A tecnologia de geolocalização — recurso que permite identificar a localização e a movimentação de um indivíduo a partir de determinado dispositivo — se tornou famosa mundialmente com aplicativos como o jogo Pokémon Go.

No entanto, os recursos de geolocalização também podem ser utilizados em estratégias de marketing de proximidade com o auxílio de tecnologias como a Nearby Connections do Google. A estimativa é que a geolocalização movimente cerca de US$ 16,34 bilhões no mercado até 2021.

Você já conhece a tecnologia Nearby, sabe como ela funciona, qual é a sua conexão com os dispositivos de proximidade beacons e quais são os seus benefícios para o marketing de proximidade? Leia este post e veja as respostas para todas essas perguntas!

O que é a tecnologia Nearby

Atualmente, as empresas buscam se aproximar cada vez mais dos clientes e procuram estar em contato com ele 24 horas por dia por meio da tecnologia. Os clientes, por sua vez, também procuram pelos melhores serviços e produtos ao seu redor.

A tecnologia Nearby (em português, “nas proximidades”) ajuda as pessoas a encontrar dispositivos, serviços e informações contextuais ao seu redor — seu alcance é de cerca de 30 metros, sem usar um aplicativo.

Usando o Android de seu celular, você pode realizar ações como solicitar um café, encontrar produtos em uma loja, interagir com amigos e jogar games com eles. As notificações do Google Nearby podem enviar URLs a pessoas em movimento sem a necessidade de um aplicativo.

Saiba como o Nearby funciona

Existem três tipos de interações: mensagens próximas, comunicação e notificações. O dispositivo de “mensagens” suporta pequenas cargas binárias (não criptografadas) a serem compartilhadas entre dispositivos Android e iOS.

“Comunicações” permite trazer usuários próximos juntos digitalmente. Essa opção pode ser usada para transferências de dados, jogos com várias telas ou outros tipos de compartilhamento. As “notificações” enviam alertas específicos do local para os usuários, na forma de URLs seguras, sem a necessidade de instalação do aplicativo.

O escaneamento do Google Nearby

O processo de escaneamento é muito simples, semelhante ao trabalho que o seu telefone faz todos os dias. Quando a tela do telefone estiver ligada por alguns segundos, o Google Play Services procurará rapidamente o material nas proximidades.

Isso significa que, se a tela não estiver ativa por um tempo, ela não descobrirá beacons e conteúdo. O Nearby é voltado para os usuários que estão passando pelas imediações e interagindo com o celular.

Caso o usuário não esteja prestando atenção ao seu telefone, ele pode simplesmente passar pelo local sem atentar para as mensagens do Google Nearby. Além disso, conexões Nearby são silenciosas e apagadas automaticamente, garantindo a privacidade dos usuários. É possível ligar ou desligar as notificações qualquer momento.

Nearby x beacons

As notificações Nearby são vinculadas aos beacons Bluetooth, que são dispositivos de proximidade que utilizam o Bluetooth. A tecnologia do Google Beacons, chamada Eddystone, é de formato livre e já conta com o apoio de grandes fabricantes — como Bluvision, Estimote e Kontakt.io.

O Eddystone é um beacon que se comunica com nossos dispositivos móveis para nos enviar informações práticas quando nos aproximamos ou nos afastamos deles. Os beacons enviam sua localização por meio de seu sinal Bluetooth de baixa potência.

O objetivo desses beacons é que nosso dispositivo Android receba informações práticas quando estamos em um ônibus, nos aproximamos de uma vitrine ou do caixa de uma loja. Outra vantagem dos Google Beacons é que eles são multiplataformas e funcionam com Android, iOS e qualquer sistema operacional.

Os benefícios do Nearby para o marketing de proximidade

O Google Nearby vem crescendo em popularidade nos últimos meses. As empresas estão aprendendo a usar em seu favor a oportunidade de alcançar uma nova base de clientes. Assim, os provedores de soluções têm a oportunidade de agregar valor a seus aplicativos e plataformas.

Você pode usar o Nearby para uma série de ações:

  • enviar notificações para a instalação de seu próprio aplicativo;
  • abrir perfis pessoais ou comerciais em aplicativos sociais;
  • iniciar conversas ou instalar chatbots em aplicativos de mensagens;
  • direcionar os consumidores para o conteúdo sobre produtos próximos;
  • ajudar os usuários a explorar o inventário da loja;
  • direcionar os check-ins e os comentários em aplicativos locais ou remotos.

