Oferecer benefícios inovadores é uma das principais formas de valorizar seus colaboradores, considerando as necessidades e expectativas de cada um. 

Você, que é executivo do RH em sua empresa, deve estar atento quanto às tendências dessa política interna para desburocratizar os processos e oferecer o auxílio necessário aos seus funcionários. Muito além de oferecer vale-alimentação e vale-refeição, existem benefícios exclusivos que aumentam a satisfação corporativa e fazem a diferença na produtividade de seu negócio.

Agir dessa maneira atrai os melhores talentos para sua empresa. No entanto, fique atento, pois é essencial assegurar que essas vantagens estejam devidamente alinhadas às despesas corporativas. Você deve investir em inovação tecnológica para conseguir reduzir os custos desse procedimento e responder devidamente às aspirações dos seus talentos.

Hoje, apresentaremos a você os melhores benefícios para engajar seus funcionários! Está esperando o que para conferir o conteúdo e atualizar o seu conhecimento?

Por que explicar os benefícios inovadores aos funcionários?

Um passo fundamental que a empresa deve fazer é: esclarecer devidamente os benefícios concedidos aos colaboradores. Dessa forma, as estratégias têm como efeito uma maneira de deixá-los mais engajados com o trabalho

Esse comprometimento melhora consideravelmente o desempenho individual — e você pode ter a certeza de estar fazendo um ótimo investimento ao oferecer auxílios satisfatórios a eles. 

Afinal, esse processo resulta em uma compensação recíproca, pois os colaboradores se sentem reconhecidos pelo bom trabalho realizado quando recebem recompensas, melhorando seu desempenho em busca dos benefícios inovadores prometidos.

Flexibilização dos benefícios

Os benefícios flexíveis são um grande exemplo de ações com essa compensação recíproca que citamos acima, pois oferece uma liberdade aos colaboradores. Além de aumentar o engajamento dos funcionários e a performance das empresas, traz outras vantagens que devem ser bem aproveitadas pelas organizações.

Mas, o que é a flexibilização dos benefícios?

Nada mais é do que flexibilizar as opções de benefícios que as empresas podem oferecer aos funcionários. Diferente do modelo tradicional, a flexibilidade disponibiliza um sistema que dá ao colaborador uma autonomia de escolha dos benefícios que ele quer ter. 

Ao utilizar o plataforma da Vee Benefícios, por exemplo, você pode configurar os padrões de vantagens que irão ser ofertados e deixar os colaboradores escolherem como usufruir os benefícios corporativos recebidos pelas empresas. Claro que, tudo conforme a legislação e acordos coletivos alinhados à corporação. 

Employer Branding na sua empresa

Como você deve saber, a grande sacada do Employer Branding está no conjunto de práticas a fim de promover a organização junto aos profissionais. Voltada sempre para trabalhar a imagem de marca empregadora de uma empresa, o Employer Branding pode significar ainda mais resultados.

Ao ter e divulgar benefícios inovadores e flexíveis da sua organização, pode-se aproveitar de algumas ações para atrair novos funcionários e ter uma boa retenção de talentos. 

Além disso, constrói equipes mais produtivas e aumenta o nível de satisfação dos colaboradores. Dessa forma, aumentando o engajamento interno e externo auxilia para a construção de uma boa reputação ao mercado de trabalho.  

O que muda na retenção de talentos?

Para a captação e retenção de talentos, utilizar o Employer Branding junto aos benefícios inovadores é um processo no qual a empresa gera melhores oportunidades e estrutura de carreira para os profissionais.

A estratégia auxilia em mais vantagens aos colaboradores, e acompanhado da retenção de talentos, resulta em economia de tempo e dinheiro em novas contratações e investimentos.

Ao construir uma marca empregadora, melhora a proposta de valor da organização e, consequentemente, atrai talentos que serão mantidos por mais tempo no seu time

Mas, quais são os maiores benefícios inovadores?

Agora você sabe que oferecer benefícios inovadores aos colaboradores é essencial para deixá-los satisfeitos e aumentar a produtividade do seu negócio. 

Existem muitas possibilidades de benefícios que podem ser apresentados, no qual as organizações podem escolher quais fazem sentido para sua estratégia. Abaixo, preparamos um guia com alguns dos grandes auxílios que mais engajam funcionários e que podem te ajudar nessa escolha. Confira!

Benefícios para a saúde

Proporcionar planos de assistência médica e seguro de vida aos funcionários têm um impacto positivo no desempenho geral. Esse é um dos principais pontos que os trabalhadores consideram como relevantes na hora de decidir procurar um emprego mais satisfatório. Grande parte deles enxergam benefícios relacionados à saúde como os mais valiosos que uma empresa pode oferecer.

Afinal, essa questão afeta diretamente a qualidade do trabalho. Se os funcionários estiverem com a saúde física ou mental abalada, eles não conseguirão se dedicar com afinco à atividade profissional, assim como trabalhadores com a saúde em dia podem oferecer seu melhor à empresa. 

