Já não é novidade para ninguém que estamos vivendo um período de transição. Mudanças aceleradas estão acontecendo em todas as esferas que cercam o ser humano, desde as relações interpessoais até as estruturas sociopolíticas-econômicas, passando pelas tecnologias e os dispositivos que utilizamos no dia a dia.

Em meio a tantas mudanças, é natural que a forma como trabalhamos também passe por transformações.

O Opinion Box, empresa que oferece soluções digitais para pesquisa de mercado, e o Runrun.it, software de gestão empresarial, se uniram para saber como os profissionais de comunicação e marketing avaliam o mercado, as empresas e a si mesmos, e como eles estão enxergando essas transformações no seu dia a dia de trabalho.

Panorama Comunicação e Marketing 2017

A pesquisa foi realizada em agosto de 2017 com 732 profissionais de empresas de comunicação e marketing de todas as regiões do Brasil. 20% dos entrevistados são do nível estratégico, 29% do nível tático, 41% operacional e 10% de outros níveis hierárquicos.

A margem de erro da pesquisa é de 3,6pp.

Pessoas inovadoras, empresas nem tanto

65% dos profissionais de comunicação e marketing se consideram pessoas inovadoras ou muito inovadoras. Entre as pessoas do nível estratégico, esse índice sobe para 77%. No entanto, quando pedimos para elas avaliarem o local onde trabalham, 48% disseram que o ambiente de trabalho é inovador ou muito inovador.

Além disso, 41% disseram que a empresa deveria incentivar mais a inovação e a adoção de novas tecnologias. De fato, chama a atenção que, nos últimos 12 meses, 1 em cada 10 profissionais não começou a utilizar nenhuma nova ferramenta ou aplicativo por motivos profissionais e 27% passaram a utilizar apenas 1 nova tecnologia.

Pense na quantidade de novos aplicativos e ferramentas que surgem a cada momento, especialmente aquelas que são voltadas exatamente para o profissional de comunicação e marketing.

É espantoso que ainda tenha profissionais que não estejam adotando novas ferramentas.

Isso mostra como, em geral, muitas empresas ainda estão em um estado bem inicial de transformação digital. Se, por um lado, esse dado pode ser desanimador, por outro lado, ele revela uma série de oportunidades, inclusive para aqueles que forem mais rápidos e se adiantarem neste processo de transição.

A pesquisa também abordou outros temas, como a utilização de ferramentas de gestão de tarefas e projetos e de controle de tempo em agências e empresas de marketing e comunicação.

Trabalho remoto cada vez mais presente

Para muitas empresas de comunicação e marketing, o trabalho remoto ainda está longe de se tornar uma realidade concreta. 46% dos entrevistados disseram que nunca trabalham remotamente, ou apenas em casos excepcionais.

No entanto, 8% dos profissionais já realizam seu trabalho de forma totalmente virtual, e 19% disseram que, nas empresas em que trabalham, o trabalho remoto é livre, com a presença física em algumas situações.

Casa de ferreiro…

Pedimos para os entrevistados avaliarem a frase: “Eu me sinto bem informado(a) sobre a visão da empresa, seus objetivos para o segundo semestre de 2017 e os resultados financeiros da empresa”. Apenas 46% dos entrevistados concordam ou concordam totalmente com a frase.

Além disso, quando pedimos para eles destacarem os pontos que mais desagradam no ambiente de trabalho, os três pontos que mais foram apontados são diretamente relacionados à comunicação e gestão: falta de comunicação interna ficou em primeiro lugar e foi apontado por 30% dos profissionais.

Em segundo, estão os problemas de gestão e, em terceiro, falta de feedback de desempenho, com 24%. No ebook completo, você confere os demais itens que desagradam os profissionais, e também os itens que mais os agradam no ambiente de trabalho.

A pesquisa avaliou ainda muitos outros pontos, como o nível de satisfação dos profissionais de comunicação e marketing, se eles se consideram valorizados e bem remunerados, se continuam se enxergando trabalhando na área daqui a cinco anos e muitos outros assuntos.

Para acessar os relatórios completos da pesquisa, com gráficos, análises e conclusões, basta baixar o ebook gratuitamenteA leitura vai ajudar os gestores e profissionais de comunicação e marketing a terem uma visão completa do mercado.

Dessa forma, poderão entender como contribuir para tornar as empresas mais inovadoras e ajudar a inseri-las no processo de transformação digital.

Daniela Schermann

Líder de Marketing no Opinion Box Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, escreve para o blog do Opinion Box sobre pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e marketing digital.

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Futuro do Trabalho O futuro da busca por vagas de emprego
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Carros por assinatura: surge a “Netflix” dos automóveis
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]