Gerenciar equipes em agências é uma tarefa que vai muito além de dividir as funções e delegar demandas aos funcionários. Pelo contrário, a gestão de colaboradores exerce um papel de fundamental para a criação de uma ideia de responsabilidade e união corporativa.

Nesse sentido, não cabe somente ao setor de recursos humanos, envolve um trabalho em conjunto com os líderes e gestores de cada uma das equipes. Trata-se de uma estratégia que vai estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais entre os indivíduos e, que irá trazer mais motivação e potencializar a implementação de novas técnicas organizacionais.

Entretanto, essa atividade estratégica ainda enfrenta muitos desafios. Pensando nisso, escrevi este post para apresentar algumas dicas e habilidades necessárias para gerenciar equipes em agências de forma efetiva. Acompanhe a leitura e saiba como melhorar os resultados do seu negócio!

A importância de gerenciar equipes em agências

O gerenciamento das equipes que trabalham em agências é uma estratégia que também pode ser implementada pelos gestores de outros ambientes corporativos, no qual podem necessitar de melhorias nos resultados. Nesse sentido, é importante ressaltar o valor de estimular o desenvolvimento dos colaboradores por meio do esforço combinado do coletivo.

Assim como, os efeitos decorrentes da implementação de um plano de gestão para as equipes traz diversos benefícios e apresenta uma perspectiva mais promissora, no que se refere aos resultados da empresa.

Contudo, é importante avaliar que cada equipe apresenta as suas particularidades — metas, objetivos, valores e finalidades. Ao passo que, cada segmento da agência requer um determinado perfil de colaborador — habilidade pessoal, formação acadêmica, experiência específica.

Desse modo, o sucesso no gerenciamento pode ser mensurado de forma diferente para cada um desses departamentos. Sendo assim, é importante avaliar as características individuais de cada equipe para coordenar as estratégias de gestão de maneira eficaz.

Práticas recomendadas 

Antes de colocar qualquer plano em prática, é interessante avaliar que cada agência deve ser analisada em detalhes. O que inclui desde o perfil de seus colaboradores até os objetivos da corporação.

Quer aprender mais sobre essa técnica e como aplicá-la? Para auxiliar nesta jornada, confira algumas estratégias básicas que vão definir as melhores ações que você pode realizar para gerenciar equipes em agências. Veja a seguir.

Concentre a equipe em um objetivo

Os objetivos individuais não devem ser negligenciados, no entanto os esforços devem se concentrar na conquista de um objetivo em comum. O trabalho de todos é realizado em prol da equipe, de uma maneira conjunta, logo, as medidas devem ser colocadas em prática sempre visando o sucesso e o bem-estar do coletivo.

Quando os colaboradores têm um senso de coletividade mais apurado, eles desempenham as suas funções com o objetivo maior de cumprir as metas e obedecer aos valores estabelecidos pela agência, buscando sempre o crescimento da corporação.

Promova o desenvolvimento da equipe

A capacitação das equipes deve ser encarada como uma das prioridades — e não como um desperdício de dinheiro, por exemplo. Trata-se de um investimento que vai apresentar bons resultados tanto a curto, quanto a médio e longo prazo.

Afinal, se os funcionários estiverem bem preparados para lidar com as tarefas cotidianas, irão apresentar mais ideias criativas, superar os desafios e solucionar problemas. Dessa forma, maiores serão as chances da empresa obter mais credibilidade perante o público e se destacar no mercado. 

Por isso, o recomendado é estudar como anda o desempenho da equipe. A partir dessa observação, o gestor deve fornecer cursos de capacitação adequados para melhorar a postura e a qualidade dos serviços que são prestados. 

O treinamento não precisa ser realizado apenas por profissionais de fora, pode e deve ser feito pelos próprios membros da equipe que forem mais experientes, ou até mesmo colaboradores que tenham algum conhecimento específico que possa compartilhar com o resto do time. 

Dessa forma, a estratégia também é uma maneira de demonstrar que se preocupa com os funcionários e valoriza a importância da equipe — mostrando o desejo de que eles se especializem ainda mais e continuem trabalhando para a agência. Com isso, a equipe ganha mais motivação e trabalha com mais entusiasmo.

Delegue as tarefas

A delegação de tarefas aos colaboradores é uma medida que transmite uma imagem positiva para a equipe. Dessa forma, passa a impressão de que o líder confia no bom trabalho que é desempenhado pelos funcionários. 

Por outro lado, é importante ter o cuidado de não delegar funções demais e pouco segmentadas, para que eles não fiquem sobrecarregados. Logo, isso pode causar o efeito inverso, ou seja, deixá-los cansados e pouco satisfeitos com o trabalho.

Portanto, a gestão de equipes também envolve a transmissão de encargos para terceiros, que podem ser até mesmo mais capacitados para a resolução e conclusão do ofício. De todo modo, a delegação da tarefa prescinde de uma observação mais minuciosa e transparente sobre as habilidades pessoais e profissionais de cada indivíduo. Desse modo, faz com que a distribuição de afazeres seja a mais proveitosa possível.

Mantenha a equipe motivada

Certamente os colaboradores que estão satisfeitos com as funções que exercem têm mais gosto pelo trabalho e vão produzir mais. Nesse sentido, o líder ou gestor devem aplicar métodos de gestão de equipes a fim de estimular a motivação entre os funcionários.

Essa estratégia pode ser colocada em prática por meio da distribuição de prêmios para aqueles que baterem as metas do mês ou para os colaboradores que mais se destacarem, por exemplo. 

De todo modo, a equipe deve ser beneficiada com alguma política que estimule a motivação, alguns exemplos são:

  • promoção para ocupar cargos superiores;
  • concessão de folga em aniversário;
  • concessão de prêmios em dinheiro, como um bônus;
  • oferecimento de cursos de capacitação e especialização etc.

Contudo, fique atento, pois é fundamental assegurar que esses benefícios estejam alinhados às despesas e diretrizes de sua empresa.

Use um software de produtividade baseado em equipe

A tecnologia é considerada como uma excelente aliada para a gestão da equipe, através de práticas que melhoram o desempenho e aumentam a produtividade dos colaboradores por meio da mudança de mindset.

Diante desse cenário promissor, o investimento em software de gestão para as equipes acaba ganhando ainda mais destaque. Trata-se de uma ferramenta inovadora que tem a função de centralizar as tarefas e organizar a sua distribuição.

Como você pode perceber, gerenciar equipes em agências é uma estratégia que requer um planejamento prévio. Uma vez que devem ser analisados diversos aspectos, como o perfil dos colaboradores e o nível de capacitação que eles apresentam. Além disso, o investimento em um software de qualidade também é uma estratégia que vai contribuir diretamente para o sucesso da empresa!

Quer colocar a estratégia de gerenciar equipes em agências em prática? Que tal contar com uma ajudinha? Conheça algumas ferramentas para gestão de equipes que vão auxiliar nesse procedimento e aproveite!

Guilherme Abilhôa

.

marketingMarketing
Inovação Saúde Setor Público Tecnologia Transformação Digital Vencendo a pandemia do coronavírus graças à tecnologia
Gestão Marketing Mercado Startups Tecnologia Transformação Digital Semana da Transformação Digital 2020 está com inscrições abertas