Por isso, é importante que a companhia ofereça benefícios de saúde adequados para que suas equipes tenham acesso fácil e rápido a tratamentos médicos.

Um ponto importante que deve ser avaliado pela empresa é a acessibilidade de hospitais e clínicas, privilegiando benefícios que sejam mais abrangentes possíveis nesse sentido.

Bônus de desempenho

Oferecer bônus de desempenho é uma ótima maneira de fazer com que seus funcionários se envolvam ainda mais no trabalho. Esta solução também pode ser uma ótima aliada quando remuneração insatisfatória é um dos problemas apontados pela sua equipe ou alguns de seus funcionários.

Qualquer trabalhador certamente se esforçará para bater as metas estipuladas a fim de receber um bônus relacionado ao bom desempenho.

Contudo, tenha em mente que esse benefício só deve ser concedido a funcionários que se mostrarem realmente merecedores. Especialmente se o seu negócio obtiver retorno em função do esforço adicional da equipe, mantendo-a devidamente motivada.

Trata-se de uma recompensa praticamente imediata, e é do maior interesse dos colaboradores melhorar sua produtividade para receber uma remuneração mais interessante no próximo salário. Isso significa investir na qualidade do serviço da sua empresa e proporcionar gratificação aos seus colaboradores.

Horários e acordos flexíveis 

Para que os funcionários consigam equilibrar as atividades profissionais com suas necessidades individuais, os horários flexíveis podem ser uma boa saída. Estamos falando de medidas como, por exemplo, oferecer a oportunidade de trabalho remoto, caso seu negócio tenha essa possibilidade.

Outra maneira de aumentar a satisfação geral em relação ao trabalho, ao mesmo tempo em que se mantém o fluxo de tarefas devidamente organizado, é definir as metas de cada um de acordo com os prazos do projeto

Assim, você garante que seus colaboradores de adaptem às demandas para executá-las quando estiverem mais disponíveis.

Programas de bem-estar e recreação

Investir em programas de bem-estar e recreação é mais um benefício inovador capaz de melhorar a cultura empresarial do seu negócio, aumentando consideravelmente o desempenho geral dos colaboradores.

Algumas empresas contam com centros de bem-estar em seus escritórios, onde os funcionários têm acesso a coisas como:

  • massagens;
  • prática de exercícios físicos;
  • atividades de entretenimento;
  • espaços para descansarem, etc.

Ainda, entram aqui ideias como disponibilizar lanchonetes que vendam refeições preparadas com ingredientes saudáveis, evitando que os colaboradores almocem fora, possivelmente se alimentando mal e com transtornos de locomoção.

Convidar palestrantes para abordar tópicos como satisfação pessoal também é uma ótima oportunidade de conscientizar os trabalhadores sobre os benefícios de se manter corpo e mente sãos, incentivando-os a adotar uma rotina cada vez mais saudável.

Auxílio à saúde mental

Funcionários sofrendo com problemas como depressão e ansiedade não são capazes de oferecer seu melhor para a empresa. Afinal, estão com a saúde mental prejudicada, e precisam de benefícios inovadores também nesse sentido.

Existem diversos programas de assistência ao trabalhador que disponibilizam serviços oferecendo aconselhamentos com psicólogos para momentos de crise ou de grandes mudanças, como, por exemplo, o falecimento de um parente..

Para isso, a Vee Benefícios oferece uma ótima solução para a sua empresa!

Nosso plano de benefícios Total Pass oferece um passe com 70% de desconto na mensalidade de academias com equipamentos modernos, permitindo a prática de exercícios, que comprovadamente reduzem o estresse. 

Além disso, a plataforma Zenklub disponibiliza excelentes programas de saúde mental para empresas, conectando seus colaboradores a terapeutas e coaches especializados em diversas áreas.

Agora que você sabe que não basta oferecer apenas um vale-refeição como benefício corporativo. Quando parar para avaliar os incentivos de verdade que serão disponibilizados aos seus funcionários, lembre-se de considerar as necessidades e expectativas de cada um. 

Quer conhecer mais sobre as ferramentas para gerenciar os benefícios inovadores oferecidos pela sua empresa? Entre em contato com Vee Benefícios agora mesmo. Temos a solução ideal para o seu caso! Comece agora mesmo a engajar suas equipes nos preparativos de melhorar o desempenho de seu negócio.

Raphael Machioni

Graduado em administração (FGV-EAESP). Cursou Business Adminstration (UC Berkeley, Califórnia). Trabalhou com trading (Itaú BBA), M&A (Olímpia Partners) e Investment Banking (A10 Investimentos). Criou a PICKnGO e a Max Benefícios, que se fundiu com a Vee Benefícios. Fintech onde hoje ocupa o cargo de CEO.

recursos-humanosRecursos Humanos
Martech A evolução do Marketing Digital: como começar com MarTech
Aplicativo Linkle chega ao Brasil para conectar empresas a potenciais colaboradores que estejam nas redondezas