros autônomos

Você já deve ter ouvido falar na iniciativa do Google e diversas outras empresas na criação de um modelo autônomo de veículo. Essa nova tecnologia está tomando forma e em breve poderemos ver uma gama desses carros circulando pelas cidades.

Com a aplicação dessa tecnologia, espera-se uma diminuição drástica do número de acidentes e mortes na estrada, algo preocupante em países em desenvolvimento que contam com estradas em péssimas condições e falta de educação no trânsito.

No setor de transportes espera-se uma grande melhoria na rapidez da distribuição de materiais e entregas, uma vez que não há a figura do motorista, que necessita de descanso e paradas programadas.

Aliado a um sistema de geolocalização e inteligência artificial, o veículo poderá também decidir qual a melhor rota a se fazer e determinar o tempo para a chegada ao seu destino, de acordo com as condições do trânsito.

A realidade demonstrada na série animada dos Jetsons ainda está longe de ser alcançada, mas podemos dizer que estamos chegando bem próximo do mundo imaginado por Hanna-Barbera: uma sociedade impulsionada por ideias inovadoras.

E você? O que você acha das tecnologias apresentadas aqui?

mercadoMercado
Saúde eHealth: o que é e como funciona
Transformação Digital Jornada pela sobrevivência: a Transformação Digital em telecom