Marketing de conteúdo: funciona para todos os negócios?

Entenda se o marketing de conteúdo seria eficiente na estratégia de sua empresa

Se você é dono de um negócio, independente do ramo em que ele se encaixa, existe uma boa chance de já ter escutado que ”você precisar fazer marketing de conteúdo!”.

Caso você ainda não conheça, marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing em que você produz conteúdos especiais para seu público-alvo. Podemos entender por conteúdo, um blog empresarial, vídeos, email marketing, redes sociais e conteúdo ricos (ebooks, webinars, infográficos…).

Todo esse material é produzido com apenas um objetivo claro: atrair clientes para você de forma orgânica, sem precisar de ligações constantes da sua equipe de vendas ou lotar a caixa de emails da pessoa com mensagens falando apenas do seu produto.

Mesmo o marketing de conteúdo sendo utilizado por 71% das empresas, nem sempre ele é eficiente para o seu negócio, principalmente se estivermos falando do varejo físico. Entenda a seguir se vale a pena para a sua empresa investir nesse tipo de estratégia de marketing.

Você precisa investir em iniciativas que gerem resultados

Quando você escolhe investir no marketing de conteúdo, você precisa estar ciente que não está investindo apenas dinheiro nessa estratégia, mas também precisará investir bastante tempo e envolver diversos profissionais especializados. Não é por que essa estratégia atende muito bem uma parcela do mercado, que vai atender o seu segmento.

O marketing de conteúdo exige muito planejamento, conhecimento, profundidade e acima de tudo paciência para ver os resultados a longo prazo. No varejo físico sabemos que nem sempre temos todos esses recursos, principalmente tempo! Se você precisa de resultados imediatos, é provável que o marketing de conteúdo não seja a melhor escolha.

Se você é dono de um restaurante por exemplo, você preferiria investir seu dinheiro em um novo layout para sua fachada ou  para contratar um analista de conteúdo? Ou você mesmo passaria horas do seu dia escrevendo conteúdos relevantes para o seu site/blog? Você tem tempo para planejar e colocar o planejamento em prática?

Infelizmente é muito comum ver negócios do varejo físico, como restaurantes, pet shops, lojas de roupas, investindo nesse tipo de estratégia e não conseguindo resultados relevantes. O mundo do varejo físico é muito agitado e imediatista,  não faz sentido para a sua empresa investir em algo que não foi feito para atender o seu nicho de negócios.

O seu público precisa desse tipo de conteúdo?

Esse é o ponto principal que você deve prestar atenção. O marketing de conteúdo é baseado no que o seu possível cliente (chamado também de lead) gosta e em que lugar ele busca por informações. A estratégia de marketing de conteúdo foi elaborada especialmente para o mundo online. Ou seja, o público é obrigada a estar conectado para ser atingido por essa estratégia.

Quando seu público/cliente está online, que tipo de informação ele está buscando? Hoje é raro ver uma pessoa que não tenha um email ou Facebook. E mesmo elas utilizando redes sociais, isso não quer dizer que é por ali que elas buscam informações, produtos, serviços ou que tem o hábito de acompanhar blogs e ver vídeos.

Voltando ao exemplo do restaurante, será que faz sentindo o seu restaurante manter um blog empresarial para atrair clientes?  Esse tipo de público está online buscando o restaurante melhor rankeado no google ou com melhor avaliações e reviews dos outros consumidores? Você acha que seu cliente vai ser mais atraído pelo melhor post sobre hambúrgueres ou pela melhor foto do prato?

Marketing de conteúdo não é uma propaganda do seu produto! É uma forma de educar determinado perfil de consumidor para determinados nichos do mercado. Pense como um consumidor, você não precisa ser educado para ir comer um hambúrguer, certo?  

Se o seu negócio não oferecerá conteúdos realmente relevantes para o consumidor, talvez o marketing de conteúdo não seja a melhor estratégia para você. Talvez o mais interessante seria você investir em marketing local e de resultados.

Mas então se eu não optar pelo marketing de conteúdo eu não preciso estar online?

Precisa sim! Ter uma presença na internet e trabalhar com uma estratégia de marketing de conteúdo são coisas diferentes. Você pode e deve ter um site, uma página nas redes sociais, ter dados dos seus clientes e enviar um email ou outro para a sua base. Mas para estar online você não precisa necessariamente ter uma consistência de posts e fazer materiais que falam de assuntos diferentes do seu produto.

Você deve estar online para as pessoas te acharem. Os brasileiros passam em média mais de 5 horas por dia conectados à internet. Para você existir no mundo moderno, você precisa estar online. Mas com as estratégias corretas, não necessariamente com conteúdo.

Enviar ofertas por email e sms e divulgar elas pelo seu Facebook são iniciativas muito legais para negócios do varejo físico. Fazer propaganda e promoções é o oposto do marketing de conteúdo e pode funcionar muito melhor e de forma mais eficiente para a sua empresa.

Afinal, como saber se não devo investir no marketing de conteúdo?

Resumindo, você precisa responder 3 perguntas:

  • O meu público-alvo consome o tipo de conteúdo que eu vou produzir (post de blogs, materiais especiais, webinar, ebooks, artigos…)?
  • Eu tenho tempo e mão de obra (no caso, dinheiro) para elaborar um conteúdo educativo de qualidade?
  • É de uma estratégia de médio/longo prazo que meu negócio precisa?

Se você respondeu não para alguma dessas 3 perguntas, o seu negócio ainda não está preparado para aplicar a estratégia de marketing de conteúdo.

É preciso avaliar muito de perto qual o melhor projeto de marketing para o seu negócio. O marketing de conteúdo é muito interessante e pode sim ser muito eficaz e ajudar um negócio a crescer, mas sempre com estratégias a médio ou longo prazo, produzindo conteúdos certos para o público certo.

Antes mesmo de pensar em implementar essa estratégia é preciso pelo menos ter já iniciado alguma iniciativa de marketing digital. O investimento e o tempo necessário para ter um retorno significativo para o seu negócio não são compatíveis com um trabalho feito ”meia boca”. Invista no que funciona para a sua empresa e não perca tempo com o que está ”na moda” agora.

Continue aprendendo

 

Analista de Marketing na SUMONE

Formanda de Comunicação Social - Mídia Eletrônica, adora trabalhar com criatividade, ler, escrever e tudo que envolve marketing e cinema.