Conheça exemplos de uso dessa tecnologia de geolocalização

Entre os aplicativos que já possuem tecnologia Nearby podemos citar o The Weather Channel, que usa a tecnologia para criar redes sob demanda em áreas com deficiência de dados para espalhar avisos urgentes sobre o clima.

A Hotstar trabalha com compartilhamento de mídia offline para horários em que a conectividade não está disponível, como em aviões ou metrôs, também é um ótimo exemplo. O GameInsight, por sua vez, usa a API para encontrar jogadores próximos e executar jogos offline.

Saiba como usar a tecnologia Nearby a seu favor

Embora essa tecnologia anteriormente estivesse disponível apenas para parceiros, o Google agora abriu sua API do Nearby para desenvolvedores do Android. Existem basicamente duas maneiras principais de usar o Nearby: para anunciar um URL ou acionar uma intenção de aplicativo.

Quer direcionar as pessoas em movimento para o seu site ou para uma página com informações sobre seus produtos? Com o Nearby você pode enviar uma URL para os seus visitantes e para aqueles que estão na área ao redor.

Além disso, você pode adicionar um título de 40 caracteres. “Quer café grátis?” ou “saiba mais sobre filhotes de anfíbios!” são alguns exemplos das estratégias de atração que você pode adotar.

Envie URLs de aplicativos para pessoas ao redor

Acionar uma intenção de aplicativo seria enviar uma notificação descrevendo uma operação que deve ser executada. Um aplicativo já instalado pode, por exemplo, enviar a seguinte notificação: abra essa opção ou arquive esses dados.

Quando seu usuário receber o Intent do aplicativo por meio da URL, o aplicativo executará automaticamente esses parâmetros. Se o aplicativo não estiver instalado, ele poderá direcionar os usuários para a Play Store, para que façam o download do aplicativo.

Não existe melhor maneira de fazer com que as pessoas notem seu aplicativo baseado em proximidade do que uma notificação baseada em proximidade, concorda?

Configure os beacons para usar o Nearby

Você é proprietário de uma empresa e quer utilizar os beacons ou integrar o Nearby ao seu aplicativo? Existem duas maneiras de usar o Nearby e ambas são valiosas, cada uma à sua maneira. Primeiro, você pode simplesmente usar o Dashboard do Google.

Depois de configurar seus beacons, você pode começar a enviar URLs para os usuários, atualizá-los e criar um envolvimento com eles. Essa opção é ótima porque é simples e você pode fazer tudo sozinho, sem precisar pagar por um aplicativo ou provedor. Além disso, também é perfeito para você testar o serviço livremente.

Crie um aplicativo usando o Nearby

Em segundo lugar, você pode usar um aplicativo feito especialmente para a sua empresa. Vários deles oferecem uma ampla gama de recursos. Em geral, eles tornam os serviços disponíveis por meio do Google Dashboard mais fáceis de utilizar.

No entanto, eles também podem combinar as notificações básicas do Nearby com outras ferramentas — notificações por push do beacon, análise de dados, painéis sofisticados. Tudo depende do provedor da solução.

Caso você deseje integrar a API do Google Nearby em um aplicativo específico ou emparelhá-lo com o iBeacon, terá de criar um aplicativo ou uma plataforma completos.

Como vimos, a tecnologia Nearby é relativamente fácil de usar e pode ser incorporada às ações de marketing de sua empresa para aproximá-la ainda mais de seus clientes.

Você entendeu quais são os benefícios do Nearby? Para saber mais sobre as possibilidades de uso dessa tecnologia, clique aqui para ler nosso artigo sobre beacons.

Aldo César

CEO na Rits Tecnologia Bacharel em Ciências da Computação pela UFRN e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Startup Builder. Founder da Rits Tecnologia, Mobister, SignUp e GO Delivery, com mais de 12 anos de experiência em projetos de TI.

marketingMarketing
Tecnologia Como guiar um processo de inovação tecnológica em sua empresa
Gestão Agilidade empresarial: o que é BPM (Business Process Management)?