Os impactos da pandemia chegaram rapidamente a todos os setores da sociedade e da economia. No universo corporativo, em especial, as rotinas sofreram modificações bruscas, e gestores passaram a encontrar, no ambiente virtual, excelentes oportunidades de crescimento.

Engajar em eventos online, por exemplo, é uma ótima prática pensando na geração de valor para a marca e no estímulo à coleta de novos leads. Ainda, se a companhia tem budget suficiente para promover eventos ou investir em iniciativas de outras organizações como patrocinadores, é fundamental que saiba maneiras de atrair o público.

Está encarando desafios parecidos na sua rotina de trabalho? 

Então, continue conosco! Ao longo do post, apresentamos cinco formas por meio das quais a Transformação Digital ajuda a aumentar o poder de atratividade e engajamento em eventos online. 

5 dicas de como engajar em eventos online

1. Design

Dada a quantidade enorme de ofertas de conteúdos no ambiente digital, pode-se afirmar que a internet é um terreno extremamente competitivo. Afinal de contas, os usuários têm à disposição uma série de alternativas, e não investem tempo em qualquer uma.

Isso significa, portanto, que existe uma disputa pela atenção do público. Para engajar em eventos online, é essencial investir em boas práticas de design. 

O motivo? Sair na frente da concorrência no quesito atratividade visual, criando materiais gráficos com capacidade de render acessos, exposição dos patrocinadores, leads e conversões.

Eventos no ambiente virtual, além de atrativos, devem ter a cara da empresa. Em outras palavras, precisam transmitir os valores da marca, sempre de maneira inovadora buscando uma aproximação genuína com a audiência. Essa identidade atrai leads que compartilham os mesmos valores, gerando bons frutos a longo prazo.

2. Ferramentas de engajamento

Qualquer evento, seja ele digital ou presencial, deve ser organizado de acordo com as características majoritárias do público ao qual é voltado. Logo, o engajamento, também varia. Por isso, considere elementos como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Poder financeiro;
  • Índice de escolaridade;
  • Segmento de mercado e outros.

Um planejamento minucioso pode ser jogado por água abaixo caso a linguagem não se adeque à audiência. Sobretudo no ambiente online, a comunicação desempenha papel crucial para a criação de relações de confiança e interesse entre pessoas e marcas. Isso exige, então, estudos aprofundados a respeito de gostos e demandas dos participantes.

Desse modo, todos os processos de organização ficam facilitados, elevando a probabilidade de alcançar o público precisamente. É uma excelente estratégia para gerar interações em cada uma das etapas, medindo o comportamento de resposta da audiência. 

Afinal, um evento sobre tecnologia em games em nada tem a ver com um evento a respeito de liderança corporativa, certo?

3. Estratégia de conteúdo

Para engajar em eventos online ou presenciais, um dos principais meios é a transmissão de conteúdos e experiências. É importante, nesse sentido, planejar com riqueza de detalhes a criação de materiais relevantes, de fato capazes de conquistar o público — a Transformação Digital oferece essa vantagem.

A estratégia de geração de conteúdo pode envolver, por exemplo, formatos em alta atualmente, como é o caso do quizz. Esse tipo de material, coloca as pessoas dentro do debate e aumenta o poder de integração do evento. Assim, fortalece a ideia de união e troca de experiências enriquecedoras e impactantes.

O engajamento passa diretamente pela capacidade de manter o público interessado no que os palestrantes abordam. É necessário, inclusive, que os responsáveis por guiar o evento estejam cientes de todas as demandas, estimulando o fortalecimento de laços com a audiência e valorizando a opinião dela.

Trata-se de um cenário que deve combater, constantemente, as distrações. Se forem longas demais, as apresentações correm o risco de ficarem em segundo plano na atenção dos indivíduos. A quantidade de recursos visuais também é essencial, fugindo do excesso de textos, por exemplo. 

Ainda vale enfatizar o papel relevante dos palestrantes: quanto maior sua rede de contatos, mais alta é a tendência de conseguir colocar nomes de destaque no cenário do segmento como atrações do evento online. Isso dá credibilidade e robustez.

4. Tecnologia e estúdios

Em pleno 2021, já existem recursos até pouco tempo inimagináveis para a otimização de eventos online. A partir de um processo bastante acelerado por conta da pandemia, a qualidade das transmissões atingiu níveis altos, o que aumenta a exigência para todas as marcas que pretendem investir nessa alternativa.

Um espaço devidamente estruturado e completo possibilita entregas de conteúdos com a mais alta qualidade disponível, evitando ao máximo a chance de falhas operacionais. Isso sem falar na experiência do público, que tende a valorizar transmissões limpas, livres de travamentos e com imagem bem definida.

A Transformação Digital, por exemplo, tem estúdios de transmissão live e 3D que figuram entre os mais modernos e avançados da América Latina. Inclusive, são os mesmos recursos utilizados em produções como Super Bowl, American Idol e Solo: A Star Wars Story.

5. Plataforma customizada de transmissão

O fato de ser 100% digital não elimina etapas do processo de planejamento e produção de um evento. Afinal de contas, a dedicação é alta com relação à montagem de uma estrutura completa, envolvendo a busca pelos equipamentos eletrônicos ideais, pelos palestrantes convidados e por todas as ferramentas de engajamento perante a audiência.

Uma plataforma customizada de qualidade para a transmissão assegura eficácia em cada um dos estágios do processo, reduzindo estresses e problemas. Ela deve ser, além de segura, intuitiva e capaz de propiciar a imersão das pessoas, construindo um evento bem-sucedido.

A Plataforma da TD, nesse cenário, fornece um ambiente online completo para transmitir eventos. Há recursos de:

  • Networking;
  • Chats públicos e privados;
  • Gerenciamento de palestrantes;
  • Reports;
  • Gestão de participantes;
  • Interação;
  • Espaço para a exibição de patrocinadores;
  • Customizações;
  • Módulo criador e muito mais.

Engajar em eventos online, conforme observamos, depende de boas práticas nos processos de organização e execução. Para tanto, ter um parceiro como a Transformação Digital na hora de elaborar seus projetos pode fazer enorme diferença. 

Nossos recursos são modernos e flexíveis, sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para as marcas e as melhores experiências para o público.

Se gostou do post e quer conhecer mais sobre nossos serviços, aproveite a visita e acesse o site da TD!

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Tudo que você precisa saber para fazer um evento online com a TD
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Educação Eu na Facul: Evento online vai mostrar batalha de carreiras para futuros universitários
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]