O que são Beacons: entenda a força do Bluetooth ainda hoje

Entenda o que são Beacons e como eles podem ajudar seu negócio

Os Beacons foram apresentados ao mundo em 2013, pela Apple. Essa tecnologia recebeu o nome de iBeacon Technology. O iBeacon não precisa de wi-fi ou GPS, pois utiliza o bluetooth de baixa energia.

Mesmo em aprimoramento, a tecnologia mostrou que tinha potencial e a própria Apple instalou Beacons em todas as suas lojas nos EUA. Outra grande empresa que viu potencial na ferramenta foi o McDonald’s que incorporou a tecnologia para oferecer promoções aos clientes, nas lanchonetes americanas.

Diante da capacidade dessa ferramenta tecnológica você vai descobrir, no post de hoje, o que são Beacons, os benefícios que eles podem trazer para sua empresa e como ele é utilizado pelos empreendimentos. Continue lendo para descobrir mais sobre essa tecnologia!

O que são Beacons?

Traduzindo do inglês para o português, Beacons pode ser entendido como um farol. Uma definição que identifica bem o potencial dessa ferramenta. Os Beacons são dispositivos de proximidade, ou seja, utilizando o Bluetooth Low Energy (BLE) eles conseguem localizar dispositivos, como smartphones, dentro de um determinado espaço.

Assim como um farol que localiza e orienta as embarcações, um dos pontos mais importantes e utilizados dessa tecnologia é a possibilidade de identificar o dispositivo no ambiente, o recurso de geolocalização. Isso é possível com a emissão de ondas inconstantes de rádio, por meio do BLE, que consome menos energia que um Bluetooth comum.

Na prática, o Beacon só consegue funcionar se o receptor tiver um aplicativo instalado para receber essas ondas de rádio e, ainda, estiver com o Bluetooth ligado.

Você está achando que os Beacons são uma tecnologia que ainda não faz parte do seu dia a dia? Na verdade, é bem provável que você já tenha utilizado esse recurso. Sabe quando você vai em algum estabelecimento e faz o check in em redes sociais? Então, certamente você utilizou essa tecnologia para fazer isso.

Quais são os benefícios de utilizar os Beacons?

Os benefícios são gigantes, pois os Beacons são uma ferramenta tecnológica que pode mudar a interação da empresa com o consumidor, melhorando a qualidade dessa comunicação. A utilização dessa tecnologia oferece uma experiência diferenciada, e muitas vezes personalizada, para o cliente.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pense em um cliente entrando no estabelecimento e recebendo imediatamente em seu smartphone, com o aplicativo da loja instalado, as promoções do momento ou até dicas de produtos específicos, de acordo com o perfil do consumidor.

Porém, existem ainda outros benefícios que a implementação dos Beacons pode trazer. Essa tecnologia também é capaz de coletar dados para serem analisados em relação ao comportamento do cliente dentro da loja, por exemplo.

É possível verificar em qual setor cada cliente demanda mais tempo, qual é o departamento mais visitado em uma determinada loja e ainda coletar outros dados. As informações sobre o comportamento do consumidor são importantes para qualquer formulação de estratégias dentro de uma empresa.

Outro benefício dessa ferramenta é oferecer a possibilidade do pagamento virtual. A criação de um ambiente online dentro de uma loja física pode tornar a experiência do consumidor mais fácil e agradável, aproximando cada vez mais o cliente da marca.

Agora pense em um cliente chegando em um restaurante e recebendo o cardápio pelo aplicativo instantaneamente. Ainda por meio do aplicativo no dispositivo eletrônico seria possível fazer o pedido e o pagamento da conta. Já imaginou?

Em quais setores o Beacon pode ser utilizado?

As possibilidades de utilização dessa tecnologia são infinitas e podem alavancar as vendas e a qualidade dos serviços oferecidos. Confira alguns dos setores que podem ter seus objetivos potencializados por meio dessa tecnologia.

Varejo

Como vimos, os Beacons podem ser utilizados para melhorar a comunicação da loja com o cliente. Essa relação pode acontecer com os anúncios de promoções, mas, também — por meio da localização do comprador na loja —, é possível enviar notificações com anúncio de produtos do setor onde ele está. Essas notificações também podem ser personalizadas para o cliente.

Parece muito futurista isso tudo, não é verdade? Porém, o Walmart, nos EUA, já utiliza essa tecnologia. Com Beacons espalhados por toda a loja é possível verificar em que departamento o cliente permaneceu mais tempo e, então, enviar notificações com promoções desse setor.

Educação

Liverpool John Moores University, que é uma universidade inglesa, adotou a tecnologia dos Beacons para facilitar vários aspectos da vida no campus. Uma das formas, foi nos estabelecimentos comerciais que ficam dentro da universidade.

Por meio do smartphone, o estudante recebe cupons de desconto das lanchonetes da área. Isso evita, para os empreendimentos, o desperdício de alimentos e produtos.

A tecnologia também é utilizada para enviar notificações de eventos que acontecerão de acordo com a localização do estudante e, ainda, para enviar notificações da universidade sobre locais onde está acontecendo alguma manutenção e apontando um caminho alternativo e mais seguro para o aluno.

Saúde

Um dos maiores hospitais de São Paulo, o Hospital 9 de julho, desenvolveu um aplicativo que utiliza a tecnologia Beacons. O aplicativo tem 2 versões, uma exclusiva para médicos e outra para pacientes e visitantes. Um dos objetivos é facilitar o deslocamento, indicando o que está nas proximidades do usuário do aplicativo dentro e no entorno do hospital.

O aplicativo oferece dicas de serviço na região, informando onde estão localizados estacionamentos, bancos, farmácias, hotéis, restaurantes e ainda outros estabelecimentos. Também fornece informações para pacientes e visitantes sobre consultas, agendamentos, lista de convênios e acesso ao SAC, para o esclarecimento de dúvidas.

Um aspecto interessante é a integração dessa tecnologia com o Waze. O aplicativo pode ser acessado assim que a pessoa sai de casa, em busca do melhor caminho para o hospital e, quando chega ao Hospital 9 de julho, os Beacons já indicam o melhor percurso para a área interna, como o café, o apartamento do paciente, a área de exames e assim por diante.

O potencial dessa tecnologia é imenso e ainda está começando a ser explorado pelos grandes empreendimentos, principalmente na área de vendas e marketing. Entender o que são beacons e utilizá-los para potencializar a sua comunicação com o cliente vai ser o diferencial para o sucesso da sua empresa.

Mas, os beacons não são as únicas ferramentas que estão revolucionando a forma de atuação das empresas, a internet das coisas (IoT), por exemplo, é uma das tecnologias que estão despontando para os empreendimentos devido às possibilidades que oferece.

Se você quer saber mais sobre a Internet das coisas (IoT), nós temos um artigo que fala sobre o assunto. Confira!

CEO na Introduce - Tecnologia para Crescer

Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br , que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.